TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Estágio em Ensino Fundamental I do Curso de Pedagogia

Por:   •  14/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.457 Palavras (34 Páginas)  •  3.896 Visualizações

Página 1 de 34

[pic 1]

UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS

PEDAGOGIA

LAIANE JESUS DOS SANTOS SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR II

ENSINO FUNDAMENTAL I

Jacobina- Bahia

2016


 LAIANE JESUS DOS SANTOS SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR II

ENSINO FUNDAMENTAL I

Relatório apresentado à disciplina Estágio II – Ensino Funda mental I do Curso de Pedagogia da Universidade Salvador – UNIFACS, como requisito parcial para conclusão da disciplina.

Professora: Valdirene Poçani da Rocha

Orientador(a): Erinaldo dos Santos Araújo

Jacobina- Bahia

2016

AGRADECIMENTOS 

          Toda a minha gratidão àquele que é o doador e mantenedor da vida, Deus.

          Sou grata por toda a compreensão e ajudas do meu esposo, bem como as orações de minha mãe, meu irmão que contribuiu para que tudo esteja pronto.            

          Ao meu orientador presencial pelo apoio.

          Minha colega e companheira nesta jornada.

          Aos gestores e professores da Escola Municipal Leolino Ferreira da Silva, por nos acolher durante todo o estágio.                  

          E a todos os alunos do estágio, pelo carinho e trocas realizadas.                                                                                    


RESUMO

Neste relatório estão apresentados os registros dos acontecimentos do estágio II do ensino fundamental I, realizado na turma do 4º ano vespertino do professor regente Daniel Pereira Santana, da Escola Municipal Leolino Ferreira da Silva, momentos de grandes aprendizagens e reflexões sobre as atividades em sala de aula.

No decorrer deste documento é descrito todo o processo do estágio II, as conquistas e dificuldades enfrentadas, o grande aproveitamento obtido, aspectos importantes da atuação docente para um profissional pedagogo ainda em formação e para a vida. Este trabalho para os alunos do 4º semestre em pedagogia da Universidade Salvador, com carga horária de 100 horas, onde 12 horas é para observação, 28 coparticipação, 40 horas de regência e 20 horas de planejamento e elaboração do relatório, tempo onde foi possível fortalecer a relação entre teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal.

Assim, durante todo este relatório serão encontradas descrições deste período de interação, descobertas e desafios, em que foi possível imensa e valorosas vivências e aprendizagens, que constroem a verdadeira pedagogia prática, esta que vai além dos conteúdos apresentados em livros ou aulas.  

Palavras-chave: Aprendizagem, docência e reflexão.


 

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO.............................................................................................06

2        DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO.............................................................07

3        DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES        ................................................................08

4        AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ....................................................................18

5        A DIMENSÃO FORMATIVA DO ESTÁGIO ...............................................20

6        CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................21

             REFERÊNCIAS.............................................................................................22

        APÊNDICES[1]..................................................................................................23

        ANEXOS.........................................................................................................28

INTRODUÇÃO

O estágio II do ensino fundamental I é uma porta para conhecimentos práticos, onde cada aluno do curso de pedagogia pode vivenciar tudo o que aprendeu até então, o que é algo de extrema importância na vida acadêmica de todos. “A articulação da relação teoria e prática é um processo definidor da qualidade da formação inicial e continuada do professor, como sujeito autônomo na construção de sua profissionalização docente, porque lhe permite uma permanente investigação e a busca de respostas aos fenômenos e às contradições vivenciadas (BARREIRO; GEBRAN, 2006, p. 22).” Assim fica bem clara a importância destes momentos.

Todo o contato que é mantido em sala de aula durante os momentos de observação, coparticipação e principalmente a regência, são especiais. É durante a observação que é possível analisar cada docente, suas rotinas, metodologias aplicadas em aula, comportamento diante das diversas situações em que se é exposto; na coparticipação já se pode sentir como se dá todo o processo, perceber os planos de cada aula, os preparativos e seus objetivos, porém é na regência em que a realidade é mais clara, onde realmente se percebe as dificuldades, desafios que um professor encontra para estar dando sua aula e regendo uma turma, e também se tem as gratas conquistas das aprendizagens, do conhecimento trocado, das relações e vivências.

Este relatório apresentará uma detalhada caracterização da escola, bem como cada etapa em que o estágio se divide, trará uma avaliação, uma dimensão formativa do estágio, onde será possível ver as contribuições trazidas pelo mesmo, o desfecho, através das considerações finais, apêndices com imagens da turma e anexos das atividades usadas durante o estagio.

Desta forma este relatório tem como objetivo trazer a conhecimento o quanto que o estágio é fundamental, tornando-se “[...] um momento de efetivar um processo de ensino-aprendizagem [...]” (CNE, Nº. 21 2001), basta indagar e refletir os conhecimentos nele providos pelo ambiente educativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.2 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com