TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II  –  Educação Infantil

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.418 Palavras (10 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

Virginia Maria Da Silva

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I I  – Educação Infantil

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

Cidade Ocidental- GO

2013

VIRGINIA MARIA DA SILVA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II  –  Educação Infantil

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil – 6º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico:Gislaine Moura

Tutor de sala: João Araujo

Cidade Ocidental

2013


        Introdução

O objetivo do estagio na Educação Infantil e muito importante, pois e onde nós futuros professores podemos ver e observa como realmente funciona na pratica. A pratica em sala de aula nos leva a refletir como será nosso dia a dia como professor.

Enquanto estamos estudando apenas as teorias, não temos ideia do que é estar frente a uma classe e ser o responsável pela mediação do conhecimento da criança, a responsabilidade e grande a experiência vivida na sala do C.E.I.H.T.C mostrou claramente o que significa ser professor na Educação Infantil. Portanto é no estagio pratico em sala de aula, que o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar para exercer com êxito sua profissão.

Durante muito tempo as creches, pré-escolas ou jardim de infâncias foram considerados locais para deixar as crianças com alguém de segurança para os pais irem trabalhar, era visto como um local para brincar, hoje sabemos a importância e o papel pedagógico, educativo, social desta fase da criança. Pesquisas demonstram que quando a escola é um ambiente altamente estimulante, onde possa ter como se explorar, imitar, olhar, escutar, expressar-se  através de sua fala e em contato com outras crianças tendo a professora como facilitadora e orientadora, as crianças com menos de 6 anos desenvolvem sua inteligência de forma surpreendente.  

Baseando na observação e uma conversa com a professora do C.E.I.H.T.C, escolhi a sala do 3º período para aplicar o Projeto: Órgãos dos Sentidos, sala com 28 crianças com idade media de 5 a 6 anos de idade, notando que as crianças necessita de conhecimento foi resolvido realizar este projeto para que as crianças tenha mais conhecimento sobre os órgãos dos sentido, para que as mesma tenham noções e sintam e conheçam as partes de seu corpo, fazendo distinção dos órgãos do sentidos.

Caracterização da Instituição

Estagio realizado no Centro de Educação Infantil Heraldo Tavares Carvalho, sendo uma escola pública, que já funciona á nove anos, foi arquitetado e construído no intuito de atender as demandas da comunidade onde o perfil das famílias nos arredores da escola, em sua maioria é de pessoas carentes, família de pais separado dentre outros, oferece ensino regular, nos períodos matutino e vespertino, nas seguintes etapas 1º período de 3 a  4 anos, 2º período de 4 a 5 anos e 3º período de 5 a 6 anos de idade.

Formação dos profissionais,  curso de pedagogia e letras, a estrutura da escola e muito boa e ampla para receber estas crianças. A rotina é bem organizada e bem elaborada de acordo com cada turma e sempre bem acompanhada dos professores e monitores de sala.

Comecei a minha observação na terça- feira dia 24/09/2013, no 1º Período da professora regente Antonia. Foi feita a acolhida no pátio depois fomos para a sala de aula a professora entregou para as crianças massinha de modelar pra eles pratica a coordenação motora fina, depois levo os para a sala de vídeo, depois lancharam, e depois foram brincar no parquinho eles se divertiram muito e ao retornarmos à sala a professora aplicou uma atividade em  folha mimeografada sobre o meio de transporte para pintar e identifica lós.

Quarta- feira 25/09/2013, continua acolhida no pátio, em sala de aula a professora leu a rotina de sala, cantou músicas infantis com a turminha e em seguida teve uma roda de conversa sobre amizade foi muito proveitoso. Foi realizada uma atividade do pré- nome identidade e autonomia depois foram para o pátio da escola para brincar a corrida do sapo, foi bem divertido, no parquinho eles brincaram bastante.

Quinta feira 26/09/2013 continua, acolhida no pátio, depois levou para o banheiro, em sala de aula a professora fez uma dramatização da historia Branca de Neve depois realizou uma atividade para eles enfeitar e colorir bem bonito, fomos a sala de vídeo assistir um filme do MIKE mouse, depois para p parquinho e em seguida a professora realizou uma brincadeira com eles no pátio pula corda equilíbrio e coordenação. Foi muito bom esta com esta turminha aprendi bastante com estes pequenos.

Sexta-feira 27/09/2013 a Turma da vez seria o 2º período então aconteceria na escola a festa da primavera, aproveitei pra auxilia a professora na festa foi bem legal, neste dia todas as crianças vieram de fantasia da primavera  muitas flores estavam todos lindos, foi realizado um jogral com as crianças do 3º período, uma apresentação com a musica da linda rosa juvenil e pra finalizar um desfile pra escolher a Rainha da primavera.

Segunda – feira 30/09/2013 observação na turma do 2º período professora regente Gorete: foi feita a acolhida no pátio, chegando à sala a professora entregou para as crianças brinquedos de lego aquelas peças de montar brincaram um pouco, depois eles lancharam, depois foram para o parquinho e ao retornamos a professora aplicou uma atividade da consoante S pediu para que eles cobrissem o pontilhado e depois pintar a letra S.

Terça – feira 01/10/2013 acolhida no pátio, chegando na sala a professora distribuiu brinquedos pra eles brincar dentro da sala, após o lanche a professora aplicou o conteúdo- Linguagem e escrita das letras E,S,T,U,V fizeram uma atividade mimeografada e depois foram pra sala de vídeo assistir o filme com o titulo- Simba o rei leão.  

Quarta – feira 02/10/2013 acolhida no pátio, brincadeira com os lego dentro da sala , lanche, ajudei a professora a distribuir as atividades hoje a professora realizou um ditado com as crianças com as letras do alfabeto de A a T, foi bem aprovei toso fazer essa atividade eles gostaram muito. Essa turminha foi show gostei muito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (316.9 Kb)   docx (298.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com