TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO ESPECIAL E PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Por:   •  25/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.519 Palavras (11 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GEOGRAFIA  

LUCIANO FERNANDES PRADO

EDUCAÇÃO ESPECIAL E PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

[pic 3]

Betim

2015

[pic 4][pic 5]

LUCIANO FERNANDES PRADO

EDUCAÇÃO ESPECIAL E PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Trabalho apresentado ao Curso de Geografia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociedade Educação e Cultura; Educação Inclusiva; Língua Brasileira, de Sinais – Libras; Seminário da Prática I; Educação a Distância.

Professoras: Wilson Sanches, Mariana de Oliveira, Regina Celia Adamuz, Rosely Cardoso Montagnini, Sandra C. Malzinoti Vedoato, Mari Clair Moro Nascimento, Vilze Vidotte Costa. Tutora eletrônica: Adriana Cristina Balbino Fermiano

Tutora de sala: Juliane Maria Zinato Ferreira

             

                                                                   

Betim

2015

[pic 6]

SUMÁRIO

 1- INTRODUÇÃO4

2- OBJETIVOS5

2.1-Objetivo Geral 5

2.2 Objetvo Especifico5

3- METODOLOGIA DE  PESQUISA6

4- DESENVOLVIMENTO7

5-CONSIDERAÇOES FINAIS12

  REFERENCIAS13


[pic 7][pic 8]


 1- INTRODUÇÃO

Analisar a transcrição da educação especial configurado a um sistema de ensino paralelo e segregado, com o objetivo de atender crianças com deficiências a partir de distúrbios graves de aprendizagem, comportamento, e altas habilidades com um atendimento especializado com interpretes de libras e sinais e outros profissionais da área. Nas últimas décadas profissionais da área tem buscado novas alternativas menos segregativas com o intuito de acolher estes alunos nas redes de ensino.

Por isso é possível afirmar que a educação inclusiva é um processo que em vem sendo implementado e adaptado desde a década de 60 como a Declaração de Salamanca e na década de 90 no Brasil por meio do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Especial através da Política Nacional de Educação Especial na inclusão da Educação Inclusiva, por meio de políticas públicas educacionais que busque promover uma educação de qualidade e para todos.

                 

2- OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Destacar o processo de inclusão do aluno com deficiência na inclusão ao ensino regular e as condições a partir de estrutura física, e na capacitação do docente fundamental para colocar em praticas os recursos de modo que favoreçam o aprendizado.

2.2 Objetivo Especifico

Analisar o processo de transcrição da educação inclusiva no modelo segregado na educação especial na perspectiva de educação inclusiva por meio de politicas públicas educacionais.

3- FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

O presente trabalho se baseou em artigos e teses que sustentariam por meio de citações e trechos que tornando uma pesquisa mais aprofundada que busque não só passar informações, mas também no sentido de passar credibilidade e confiança ao trabalho que irá ser apresentado e com objetivo de traçar um nível de conhecimento melhor a partir de uma pesquisa exploratória como estudo de caso que falam do assunto da inclusão assegurando a educação de qualidade e para todos.

Trata-se de um trabalho individual interdisciplinar que visa ressaltar não só aquilo que foi visto dentro de sala de aula, mas por meio disciplinas que buscaram preparar, o docente, e melhorar o aprendizado por meio dos alunos com deficiência por meio de recursos.

4- DESENVOLVIMENTO

O processo de aprendizagem escolar vem passando por mudanças nos caminhos da Educação Especial do país com isso era considerada para dar suporte ao ensino regular que consistia em um sistema paralelo que não atendia as possiblidades de desenvolvimento intelectual dos alunos em benefício do processo ensino aprendizagem. Nesta constante busca de afirmação entre teoria e prática, a Educação Especial, buscou-se garantir o pleno acesso à escola aos portadores de necessidades, assegurando a deficiência e sendo entendida como doença de forma clínica, e fatores se deram como o terapêutico a partir de exames médicos e psicológico a partir de baixos investimentos na atividade acadêmica que consistia de poucos recursos. No seguinte momento nos anos 70, a educação foi instituída pelos avanços da Psicologia de Aprendizagem que consiste num modelo que objetiva o aspecto comportamental na maneira de o ser humano ver o deficiente mudando o panorama de modelo médico para modelo educacional.

A construção de inclusão do indivíduo no processo educacional deixou de ser encarada como deficiência do indivíduo em si, mas em seu meio, por não proporcionar condições necessárias ao seu desenvolvimento na aprendizagem. A metodologia visa a partir de um conjunto de métodos, técnicas e estratégias que busque um conjunto de ações através de recursos educacionais colocados à disposição dos alunos com deficiência, proporcionando-lhes diferentes alternativas de atendimento, de acordo com as necessidades de cada um, pela consequente segregação do ensino regular.     Em busca de estudos e métodos mais eficazes na metodologia de ensino aos deficientes buscou-se um modelo que ganhou força na história da educação especial no país nos anos 80 que este, aliado a uma evolução histórica mundial centrada a seguintes fatos e desigualdades que ocorreram durante anos, com mudanças na sociedade, na política e na ciência que institui filosofia de Normatização e Integração nas ações de inclusão do indivíduo. As práticas de segregação passaram a ser questionadas e levantadas por estudiosos da área que buscou-se em criar soluções a partir de práticas pedagógicas na inserção deste aluno em escola e classes especiais na inclusão deste aluno na escola em classes regulares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (152.4 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com