TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: A CONSTRUÇÃO DO SER EM SUA TOTALIDADE

Por:   •  17/4/2016  •  Artigo  •  3.776 Palavras (16 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

FACULDADE DE HUMANIDADES E DIREITO-FAHUD

CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

Ema Bulzico

EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: A CONSTRUÇÃO DO SER

EM SUA TOTALIDADE

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2009

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

FACULDADE DE HUMANIDADES E DIREITO-FAHUD

CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

Ema Bulzico

EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: A CONSTRUÇÃO DO SER

EM SUA TOTALIDADE

Trabalho apresentado como exigência parcial para

conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade

de São Paulo sob a Orientação da Professora Cleonice

de Almeida Cunha

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2009

Sumário

Resumo.............................................................................................................1

Introdução.........................................................................................................1

O que é educação não formal...........................................................................2

A formação dos professores que atuam na área da educação não formal.......3

O que dizem os professores sobre a contribuição da educação não formal no processo de ajuda aos alunos com dificuldade de aprendizagem.....................4

Considerações finais..........................................................................................5

Resumo

De que maneira a educação não formal pode contribuir no processo de desenvolvimento do individuo e qual a possibilidade de trabalhar em parcerias com instituições de ensino formal?

Partindo destas questões, pretendemos por este artigo levantar quais as contribuições que o ensino das artes e outras ações proporcionam para que aconteça o crescimento intelectual, cognitivo, crítico e de que maneira viabiliza o processo de construção de conhecimento pleno e integral.

Foi realizada uma pesquisa sobre espaços onde é proporcionada esta prática, assim como educadores que esclarecem como são trabalhados os conceitos educativos dentro de suas áreas de atuação. Sendo assim, pretendemos contribuir para novos caminhos em busca de uma educação mais consistente.

Palavras-chaves: educação não formal, contribuição das artes, parcerias na educação

Introdução

Este artigo visa contribuir na ampliação do conceito referente à educação não formal, este tema foi escolhido devido ao fato de vivenciarmos experiências atendendo crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem.

A partir do estagio, o tema passou a ter uma importância ainda maior, as experiências em sala de aula, nos impulsionou na continuação desta pesquisa, e no aprofundamento das relações pedagógicas que acontecem dentro das instituições.

Identificamos o grande numero de crianças e adolescentes dentro da escola que estão defasados por não desenvolverem suas potencialidades. Apesar de presenciarmos esforços por parte de alguns professores, muitos se utilizam de métodos de ensino inflexíveis para trabalhar o conteúdo tornando-o assim de difícil entendimento.

Considerando a realidade apresentada, faz-se necessário questionarmos a respeito de uma contribuição na formação do ser em sua totalidade. A Educação não formal pode contribuir nesse processo? De que maneira?

.

O que é educação não formal

Através da relação escola-sociedade surge um novo espaço de atuação pedagógica, onde há a possibilidade de complementar o sujeito no tempo no espaço sócio-histórico no qual está inserido.

Denominada de educação não formal, também conhecida como educação popular vem alargar as cordas das tendas da escola, visando dar continuidade aos estímulos provocados pela educação formal visando ampliar o ser cidadão, desenvolvido de maneira não sistemática, seu início parte do próprio indivíduo, seus saberes, suas realidades e cultura, de maneira a ser projetado na sociedade, tornando-o mais crítico, com um olhar mais voltado para as relações com o mundo.

Dentro das propostas desta área da educação está o desejo de mudança e de transformação social a partir de um ser íntegro e integrado. Instituições não governamentais trabalham através do respeito à singularidade, partindo de pensamentos que proporcionam um crescimento pessoal e social.

Através da prática de atividades diferenciadas da escola formal, é possível a construção de um conhecimento que não se limite ao conteúdo didático e sim que rompa com as barreiras da informação acrescentando conhecimentos pertinentes a formação social onde o educando se capacite não só para atender as necessidades de um tendencioso mercado de trabalho como também para a vida.

Estes espaços representam no âmbito social um papel extremamente positivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com