TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EJA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  23/5/2018  •  Resenha  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

Acadêmico: Priscila de Oliveira Ferreira

R.A. 16455735

Curso: Pedagogia

Disciplina: Disciplina: Teoria e Pratica na Educação de Jovens e Adultos

Valor da atividade: 1,5

Prazo para postagem: de 29/03/2018 até 19/04/2018 às 23h59 – horário de Brasília.

Orientações Gerais: Este formulário deverá ser utilizado para redigir sua resposta da atividade MAPA.  A não utilização deste formulário implicará na nota.

Atente-se às normas da ABNT: Utilize fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5, alinhamento justificado e não redija seu texto em negrito.

A importância da EJA na educação brasileira

A alfabetização  de jovens e adultos é um direito básico de cidadania. Vivemos em uma sociedade que é letrada, e o domínio dessa tecnologia é um fator de poder,   participação cultural, econômica e política.

Os alunos do EJA são jovens e adultos que  quando crianças não tiveram  oportunidade de terminar seus estudos,  geralmente possuem perfis que de pessoas de classe baixa, com realidades de uma vida difícil sem muitas oportunidades. Normalmente é depois da adolescência que o indivíduo reconhece que necessita do conhecimento escolar e passa a buscá-lo. A Interrupção dos estudos pode está relacionada às questões de trabalho, falta de incentivo da família, não ter acesso à escola no local onde mora e ate mesmo a falta de interesse na escola etc.

O letramento para as pessoas analfabetas são ressociazados através da educação, é possível que os alunos estudem visando à emancipação e a cidadania, para melhorar as condições de trabalhos, as discussões e a visão de mundo.

De acordo com Lowe "Uma forma de educação altamente eficiente, pois não apenas força as pessoas a aprender, mas também lhe permite aplicar na prática o que aprendem. Tem, além disso, a vantagem de conscientizar as pessoas de que seu nível de vida não depende unicamente de sua capacidade para ganhar dinheiro, mas das qualidades dos benefícios que se obtém através dos recursos da comunidade local."
(Lowe, 1975, p. 97).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (327 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com