TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXPERIÊNCIA COMO ESTUDANTE PESQUISADOR

Por:   •  13/1/2023  •  Relatório de pesquisa  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

POLO DE IPIAÚ-BAHIA

DISCIPLINA: ESTUDOS COMPLEMENTARES I

JONATHAS BANDEIRA BENEVIDES

IPIAÚ - BAHIA

2022

EXPERIÊNCIA COMO ESTUDANTE PESQUISADOR

Minha experiência como estudante pesquisador foi muito importante e de uma relevância sem igual. A escolha pelo tema da pesquisa foi muito simples e teve como base um curso de deficiência intelectual que fiz paralelamente ao curso de pedagogia, o mesmo me deixou com certa inquietação no quesito atendimento as necessidades de acordo com as leis vigentes, proporcionando assim a escolha pelo tema: OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA REGULAR.

Para que houvesse um melhor desempenho e maior aprofundamento da temática proposta, foi utilizada a abordagem bibliográfica, sendo ela de caráter exploratório, o que pode nos permite descobrir com mais facilidade e precisão a ocorrência dos fatos e correlacioná-los com outros fatores. Para melhor embasamento, comprovação da relevância do estudo e fundamentação do mesmo, discutimos com as leis norteadoras do tema e com autores como... Salamanca (1994); LDB Nº 9.394/1996; LBI Nº 13.146/2015; FACION, 2008; MANTOAN, 1997, 2003, 2005; KELMAN, 2010; MENDES, 2002; GAUDENZI; ORTEGA, 2016 dentre outros.

Em um primeiro instante fiquei um pouco atordoado com a quantidade de material pesquisado para a confecção do artigo, porém, depois de organizar todo o material, pude dividir em tópicos e aí sim ordená-los de acordo com os capítulos pensados.

E para uma melhor conjuntura da escrita, a mesma foi iniciada com o Contexto histórico da inclusão de pessoas com deficiência no Brasil a partir da implementação da Lei Brasileira de Inclusão Nº 13.146 de 2015, onde pude contextualizar a inclusão a partir de seu momento histórico na política pública brasileira, que foi a implementação da LBI.  

Em sequência, foi abordado o Panorama da inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular do estado da Bahia, onde foi possível observar a evolução do nosso estado em relação à implementação de políticas públicas exclusivas e inclusivas, visando a garantia dos direitos preestabelidos pela Constituição Federal Brasileira. E dentro desse capítulo, estendeu-se um subcapítulo que fez referência Aos desafios para inclusão dos discentes com deficiência na escola regular, onde os obstáculos veem para tentar emperrar a consolidação de um processo regulador e benéfico não somente para as pessoas com deficiência, mais para a sociedade como um todo.

A pesquisa supracitada, de acordo com o meu modo de visão, teve um grau de dificuldade um tanto quanto elevado, pois mesmo com tantos materiais disponíveis para tal, ainda foram encontrados obstáculos para a construção de uma redação coesa e bem contextualizada, isso por conta da responsabilidade e do peso que envolve a temática.

Por fim, foi identificada a necessidade de constante aperfeiçoamento e uma melhor construção nos processos de inclusão, além da necessidade de políticas públicas mais eficazes, pois a jornada é bem árdua e dolorosa, entretanto, foram encontrados também avanços, principalmente no tocante a mudança na postura dos envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com