TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO PARA TODOS

Resenha: EDUCAÇÃO PARA TODOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Resenha  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 3

EDUCAÇÃO PARA TODOS

A educação é para todos, mas definitivamente, não são todos que optam, aceitam ou valorizam a educação.

Assim sendo, praticamente não há saída e nem solução para a sociedade e qualquer um dos seus problemas (até mesmo aqueles que nem parecem estar diretamente relacionados à educação).

Explico: a educação é o único meio que o indivíduo tem de adquirir conhecimento que, por sua vez, é tão vital quanto a saúde e capaz de definir uma pessoa, bem como toda sua vida.

A educação ensina conceitos, por exemplo, como moral, ética, direito e dever; conceitos esses tão falados e cobrados na nossa sociedade. Agora, quando não há educação, não há conhecimento e sem conhecimento o indivíduo é um incapaz: incapaz de entender, de compreender, de assimilar e, já que não entende, não tem condições de cobrar e difundir conceitos e princípios (pelo menos não da maneira correta).

Sem a educação considero quase que impossível, inclusive, o estabelecimento de princípios e valores culturais e familiares, visto que esses são, também, conceitos que devem ser entendidos e não condicionados. Como posso querer transmitir algo que eu sequer sei?!?

Nessa mesma linha, se o indivíduo não sabe o que se passa, mas seu instinto de sobrevivência mostra que há algo errado, a primeira coisa que ele faz é reclamar e protestar, que é a atitude societária mais ativa atualmente. O resultado é um monte de gente gritando, muitas vezes “quebrando tudo”, mas que, se perguntadas, mal sabem o que querem, mal sabem falar o que querem ou, ainda, mal sabem a quem querem falar.

As pessoas hoje fazem fila nos hospitais da rede de saúde pública, cobrando a parte do governo, por exemplo, mas não têm a menor noção de que quase todas as doenças são perfeitamente preveníveis; educar-se promove a saúde também.

Um indivíduo educado controla a violência e pode até mesmo salvar uma vida porque aprendeu e entendeu que beber e dirigir não é legal.

Um indivíduo que aprende é um indivíduo que cresce: se ele aprende, ele se qualifica e, consequente e inevitavelmente, abre portas e conquista seu espaço.

A educação é tão fascinante, tão “viciante” e tão mágica quanto respirar, piscar os olhos e bater palmas ao mesmo tempo!!

A capacidade de aprendizado é tão inata quanto falar ou andar e o cérebro é tão exercitável quanto os músculos do bíceps!! Aprender é prática, basta querer.

As escolas estão aí para todos: públicas ou privadas, de lata ou de tijolo, urbanas ou rurais. Por isso, considero hipocrisia (esse também é um conceito) afirmar que a educação é para quem “é rico e pode pagar” ou que a “educação é para poucos”.

A educação é seletiva, sim, mas somente para selecionar quem quer ou não quer aprender!!

A educação traz independência: um indivíduo educado é, verdadeiramente, um indivíduo liberto.

A educação é, por fim, ou pelo menos deveria ser, a essência do indivíduo que, por sua vez, é a essência da coletividade e é, sem dúvida alguma, o único caminho para uma sociedade justa e igualitária.

Nessa época de eleições, então,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com