TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eja: educação de jovens e adultos

Por:   •  23/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.832 Palavras (8 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO ECUMÊNICO DE ESTUDOS RELIGIOSOS SUPERIORES DO ESTADO DO MARANHÃO – CEERSEMA

CURSO: PEDAGOGIA

TURMA: “L”

MARIA LILIANE MARTINS DOS SANTOS

ATIVIDADE

MATA ROMA – MA

2021

MARIA LILIANE MARTINS DOS SANTOS

ATIVIDADE

Trabalho entregue ao curso de Pedagogia do Centro Ecumênico de estudos Religiosos Superiores do Estado do Maranhão – CEERSEMA, como requisito para a obtenção da 2ª nota na disciplina Ética Profissional na Educação.

Prof.ª = Silveline  Torres  

MATA ROMA – MA

2021

Atividade para reflexão

 Assistindo o filme: Escola da vida

  1. Faça uma análise de comportamento e das perspectivas de vida do personagem principal, fazendo apontamentos da ética ou ausência dela, interferências e outros pontos de grande relevância para a vida.

R= O senhor D com apenas um discurso de apresentação na escola, já conquistou todos os alunos, não só por seu modo inovador de se expressa, mais também por suas palavras que já passaram confiança aso alunos.

Ele utilizava metodologias diferentes dos demais professores, permitindo assim que os alunos participassem das aulas e interagissem com o professor, fazendo as aulas ficarem mais dinâmicas e com alunos mais interessados pela matéria. E esta ação fez com que os demais professores ficassem incomodados, pois alguns deles usavam o método tradicional de ensino e outros nem sabiam como ensina e só estavam ali pelo salário no fim do mês.

O então professor D, como era conhecido na escola era um profissional que tinha ética, moral e respeito tanto por sua profissão e também, como pessoa em meio a sociedade. Ele era amado e respeitado por seus alunos. E com seu modo de ensina ele ajudou os demais professores que antes tinham inveja de seu trabalho, agora o admiravam, e começaram a muda seu modo de ensino também.

 

  1. O que acha da escola apresentada no filme, em termos dos conceitos de moral e ética que estudamos?

R= a escola apresentada no filme tinha professores ante – éticos e imorais, mas tinha um diretor aberto as inovações, e que aprovava a forma do novo professor de ensina seus alunos.

Era uma escola onde a maioria dos professores só se interessavam em passa tarefas e ganha seu salário no fim do mês. Esses mesmos professores faziam seus alunos terem medo, de se expressarem e de interagirem com eles.

 A escola em si precisa passa por ensinamentos da ética, tanto na forma profissional como a pessoal.

CENTRO ECUMÊNICO DE ESTUDOS RELIGIOSOS SUPERIORES DO ESTADO DO MARANHÃO – CEERSEMA

CURSO: PEDAGOGIA

TURMA: “L”

MARIA LILIANE MARTINS DOS SANTOS

SÍNTESE

MATA ROMA – MA

2021

MARIA LILIANE MARTINS DOS SANTOS

SÍNTESE

Trabalho entregue ao curso de Pedagogia do Centro Ecumênico de estudos Religiosos Superiores do Estado do Maranhão – CEERSEMA, como requisito para a obtenção da 3ª nota na disciplina Ética Profissional na Educação.

Prof.ª = Silveline Torres  

MATA ROMA – MA

2021

Ética Profissional na educação

Ética Pode ser entendida como uma reflexão sobre o comportamento dos humanos, de uma maneira diferente do que fazem os psicólogos, os sociólogos, os biólogos ou outros estudiosos de comportamento humano (VALLS,2006). Fazer ética refletir sobre o comportamento humano, buscando identificar o que é bom ou mau, correto ou incorreto, construtivo ou destrutivo, na perspectiva da vida e da qualidade de vida individual e coletiva.

De acordo com Valls (2006). Os problemas teóricos da ética podem ser separados didaticamente em dois campos.

 Primeiro os problemas gerais e fundamentais (consciência, liberdade, valor, bem, lei, etc.).

 No segundo os problemas específicos de aplicação concreta (ética profissional, ética política, ética sexual, bioética, etc.).

 Além disso, ética não é um conjunto de regulamentos prontos e definitivos que podem ser consultados quando temos que decidir sobre alguma conduta. Também não é algo que pertence a nossa natureza.

Falando da ética como um ramo da filosofia, ela surgiu com os grandes filósofos da antiga Grécia, a partir das reflexões de Sócrates, Platão e Aristóteles, prosseguindo e se modificando com os romanos e no decorrer de toda a história do conhecimento humano.

A ética não se constitui em um catálogo de valores particulares e alheios à pratica dos grupos sociais, das sociedades e das áreas do saber. Para Chauí, a ética moderna trata de um determinado coletivo, como se ele desenvolveu e como age, já, a moral- um dos objetivos da ética - é um conjunto de regras gerais de uma sociedade que, ao ser introjetada pelas pessoas, torna-se uma questão de consciência individual. Ser moral significa se adequar e viver de acordo com as normas de uma determinada sociedade. Ser imoral significa conhecer as normas e não segui-las. O indivíduo considerado amoral é o que não segue as normas sociais por desconhecê-las ou não compreender os seus valores.

 A ética, entretanto, está acima da moral: ela analise e critica a moral, embora com ela se relacione. A moral diz respeito aos conceitos obstáculos de certo e errado para cada consciência, já a ética procura resolver os dilemas dos grupos por meio da reflexão e do debate social acerca da ação concreta desta ou daquela comunidade. A ética, então se relaciona com direito, com a justiça, com a política, com as leis e com as práticas científicas e profissionais. A finalidade da ética é orientar e praticar.

Para Chauí, os conteúdos dos valores podem variar, mas sempre estão ligados a um valor mais profundo: o Bem. Por causa do nosso juízo de valor é que definimos nossos comportamentos como bons ou maus. Nosso juízo ético de valor tem fundamento nas normas que determina o que deve ser feito, quais obrigações, interações e ações são corretas ou incorretas.

   A base de uma sociedade democrática reside na educação pública de qualidade, uma que ofereça a todos as mesmas oportunidades educativas. Esta garantia é fundamental para o bem-estar e o desenvolvimento em todos os sentidos, de todas as crianças e jovens de uma sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com