TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.710 Palavras (23 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

[pic 3][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

LARISSA FLÁVIA FERNANDES SILVÉRIO DE ALMEIDA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

        [pic 4]

Salinas

2014

LARISSA FLÁVIA FERNANDES SILVÉRIO DE ALMEIDA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 6º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Jaqueline Marafon Donaire

Tutor de sala: Rita Clara Costa Barbosa Marques

Salinas

2014

.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        05

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                07

4.2 Dados Gerais do Projeto        11

4.3 Referencial Teórico        13

4.4 Planos de Aula da Intervenção        14

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        18

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        19

MOSTRA DE ESTÁGIO        20

REFERÊNCIAS        22


1 INTRODUÇÃO

                         O presente relátorio e uma síntese do estágio supervisionado em Educação Infantil que constituiu-se na observação, planejamento e intervenção, a realizar-se no Centro Solidário de Educação Infantil Rosana Costa Guimarães Petrone, na turma João e Maria no 1° período do turno vespertino, com 15 alunos matriculados e frequentes. É o momento em que  colocamos em prática as competências adquiridas durante o curso de formação e as ampliaremos, já que as competências manifestadas são ações a serem desenvolvidas,  não se limitam apenas à aquisição de conhecimentos e sim, à utilização, integração e mobilização desses conhecimentos.

No decorrer do estágio, observa-se que as aulas são dinâmicas e interativas onde as atividades proposta pela professora, permitem  as crianças  livre-arbítrio para criar, inventar, errar e reaprender, visto que, a faixa etária dos alunos é caracterizada pelo entusiasmo e ousadia, porém, com pouca capacidade de concentração. Neste contexto  os planos de aulas da intervenção foram elaborados de forma lúdica e interativa no anseio dos educando desenvolver o interesse pelo projeto apresentado para intervenção  TRÂNSITO. Quando adentrei em sala de aula para relizar a observação, fui recebeida com muita alegria pela professora regente da turma e com curiosidade pelas crianças, durante a intervenção as aulas foram alegres, descontraídas e com muita interatividade no ensino-aprendizado.

A escola, conta com pessoas realmente envolvidas no processo de ensino-aprendizagem, alunos, professores, supervisores, coordenadores e funcionários em geral, todos não têm medido esforços para que de fato a aprendizagem aconteça. Durante a intervenção, cujo objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento acadêmico no curso de Pedagogia, ficou evidente para esta aluna o quanto é importante o contato direto com situações diárias da rotina escolar, para

a área em que pretendo atuar, as características físicas da escola, a forma de funcionamento, e as dificuldades e avanços que nela se encontram .

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

A esola na qual realizou-se o presente estágio trabalha com  a modalide Educação Infantil, atendendo crianças de 0 a 6 anos em tempo integral e parcial com o objetivo de oferecer as alunos pleno acesso aos recursos culturais para que eles produzam conhecimentos, juntamente com a comunidade, buscando assim, um trabalho ativo, participativo, onde possam estar preparados para viver a plena cidadania.

Neste contexto a escola busca criar condições para ajudar na construção de um cidadão feliz, auxiliando os alunos na execurção de seus trabalhos, compartilhando seus esforços diários em fazer com que eles dominem os conhecimentos dos quais necessitam para crecerem como cidadãos plenamente reconhecidos e concientes de seu papel  na sociedade.

                          O planejamento da professora é feito semanalmente, onde recebe todo apoio necessário da coordenação pedagógica, com sugestões de atividades diferenciadas, que contribui com o desenvolvimento das crianças. Diante das minhas observações e confirmada pela professora, à escola utiliza a proposta construtivista, onde o aluno é valorizado como um ser capaz de se participar ativamente do seu próprio aprendizado e os professores estão sempre participando de capacitações dentro da proposta de alfabetização construtivista.

                        A partir das vivências proporcionadas pela realização do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, que simbolicamente representa toda uma trajetória de formação inicial, possibilitou a reflexão sobre importantes aspectos relacionados à criança. Neste sentido, de acordo com Marques (1992, p. 97), o estágio assume “prevalente caráter de pesquisa, isto é, caráter processual de investigação das condições do exercício da profissão”.

Ensinar e aprender envolve aspectos que permitem contribuir para a criação de oportunidades de aprendizagem. Cabe ao educador ser o mediador desse processo, definindo metas, estratégias e objetivos que poderão ser elaborados com os educandos, partindo do seu contexto, do seu interesse, para assim enriquecer ainda mais o processo de ensino aprendizagem. Observa-se que as crianças têm curiosidade de descobrir, explorar, conhecer, vivenciar e experiênciar o novo e que através dessas descobertas a criança se torna capaz de expressar sentimentos e emoções. Neste sentido Tracz, diz que “o estágio é uma chance que o acadêmico tem para aprofundar conhecimentos e habilidades nas áreas de interesse do aluno”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (185.9 Kb)   docx (42.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com