TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação

Tese: Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/7/2014  •  Tese  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

A motivação é hoje uma das palavras mais mencionadas pelos docentes e outros atuantes na área da educação, em particular a educação formal, no intuito de justificar o sucesso ou fracasso dos alunos, em especial no ensino e na aprendizagem nos conteúdos escolares.

Um dos primeiros obstáculos encontrados pelos educadores, pela falta de compreensão e aprendizagem dos conteúdos escolares é a falta de motivação dos alunos. Curiosamente, grande parte das dificuldades do professor tem também origem na sua motivação para o desenvolvimento de um sólido conhecimento profissional, suscetível de ajudar na difícil tarefa de diagnosticar os interesses e necessidades dos alunos e outros problemas de aprendizagem.

O professor deverá ter sempre um determinante papel, mesmo que se restrinja ao fornecimento de incentivos motivantes, nomeadamente com o uso de estratégias cognitivas e metacognitivas, desde os métodos que levem a compreensão de um texto, com resumos, atividades, questões e até a gestão do tempo disponível para o estudo.

Método

Revisão de literatura

Resultado

Às vezes, os alunos irão realizar suas tarefas de modo que alcancem um nível de qualidade pré-estabelecido socialmente; nível que, com freqüência, corresponde ao já alcançado pelos demais companheiros.

Quando um menino ou uma meninas não estão motivados pela aprendizagem ou para fazer bem as coisas, cabe lançar mão de prêmios e castigos ara motivá-los.

Discussão

Nunca para de aprender.

A vida nunca para de ensinar

Conclusão

Os professores e outros atuantes na área da educação contam com um conjunto de pistas úteis, para potencializar a aparição de padrões motivacionais que se mostraram mais eficazes e adaptativos, sugerimos que sejam incorporados ao projeto educativo os objetivos de tipo motivacional, contemplando todos os ajustes que podem ser derivados dessa incorporação, quanto aos demais componentes de tal projeto. Como forma de tornar o conhecimento mais prazeroso para o aluno propõe-se que a ESCOLA adote as técnicas de motivação.

Técnicas de motivação são todos os recursos que o professor tem ao seu alcance e que poderá utilizá-lo a favor da aprendizagem do aluno. Por exemplo as brincadeiras, jogos o diálogo, as tecnologias da informação e comunicação, os brinquedos, as atividades em grupo, que a criança tanto gosta e se envolve.

Referências

TAPIA, J. A.; GARCUA-CELAY, I. M. Motivação e aprendizagem escolar. In: COLL, C.; PALÁCIOS, J.; MARCHESI, A. Desenvolvimento Psicológico e Educação: Psicologia da Educação, Porto Alegre: Artmed, volume 2, 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com