TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação formal e não formal

Por:   •  21/4/2015  •  Artigo  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  1.329 Visualizações

Página 1 de 4

Neste texto explicaremos o que é a educação não-formal e suas metas, baseada em pesquisas.

1. Diferença educação formal, não-formal e informal.

Segundo Libaneo (2005) apresenta o que é a educação formal, caracterizando-a do

Seguinte modo: "A educação formal compreenderia instâncias de formação, escolares ou não, onde há objetivos educativos explícitos e uma ação intencional". A educação formal é regrada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Já a educação não formal e informal segundo, Gohn (2008) :

"A educação transmitida pelos pais na família, no convívio com amigos, clubes, teatros, leitura de jornais, livros, revistas, etc. são considerados temas da educação informal. O que diferencia a educação não-formal da informal é que na primeira existe a intencionalidade de dados sujeitos em criar ou buscar determinadas qualidades e/ou objetivos. A educação informal decorre de processos espontâneos ou naturais, ainda que seja carregada de valores e representações, como é o caso da educação familiar" (GOHN, 2008, p. 99-100).

2- Educação Formal

De acordo com Siqueira (2004) “A pessoa se educada se constrói em diversos ambientes – a escola é mais um ambiente que se soma a estes outros – e a partir de diversas experiências.”

Por esse motivo cabe a escola o papel principal do educar tornando o educando um sujeito sócio cultural e crítico.

Para Libaneo, também é na escola onde a educação forma está presente, sendo o professor o responsável e mediador entre o conhecimento e o educando:

“Na escola, a aula é a forma predominante de organização do processo de ensino. Na aula se criam, se desenvolvem e se transformam as condições necessárias para que os alunos assimilem conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções e, assim, desenvolvem suas capacidades cognoscitivas.” (LIBANEO, 1994, p.177)

3. Educação não-formal

De acordo com Trilla (1996), o termo educação não-formal apareceu no final da década de sessenta. A educação não formal é formada por várias áreas, como: a aprendizagem política, aprendida de exercícios que capacitam as pessoas de organizarem com objetivo comunitário, voltadas a resolução de problemas coletivos.

Todo esse aprendizado corre em locais distintos, onde estes conceitos são construídos coletivamente. A educação não-formal se localiza na Pedagogia Social, onde à uma intencionalidade na ação, no aprender e no ato de participar, trabalhando em troca de saber coletivos.

O papel na Educação não-formal, é um campo de conhecimento em construção, as suas análises ocorre através do processo educativo com a escola por meio da participação da sociedade civil organizada em estruturas colegiadas de interação entre as escolas e o território que a circunda.

Esses trabalhos se dividem em duas partes: A primeira é do caráter teórico, que discute a categoria da Educação não-formal em sí, mais sim, por meio de análises comparativas que busca diferenciar a Educação formal, da informal e da não-informal. A segunda , utiliza a Educação não-formal para observá-la em ação, no interior das escolas e em movimentos sociais que atuem no campo da Pedagogia Social.

Existem algumas distinções entre a Educação não-formal, formal e informal. como por exemplo a Educação não-formal designa a processos tais como: A aprendizagem política dos direitos dos indivídus enquanto cidadãos; a capacitação do indivíduo para o trabalho e da aos indivíduos a solução de problemas coletivos na vida cotidiana.

A comparação da Educação não-formal com formal, torna-se automática, pois a Educação formal requer tempo, pessoas especializadas e local específico, o qual o seu caráter divide-se por idade. A Educação informal não é organizada, os conhecimentos não são sistematizados e somente são repassados a partir das práticas e experiências anteriores, ou seja, o passado orientando o presente, atuando na parte emocional e sentimental. Já a Educação não-formal têm outros atributos, pois ela não é organizada por séries, idades e conteúdos, trabalja e forma cultura política de um grupo, ajudando na construção da identidade coletiva do grupo,colaborando para o desenvolvimento do auto-estima do grupo, criando análises que dominam o capital social de um grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com