TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação especial etapa

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 6

ATPS educação especial etapa 1

Na prática, a política nacional de educação inclusiva tem sido desrespeitada, pois, nos municípios pesquisados, alunos com graves deficiências continuam sendo encaminhados exclusivamente para escola sou classes especiais, além de passarem por avaliações descontextualizadas, muito próximas do modelo clínicas com fins de diagnóstico. Nota-se também a presença de alunos incluídos sem qualquer atendimento especializado, demonstrando-se que a escola inclusiva ainda não superou a seletividade, a precariedade de recursos humanos e materiais. A educação inclusiva requer uma redefinição conceitual e organizacional das políticas educacionais. Nesta perspectiva, o financiamento dos serviços de apoio aos alunos públicos alvo da educação especial devem integrar os custos gerais com o desenvolvimento do ensino, sendo disponibilizados em qualquer nível, etapa ou modalidade de ensino, âmbito da educação publica ou privada.

Um meio para estratégia escolhida deve permitir que eles usem, durante a sondagem, informações e praticas já conhecida. Os resultados dão uma ideia dos conhecimentos prévios de cada um, evitando que proponha situações complexa que o aluno naquele momento especifica, ainda não tem condição de se apropriar. A escolarização, no Brasil, realiza-se por intermédio de um sistema educacional organizado em educação básica e ensino superior. A educação Básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Na educação básica há modalidades específicas como a educação de jovens e adultos, a educação profissional, a educação especial e a educação indígena. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizam seus sistemas de ensino em regime de colaboração, conforme dispõe a Constituição, sendo responsabilidade da União a organização e financiamento do sistema federal de ensino. Os Estados e Municípios atendem à escolaridade obrigatória contando com a assistência técnica e financeira da União. Entretanto, a função educativa da escola, sobrepondo-se ao sentido de reprodução, pode concretizar-se na reelaboração crítica e reflexiva do conhecimento social consolidado, promovendo mudanças e impulsionando transformações, condições estas de “sobrevivência e enriquecimento da condição humana”.

Segundo o depoimento de Mel Ainscow Inclusão é a transformação do sistema educacional, de forma a encontrar meios de alcançar níveis que não estavam sendo contemplados. Observa-se a inclusão como um processo em três níveis: e se resumem em: o aluno precisa estar na escola, participando, aprendendo e desenvolvendo suas potencialidades. Por isso é preciso que uma escola de qualidade com profissionais preparados que tenham as características:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com