TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DO AEE

Por:   •  24/10/2019  •  Ensaio  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO CONSCIÊNCIA GO

Curso

EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DO AEE

Disciplina

Inclusão, Educação Especial e AEE: Novos paradigmas

Professora: Danusa Rodrigues Pereira

Alunas:

Itapira Puã / 2019

Itapira Puã, 03 de setembro de 2019

Plano de aula diversidade e inclusão

Tema: Se comunicando por meio de sinais

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Conteúdos: Língua Portuguesa; Letramento Científico; Ética; Inclusão; Diversidade; Identidade; Língua Brasileira de Sinais.

Objetivo geral: 

  • Promover a leitura entre o público estudantil, vinculando o aspecto lúdico da atividade ao conhecimento da realidade das pessoas portadoras de necessidades especiais, fazer uma reflexão sobre a situação das mesmas, de forma que os alunos aprendam a conviver com a diferença e se tornem cidadãos solidários.

Objetivos específicos:

  • Conscientizar os alunos, sobre o processo de Inclusão Educacional, estimulando o respeito a diversidade.

  • Apresentar a realidade das pessoas com necessidades especiais através da Literatura Infantil.
  • Trabalhar com sensibilização e vivências, experimentando o lugar do outro e suas necessidades específicas e refletindo sobre o preconceito e a aceitação pessoal e social dessas pessoas.
  • Reconhecer a função social da linguagem de sinais;
  • Aprender alguns sinais de Libras;
  • Reconhecer outras formas de representação e comunicação

O livro relata que, no jardim de Júlia, os passarinhos cantam, mas ela não pode ouvi-los. Ela também não escuta o ronronar do gato, o latido do cachorro, a buzina dos carros, o ruído dos aviões... Júlia é uma menina surda que recebe um novo vizinho, um menino chamado André.  No desenrolar da história, André e Júlia se tornam amigos inseparáveis. Eles conseguem se entender somente por meio olhar. Júlia se comunica em Libras - a Língua Brasileira de Sinais

Metodologia:

1° Momento:

        Será organizada a sala em semicírculo, as crianças estarão sentadas nas carteiras. Pergunte aos alunos: - Como será viver num mundo sem sons? É possível se comunicar sem ouvir?

Em seguida a professora lerá o livro “O Silêncio de Júlia” É necessário que os alunos vejam o livro, pois ele é todo permeado por belas e agradáveis ilustrações. Ao termino da leitura deixar que os alunos relatem as impressões que tiveram da historia, o que entenderam.

2° Momento:

Posteriormente, converse com as crianças sobre os cinco sentidos e diga-lhes que temos em nosso corpo órgãos responsáveis por essas sensações. Temos o nariz responsável pelo sentido do olfato, a língua que nos propicia o paladar, a pele responsável pelo tato, os ouvidos pela audição e os olhos pela visão.

Converse com eles explicando-lhes que algumas pessoas podem ser privadas de sensações por algum tipo de deficiência, como por exemplo, a auditiva. Pergunte a eles se conhecem alguém que tem algum tipo de deficiência. Como nosso foco é explorar a deficiência auditiva, enfatizaremos essa deficiência ao longo desta aula. Conscientizando e sensibilizando os alunos, sobre a importância de não discriminar os que são diferentes, respeitando o próximo, tendo empatia e altruísmo para com todos.

3° Momento:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (215.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com