TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educaçao brasileira

Por:   •  19/4/2015  •  Resenha  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

Educação Brasileira

A má formação de professores atrapalha a educação brasileira.

O número de professores que são formados adequadamente não é o suficiente para atender a demanda do Brasil, atualmente há vários professores que ainda não são formados e mesmo assim já estão lecionando no ensino fundamental.

Atualmente há uma dificuldade enorme de encontrar profissionais qualificados, é uma mistura de falta de profissionais no locais onde são necessario e baixa atratividade pela profissão devido a grande dificuldade dos professores em sala de aula.

Fontes apontam que em 2013, 21,5% do professores que lecionavam no ensino fundamental não tinham formação superior e 35,4% não tinham licenciatura ou seja não eram habilitados para lecionar .Os dados são do Censo Escolar.

Dados mostram que em todas as etapas do ensino ainda existem um baixo desempenho dos nossos estudantes, isso é o refexo da má educação que lhe é oferecida.

É de fundamental importância que os alunos de pedagogia, nossos futuros professores, na sua formação inicial aprendam como repassar todo seu conhecimento aos seus alunos e acompanhem um a um para saber como está sendo absorvido esse conhecimento pelos alunos.

Especialistas afirmam que uma boa formação, especialização e valorização da profissão , seria o primeiro passo para alcançar melhores resultados

Sem formação adequada, os professores tem dificuldades para ensinar seus alunos. Segundo Bernadette Gatti, pesquisadora do tema na fundaçao Carlos Chagas, os professores hoje em dia teriam que aprender a dar uma boa aula, para isso seria necessário fazer curso de licenciatura para aprimorar técnicas e conhecimentos e assim desempenhar um excelente trabalho em sala de aula .

E quando os professores estão formados e prontos para assumirem o compromisso, encontram dificuldades nas escolas como salas de aulas inadequadas, jornada dupla de trabalho, ou ficam igual a uma bolinha de ping-pong pulando de escola em escola, também há um descaso com os professores, pois não tem plano de carreira , baixa remuneração, com o piso salarial é de R$1697,00 em 2014, o que não é adotado em todas as redes estaduais e municipais de ensino.

Andiana Momma Bardela professora da faculdade de educação da Unicamp, ressalta ainda a nessecidade de profissionais no executivo, que saiba implementar uma politica pública de educação, não precisamos de diretores de educação ou secretário de educação que comprem apostilas e deem cursos para alcancar indices sem resultados, precisamos de dirigente da educação que fomentem o debate afetivo e amplo com a comunidade escolar e a população de forma mais ampliada e profunda sobre o real sentido e significado da educação.

http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/04/23/ma-formacao-dos-professores-atrapalha-educacao-brasileira.htm

http://www.todospelaeducacao.org.br/educacao-na-midia/indice/30167/ma-formacao-dos-professores-atrapalha-educacao-brasileira/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com