TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  9/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.501 Palavras (7 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Curso de Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental

e Licenciatura em Pedagogia

UERJ /CEDERJ

Avaliação a Distância 2

ALFABETIZAÇÃO 1

Coordenadora: Marta Lima Rego

2014.1 (data limite para entrega no pólo: 07/03)

Aluno:

Polo:                                         MAT:

        Caro aluno,

        Para a realização de sua Avaliação a Distância 1 (AD1), sugerimos que você releia o conteúdo do material didático. As atividades sugeridas nas aulas ajudam muito na organização de seus estudos.

        Lembre-se que as suas respostas devem ser escritas em forma de texto argumentativo científico, ou seja, cada explicação dada deve ser fundamentada teoricamente. Você deve responder tomando por base o estudo do material e não redigir respostas que sejam apenas uma opinião pessoal ou superficial sobre os assuntos tratados. Afinal, o objetivo da formação deve ser o crescimento e o aprofundamento dos conhecimentos construídos.

ATENÇÃO: A Avaliação a Distância 1 é obrigatória e deverá ser realizada em casa. O aluno que não entregá-la até a data limite (07/03), receberá zero em sua pontuação. A AD1 poderá ser entregue na secretaria de seu pólo ou enviada por correio. A AD1 enviada pelo correio só será aceita se for postada até 5 (cinco) dias antes do prazo de entrega estipulado no cronograma. Esta avaliação possui peso 4.

Boa avaliação!

Questão 1 (2 pontos)

 Leia as aulas 1 e 2 do Módulo 1 de Alfabetização 1 e responda às questões.

a) Quais foram os ideais da Revolução Francesa?

A Escola para todos, que tornou  a escolarização uma via de acesso à cultura, e a escola gratuita e universal sobre o controle do Estado e não mais da Igreja Católica. Os alunos passaram a ser ensinados em grupos e não mais individualmente, essa adoção da Escola como espaço para educação, permitiu um numero maior de alunos.

b) Em que os pensadores humanistas acreditavam em relação à educação?

Acreditavam que a Educação poderia transformar o homem e permitir à ele o controle do próprio destino.

c) O que a burguesia realmente queria com a Revolução Francesa?

Os burgueses aspiravam a cultura letrada e o saber erudito, que era privilégio dos nobres. Eles desejavam para seus filhos uma escola que oferece acesso à um tipo de saber que lhes permitisse exercer o poder.

d) Que mito surgiu, no período da Revolução Francesa, relacionado à alfabetização?

Que  a Alfabetização seria como um divisor de águas, onde o homem alfabetizado, teria mais sucesso que o não alfabetizado e aqueles que tivessem acesso à cultura letrada, tinham mais chance de exercer o poder.

Questão 2 (3 pontos)

As concepções de alfabetização foram surgindo conforme o cenário político, social e econômico de cada época. Pesquise e aponte as principais características e a concepção de alfabetização em cada período sinalizado abaixo.

  • Revolução Francesa:

        Principais Características → Nascimento da escola como universal e não individual, e de acesso à todos, e como condição para inclusão do indivíduo na sociedade.

           Concepção de Alfabetização → Acesso à leitura e à escrita.

  • Reforma Protestante:

        Principais Características → Baseada na religião, basicamente leitura, canto e estudo da língua.

        Concepção de Alfabetização → educação elementar, ler, escrever e fazer operações matemáticas.

  • Jesuítas:

        Principais Características → Sistema de ensino voltado para 3 tipos de formação: Livresca, Acadêmica e Aristocrática.

        Concepção de Alfabetização → A formação Básica previa a aprendizagem da língua, da fala, literatura, escrita, cálculo básico, música e canto, era destinada às populações indígenas e aos filhos de colonos; a Educação média, de caráter  literário e acadêmico, que visava formar letrados e eruditos, era destinado aos homens da classe dominante que, ou ingressavam na classe sacerdotal ou seguiam para a Universidade de Coimbra, a fim de completar seus estudos.

  • Positivismo:

        Principais Características → Método analítico de Sentenciação, como modelo de prática alfabetizadora.

        Concepção de Alfabetização → A educação era condição de evolução e garantia de liberdade do homem.

  • Escola Nova:

        Principais Características → Participação ativa do aluno, no processo de aprendizagem, e composição homogênea das turmas até estruturação curricular do conhecimento.

        Concepção de Alfabetização → A educação como um direito de todo cidadão, não um privilégio de classe, é dever do Estado assegurá-la para todos, através de uma escola pública gratuita, obrigatória e laica, substituindo a tradicional estrutura pedagógica, artificial e verbalista, por uma pedagógica ativa.

  • Décadas de 1940/ 1960 (marcada pela era Vargas)

        Principais Características → Uma educação voltada para o fortalecimento da democracia e para o desenvolvimento econômico.

        Concepção de Alfabetização → Do ponto de vista político, assegurar o direito à educação é um dever do Estado Democrático, que deve promover à educação ao povo, cuidar da expansão e manutenção da escola pública, assegurundo-a para todos; do ponto de vista econômico, o grande desafio que se colocava no Brasil pós-guerra era universalizar o acesso à educação elementar e ampliar os níveis de escolarização da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (157.3 Kb)   docx (612.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com