TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL

Por:   •  19/11/2017  •  Monografia  •  1.933 Palavras (8 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação à Distância

Curso de Pedagogia

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO

EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

                                                                 

            Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação das Tutoras: A Distância Priscila Lourenço e  Presencial Cecilia Lopes Godinho

CIDADE/ SP

2015

                       

 INTRODUÇÃO

Apresentamos neste trabalho a educação não-formal como modalidade de educação, norteadora da sociedade e importante aliada da educação formal, ambas de importâncias significativas na vida dos cidadãos.

Destacamos a educação não-formal como educação de compartilhamento de conhecimento voltada para o coletivo, servindo de auxilio na solução de problemas sociais, com a participação da sociedade civil.

Apresentamos o associativismo como meio de desenvolvimento da sociedade, pois estes trabalham pela defesa e fortalecimento da igualdade social, desempenhando projetos que buscam o bem comum.

A educação profissional como meio de qualificação formal, muitas vezes influenciada pela educação não-formal.

        

                          EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL

Toda atividade educacional organizada, executada fora do sistema formal, ou seja, fora da formalidade escolar, define-se como educação não-formal geralmente desenvolvida por indivíduos que pretendem passar sua mensagem a um determinado grupo da sociedade.

A educação não-formal acontece em diversos pontos de uma cidade, estado, país e em todo o mundo, são pessoas trabalhando para levar ao próximo, informação e conscientização acerca de diversos temas em muitos espaços. A educação formal está diretamente voltada aos espaços escolares e é toda planejada com parâmetros que devem ser trabalhados com prazos determinados. Os espaços da educação não-formal geralmente são espaços usados pelas comunidades como centros de referência para determinadas obras que ocorrem em toda sociedade, sindicatos, associações, igrejas, empresas, salões e até mesmo nas escolas.

Na educação não-formal a metodologia é baseada nas dificuldades ou problematização dos indivíduos, além de se considerar a cultura do grupo, os temas são trabalhados de acordo com as necessidades, obstáculos ou ações que se pretendem realizar, seja qual  for a ação a ser desenvolvida, ela deverá estar sempre acompanhada dos objetivos que se quer alcançar, isso exige uma pesquisa de planejamento, através destas informações o educador irá criar um método que se identifique com aquelas pessoas e região. O trabalho deve ser feito de forma que envolva os grupos e que estes identifiquem os problemas e sintam interesse por solucioná-los, é um trabalho de humanização, onde cada cidadão tem suas próprias idéias, mas reconheçam o que é melhor para o grupo.

Esta modalidade de educação é voltada para a cidadania, onde se busca;

 Educação para Justiça social;

Educação para direitos ( sociais, políticos, humanos, culturais, etc.);

Educação para igualdade, liberdade e democracia;

Educação contra discriminação;

Educação pelo exercício e manifestação de diversas culturas.

 A educação não formal é desenvolvida em espaços extra-escolares; não deve substituir a educação formal, mas sim, ser um complemento para esta, que é obrigatória. O profissional responsável chamado educador social, tem de trabalhar junto à sociedade, identificando seu contexto com o objetivo de melhorar e transformar a realidade da população. É preciso ter a capacidade de analisar a realidade social da comunidade e criar meios que, na prática, proporcionem uma modificação social positiva. As questões culturais e sociopolíticas são importantes para que o educador social possa desenvolver seu trabalho, este deve se voltar para os problemas que afligem a sociedade em questão. Este deve estar preparado para motivar a mudança no ser humano, transformando a visão deste por uma conquista de cidadania voltada para o social, ou seja, para todos e não somente para o cidadão como ser único, individual.

Os indivíduos envolvidos na educação não- formal estão por toda parte, até mesmo nos nossos lares, estamos participando dessa modalidade, através da mídia que ultimamente tem sido muito usada para divulgar e conscientizar a todos com diversos projetos relacionados ao meio ambiente, a falta de água, por exemplo, é um tema que deve ser trabalhado no mundo todo, é interesse de toda a humanidade.

Algumas Características da Educação Não-Formal

Socialização e respeito mútuo;

Adaptação a diferentes culturas;

Construção da identidade coletiva;

Definição de regras éticas aceitáveis socialmente.

ASSOCIATIVISMO E SUA RELAÇÃO COM OS PROJETOS SOCIAIS

Associativismo é um movimento da sociedade, que nasce da necessidade de se congregarem em associações que defendam e trabalhem por seus interesses.

 O associativismo surgiu quando o homem percebeu a necessidade de viver em grupo, e a força que o grupo alcançaria diante de situações de conquistas, na era industrial começou a luta por melhores condições de trabalho, e hoje ocorre em todo o país movimentos que defendem desde os direitos trabalhistas até a impugnação de mandato da Presidenta. São movimentos que atuam em diversas áreas da sociedade buscando melhorias na qualidade de vida e defendendo os menos favorecidos de conhecimento.

Os projetos sociais desenvolvidos com associações, sempre levam vantagens, por se tratar de muitos, trabalhando por um bem comum, a sociedade teve um desenvolvimento significativo nos últimos anos, muitas associações trabalharam com o objetivo de criar renda a muitas famílias brasileiras, foram criados projetos de empregabilidade aos deficientes físicos que associados a grandes empresas deram resultados, e o apoio governamental veio de encontro a esta necessidade, que se tornou lei para as empresas, hoje cinco por cento das vagas é destinada a deficientes físicos. Graças ao associativismo em muitas cidades do país foram criadas cooperativas de reciclagem, gerando renda a muitas famílias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (300 Kb)   docx (250.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com