TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO lÚDICA

Por:   •  20/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.224 Palavras (9 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

POLO SOROCABA ZONA NORTE

CURSO: PEDAGOGIA

ANA PAULA ALBERTONI DOS SANTOS – RA. 438039

ANDREZA AP. DE JESUS DOMINGUES - RA. 441412

FRANCISCA M. DUTRA SANTOS – RA. 432451

MARIA EULÁLIA PLENS CENA- RA. 438848

VANESSA FELICIANO RODRIGUES – RA. 434338

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: Letramento e Alfabetização

TUTOR À DISTÂNCIA: Junior Silveira

Prof.ª Kate Oliveira Kumada

SOROCABA

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

POLO SOROCABA ZONA NORTE

CURSO: PEDAGOGIA

ANA PAULA ALBERTONI DOS SANTOS – RA. 438039

ANDREZA AP. DE JESUS DOMINGUES - RA. 441412

FRANCISCA M. DUTRA SANTOS – RA. 432451

MARIA EULÁLIA PLENS CENA- RA. 438848

VANESSA FELICIANO RODRIGUES – RA. 434338

[pic 2]

SOROCABA

2014

        

Sumário

1- INTRODUÇÃO        

2- O QUE SIGNIFICA ESTAR ALFABETIZADO.        

3- CONCEITOS DE ALGUNS TERMOS REFERENTES À ALFABETIZAÇÃO.        

4- CARACTERÍSTICAS INERENTES DE ALGUNS GÊNEROS TEXTUAIS.        

5- ATIVIDADES QUE ENVOLVAM A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA.        

6- CONSIDERAÇÕES DA EQUIPE SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM TEXTOS EM SALA DE AULA PARA ALFABETIZAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS.        

7- ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS DE MEMÓRIA.        

8- ATIVIDADES SEGUNDO ORIENTAÇÕES NO PCN (1997).        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


1- INTRODUÇÃO

A proposta deste trabalho é produzir, através de pesquisas o entendimento da importância de alfabetizar o aluno, identificando o espaço escolar, importância de conhecer o meio em que vive reconhecer sua personalidade e produzir atividades que propiciem seu aprendizado. Também será possível compreender as etapas de alfabetização e letramento de uma forma global.

    2- O QUE SIGNIFICA ESTAR ALFABETIZADO.

Ler e escrever tem a função de comunicar algo, então podemos afirmar que estar alfabetizado vai muito além de conseguir escrever o próprio nome ou simplesmente decorar as letras do alfabeto. Estar alfabetizado é dominar o código da escrita é mais que uma simples decodificação, o indivíduo deve ser capaz de transmitir e interpretar ideias e pensamentos e apropriar-se da função social constituinte dos atos de ler e escrever.

Estar alfabetizado é conseguir produzir textos com eficiência, interpretar sem dificuldades, transitar sem medo na prática da escrita. Esse processo se alcança ao longo do tempo e ao longo da escolaridade.

3- CONCEITOS DE ALGUNS TERMOS REFERENTES À ALFABETIZAÇÃO.

Decodificar: Identificação e interpretação dos sinais lingüísticos por um receptor, sendo que na teoria da informação seria um processo em que o indivíduo que recebe uma mensagem traduz os sinais, em dados significativos, claros e elucidatórios.

Ler: Distinguir e saber reunir as letras, percorrer com os olhos o que está escrito ou impresso, em voz alta ou baixa. Tomar ou dar conhecimento do conteúdo de um escrito: ler uma carta. Penetrar algo não manifesto: ler no pensamento, nos olhos de alguém.

Escrever: Exprimir-se por sinais gráficos, caracteres convencionais: escrever seu nome, redigir, compor: escrever uma obra.
Ortografar: como se escreve essa palavra? Corresponder-se, informar por carta: escrevo-lhe que aceito. Assinalar, gravar: na fronte leva escrita a sua desonra. Estava escrito, fórmula para expressar resignação.

Autonomamente: Aprendizagem autônoma quer dizer aprendizagem realizada com uma motivação, alguns conteúdos, algumas técnicas e uma evolução que procede da própria pessoa que aprende e são realizados por ela. É o contrário da aprendizagem supervisionada, no qual os objetivos, os conteúdos, as técnicas de aprendizagem e a evolução são realizadas por pessoas externas (professores e instrutores).

Aprendizagem: Aprendizagem é um fenômeno ou um método relacionado com o ato ou efeito de aprender. A aprendizagem estabelece ligações entre certos estímulos e respostas equivalentes, causando um aumento da adaptação de um ser vivo ao seu meio envolvente. Sendo um fenômeno que faz parte da pedagogia, a aprendizagem é uma modificação do comportamento do indivíduo em função da experiência. A aprendizagem escolar se distingue pelo caráter sistemático e intencional e pela organização das atividades (estímulos) que a desencadeiam, atividades que se inserem em um quadro de finalidades e exigências determinadas pela instituição escolar.

Conhecimento: O conhecimento é um conjunto de informação armazenada por intermédio da experiência ou da aprendizagem, ou através da introspecção. No sentido mais lato do termo, trata-se da posse de múltiplos dados inter-relacionados que, por si só, têm um menor valor qualitativo. Para o filósofo grego Platão, o conhecimento é aquilo que é necessariamente verdadeiro. Por sua vez, a crença e a opinião ignoram a realidade das coisas, pelo que fazem parte do âmbito do provável e do aparente.

4- CARACTERÍSTICAS INERENTES DE ALGUNS GÊNEROS TEXTUAIS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (976.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com