TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS PARA UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Por:   •  10/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.899 Palavras (16 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO UNIVERSITARIO FAVENI

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS PARA UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM.

        PÓS GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA.

TANIA REGINA SOUZA MOROSINI.

                Tania reginaviana@hotmail.com        

RESUMO

Este trabalho teve por objetivo analisar os aspectos que envolvem a educação inclusiva escolar: desafios para um processo em desenvolvimento de inclusão na sociedade por meio do ensino fundamental. Para tanto foi realizada uma extensa pesquisa bibliográfica, onde se buscou compreender a visão de diversos autores quanto ao termo aqui trabalhado. Com a pesquisa, buscou-se refletir sobre o convívio e a integração do aluno na sociedade e na escola, bem como revelar a deficiência e dificuldade da educação atual da rede pública em conciliar esse alunado com alunos regulares numa mesma sala. Ao procurar explicitar a forma de inclusão no conjunto dos condicionantes históricos atual, percebeu-se que esta prática de inclusão se depara com diferenças que propõe o conflito, quando a igualdade não propicia a garantia das relações justas nas escolas. Assim, faz-se mister, pensar sobre o significado de alguns termos como, integração, direito público, ensino regular, ensino especial,etc.,enfatizando sempre a necessidade da luta conjunta dos diversos grupos de excluídos em torno dos direitos fundamentais à condição de vida humana digna. A partir da definição social de deficiência e do conceito de integração, desejamos que o processo de inclusão nas escolas tenha a família como principal apoio. Sendo assim, se faz ressaltar a importância da família, da escola e de toda sociedade no sentido de somarem forças para contribuir nesse difícil processo de inclusão. A igualdade não é um objetivo a atingir, mas um ponto de partida, uma suposição a ser mantida em qualquer circunstancia. Aos contrassensos pelos quais a educação inclusiva é tão combatida, vamos responder com o sentido pleno que damos á escola que queremos para todos os brasileiros, uma escola que reconhece e valoriza as diferenças.

PALAVRAS-CHAVES: Escola. Família. Sociedade. Inclusão. Igualdade.

ABSTRACT

This work aimed to analyze the aspects that involve inclusive school education: challenges for a process in development of inclusion in society through primary education. For this purpose, an extensive bibliographic research was carried out, in which we sought to understand the views of several authors regarding the term used here. With the research, we sought to reflect on the student's interaction and integration in society and at school, as well as to reveal the deficiency and difficulty of the current public education system in reconciling this student with regular students in the same room. When trying to explain the form of inclusion in the current set of historical conditions, it was noticed that this practice of inclusion faces differences that the conflict proposes, when equality does not provide the guarantee of fair relations in schools. Thus, it is necessary to think about the meaning of some terms such as integration, public law, regular education, special education, etc., always emphasizing the need for the joint struggle of the various groups of excluded people around fundamental rights to the condition of dignified human life. Based on the social definition of disability and the concept of integration, we want the inclusion process in schools to have the family as the main support. Thus, the importance of the family, the school and the whole society is emphasized in the sense of joining forces to contribute to this difficult process of inclusion. Equality is not an objective to be achieved, but a starting point, an assumption to be maintained in any circumstances. To the contradictions for which inclusive education is so opposed, we will respond with the full meaning that we give to the school we want for all Brazilians, a school that recognizes and values ​​differences.

KEYWORDS: School. Family. Society. Inclusion. Equality.

  1. INTRODUÇÃO

A Educação Inclusiva é o grande desafio na Educação do século XXI, pois temos que ser capazes de conviver e respeitar a diversidade e ela não esta relacionada somente ao aluno portador de alguma deficiência, mas a todos que necessitam de atenção especializada. Pretende-se aqui adentrar no universo da Educação Inclusiva Escolar, invertigando suas propostas politicas educacionais que envolvem as series iniciais do ensino fundamental.

Sabe-se que muito se tem a fazer para que haja a Inclusão do Portador de Necessidade Especial nas series iniciais do ensino fundamental, onde ocorre o preconceito, a falta de educadores qualificados e ambiente adequado para o atendimento do aluno com necessidades de Educação Especial.

 A Educação Especial deve ter como apoio complementar o atendimento integrado por docentes e técnicos qualificados e uma escola aberta à diversidade. Os componentes curriculares devem ser adaptados para que a inclusão da pessoa portadora de necessidades especiais tenha seus direitos respeitados.

Nos debates atuais sobre inclusão, o ensino escolar brasileiro tem diante de si o desafio de encontrar soluções que respondem á questões do acesso e da permanência dos alunos nas suas instituições de ensino. Algumas escolas públicas e particulares já adotaram ações nesse sentido, ao proporem mudanças na sua organização pedagógica, de modo a reconhecer e valorizar as diferenças, sem discriminar os alunos nem segregá-los. Apesar das resistências, cresce a adesão de redes de ensino, de escolas e de professores, de pais e de instituições dedicados á inclusão de pessoas com necessidades especiais, o que denota o efeito dessas novas experiências e, ao mesmo tempo, motiva questionamentos.

Com a intenção de explorar esse tema vamos analisar pontos polêmicos que cercam essa situação de mudanças diante das inovações propostas pelas políticas educacionais e pelas práticas escolares que envolvem o ensino nas series iniciais do ensino fundamental.

O interesse surgiu a partir de minha prática em classe regular de ensino e da grande necessidade de um estudo mais abrangente sobre o tema e a inserção de todos num programa educacional flexível que possa abranger o mais variado tipo de alunado e oferecer o mesmo conteúdo curricular sem perda da qualidade do ensino e da aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com