TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação

Seminário: Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Seminário  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Educação

A educação é um dos requisitos fundamentais na construção de uma nação e do próprio desenvolvimento humano ao promover uma aptidão dos indivíduos, aumentando suas habilidades e, posteriormente os seus rendimentos. Porém, os efeitos do setor educacional em uma determinada população são distintos e apresentam várias dimensões. Os desdobramentos da educação do mesmo modo que incrementam a renda nacional geram também em diversas localidades uma acentuação ou ausência de alteração na questão da concentração de renda e por conseguinte da desigualdade social.

++++++…..... (introdução)

Nota-se que a desigualdade social, assunto veemente presente no Brasil, contém uma base complexa. Ela não envolve apenas a ampla distinção de renda como único critério, mas também considera a diferença no acesso à educação como fator essencial na formação do quadro desigual brasileiro. O panorama brasileiro demonstra as grandes diferenças no acesso, na estabilidade e nos resultados da escolarização dos indivíduos. A desproporcional existência de oportunidades educacionais e sociais na sociedade determina uma desigualdade de renda praticamente insuprível no país.

…...........

Sabe-se que a inclusão de pessoas no âmbito educacional está diretamente ligada ao rendimento familiar das mesmas . Como reflexo desse fato os índices pertinentes a educação demarcam a maior presença e um acesso mais vasto de grupos sociais de maior rendimento nas redes de ensino. É importante reforçar que a menor frequência dos membros das famílias menos favorecidas está relacionada primordialmente a fatores como: o custo da educação primária e o custo da oportunidade de trabalho, já que é preferível para uma família de baixa renda optar pelo emprego do que pela escola,mesmo a última sendo gratuita, para que exista uma produção de uma renda favorável para a subsistência familiar. Existe também a questão do benefício, pois uma pessoa com condições menos vantajosas apresentam uma dificuldade maior de disputar por um emprego com uma pessoa com riquezas, devido ao âmbito de contatos e influências da última citada. Essa relação de custo e benefício aumenta a verosimilhança dos indivíduos pobres deixarem a escola, além de permitir uma manutenção das constantes disparidades.

A concentração de renda combinada com o crescimento econômico no Brasil podem ser considerados fatores responsáveis pela procura da educação por parte da população. Atualmente, é praticamente obrigatória a passagem de uma pessoa pelo sistema educacional se a mesma almeja um futuro promissor. Nesse período de concorrência e de mão de obra em excesso no mercado,é preciso que exista uma característica diferencial. Ou seja, é essencial uma qualificação do indivíduo que deseja uma vaga. Para o alcance desse objetivo, o investimento em faculdades, cursos e em tudo que possa reunir conhecimentos importantes para o mercado de trabalho é necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com