TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação em e Para os Direitos Humanos em Creche: Algumas Reflexões e Propostas de Atuação

Por:   •  18/11/2018  •  Monografia  •  16.090 Palavras (65 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 65

[pic 1]

Instituto de Psicologia

Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu

Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos

no Contexto da Diversidade Cultural

AGNES MIYASHIRO PEREIRA

EDUCAÇÃO EM E PARA OS DIREITOS HUMANOS EM CRECHE: ALGUMAS REFLEXÕES E PROPOSTAS DE ATUAÇÃO

Brasília, novembro de 2015.


AGNES MIYASHIRO PEREIRA

EDUCAÇÃO EM E PARA OS DIREITOS HUMANOS EM CRECHE: ALGUMAS REFLEXÕES E PROPOSTAS DE ATUAÇÃO

Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural

Orientação da Professora Dra. Maria Helenice Barroso

Brasília, novembro de 2015.

TERMO DE APROVAÇÃO

Comissão Examinadora:

Professora Dra. Maria Helenice Barroso

SEEDF/UnB - Universidade de Brasília

Professora Dra. Renata Jesus Costa

UnB - Universidade de Brasília


A todos/as aqueles e aquelas que lutam pela

creche pública neste país.


AGRADECIMENTOS

        Tenho tentado aprender, num movimento de desconstrução de ideias do capital – de consumo, individualistas, de competição –, que viver é mais “cheio de boniteza” se co-construção. Assim, agradecer é tarefa significativa, constante e, de maneira especial, essencial na conclusão deste projeto.

        Sinto uma gratidão muito grande pela amiga Kátia, sem a qual a especialização de que este trabalho é parte não teria acontecido para mim. Pelo convite carinhoso, pela acolhida calorosa que ela e Lucas providenciaram, mesmo sem me conhecer pessoalmente, para que fosse possível minha presença na UnB para o início do curso.

        Curso que só pôde encontrar os sentidos que encontrou em mim por causa de Maria José e Aldir, mãe e pai, pela educação em que o respeito, a solidariedade e a honestidade foram sempre orientação, mas, sobretudo, exemplo. Pelo amor, pelo carinho, pelo apoio.

A Marina e Murilo, por estarem ao meu lado sempre. Agradeço por proporcionarem várias das condições materiais e emocionais que me permitiram chegar até aqui. Pela amizade que é amor e é família.

A Marianna, pela escuta e apoio pacientes das questões concretas e imaginadas – muitas vezes exaustivas –, por compartilhar alegrias, lágrimas, revoltas e conquistas. A minha segunda mãe, Ariete, pela torcida e apoio.

A Julia e Murilinho, pelas experiências e pelo encantamento com suas infâncias. A cada criança com quem estive em creche, quanto aprendizado! Pelos momentos incríveis que dividimos e que carregarei na memória. Às companheiras de trabalho e lutas, às famílias amorosas e comunidade carinhosa da qual pude fazer parte em meu trajeto.

Às docentes que trabalharam na co-construção deste projeto, ele não seria possível sem Júlia e professora Helenice. Agradeço pelo amparo acadêmico, por apresentarem novos mundos em novas leituras. Pelo apoio e ajuda também em outras tentativas, gratidão à Júlia. Pelo empenho na minha orientação, pela ajuda na resolução dos percalços, pela paciência, carinho e encorajamento, gratidão à professora Helenice! Também à professora Maria Adélia, às pessoas do suporte, da secretaria. Aos demais docentes e, em especial, aos idealizadores e às idealizadoras deste curso, empoderador de agentes da mudança.

A Cristiane Jaxuka, por compartilhar conhecimentos tão importantes tão prontamente, pela conduta crítica e coerente, pela inspiração em novas ideias que começo a desenvolver.

Por fim, e de maneira muito especial, gratidão à Dani. Pelo livro que fundamentou esta pesquisa, pela parceria no trabalho e na vida, pelo aprendizado coletivo. Por não me deixar só com minhas utopias. O meu mais profundo agradecimento pelo exemplo que tomo como influência e que posso admirar, pela coragem, pela força.

Obrigada!

“Não queremos mais concordar com uma educação

‘menor’ e desqualificada para as crianças pequenas.”

Anete Abramowicz e outros


RESUMO

Lançar um olhar – através de pesquisa bibliográfica, entrevistas com (ex-)profissionais e a partir da minha própria experiência na Educação Infantil em creche pública –, para o paradigma de assistencialismo que ainda impera amplamente em tal instituição em inúmeros municípios brasileiros, em contextos de condições materiais e imateriais precárias, para fazer reflexões e pensar práticas possíveis da Educação em e para os Direitos Humanos (EDH), no Contexto da Diversidade Cultural. Esse foi o desafio do trabalho de pesquisa em pauta, organizado em objetivos específicos que incluem a busca por pensar uma prática reflexiva da igualdade na diferença em (i) atividades com crianças pequenas; (ii) nas relações com famílias e comunidade; e (iii) na promoção de dinâmica de formação coletiva com profissionais de creche. O mesmo está fundamentado teoricamente em autores da educação, especialmente Paulo Freire e Sonia Kramer, da educação (infantil) em direitos humanos – Vera Candau e Clodoaldo Cardoso – e conta, para base, com a bibliografia multidisciplinar escrita para o curso de que é trabalho de conclusão. A pesquisa foi desenvolvida em conjunto com profissionais da Educação Infantil em creche, durante o trajeto dessa especialização – abril de 2014 a novembro de 2015. Assim, propõe algumas ideias de atividades com crianças pequenas, sugere a reflexão sobre as relações com famílias e comunidades e realiza processo de intervenção com profissionais de creche (em oficina de bonecas negras). Para análise e discussão da oficina, conta com (i) relato da pesquisadora enquanto participante; (ii) entrevista semiestruturada com profissional da Educação Infantil em creche; e (iii) registros fotográficos. Por fim, o texto desta monografia coloca em cena as relações entre iniciativas individuais e políticas públicas para as infâncias; valorizando e reconhecendo a importância e os desdobramentos que podem ter as primeiras, mas recordando que são insubstituíveis e urgentes as segundas para garantir uma educação de qualidade para bebês e crianças pequenas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (114.2 Kb)   pdf (899.3 Kb)   docx (481.9 Kb)  
Continuar por mais 64 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com