TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Encontros e Desencontros – Crônica de Fernanda Mello

Por:   •  11/5/2019  •  Resenha  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Tarefa 4 / Unidade 4

Curso de Pedagogia.

Nome do aluno: Marina Mendonça Furtado Martion

Código do aluno: 823885.

Disciplina: Leitura e Produção de Textos

Nome do professor da disciplina: Prof.ª Dr.ª Marília Valencise Magri

 

Março / 2019

Encontros e Desencontros – Crônica de Fernanda Mello

 

Resenha crítica:

Na Crônica de Fernanda Mello, ela fala muito sobre o uso da internet, podemos utilizá-la com sua linguagem e modos próprios, opera uma mudança substancial nos hábitos e recursos de busca e uso de informação. Como várias tecnologias anteriores, como o registro da palavra escrita e depois a tecnologia dos tipos móveis, que facilitou o acesso ao livro,a Internet muda a própria relação com a informação. Mais do que isso, estas tecnologias operam mudanças na forma como o cérebro funciona e, portanto, altera a capacidade cognitiva dos usuários. Este projeto busca avaliar, por meio de experimento quantitativo, as diferenças de cognição mediante diversas formas de apreensão da informação, relacionando à hipertextualidade e multimodalidade, causadores de distração na leitura. Busca também fazer uma relação geracional, avaliando a cognição de acordo com a faixa etária do usuário e com o nível de uso da Internet.

Fazendo uma análise quanto as ideias de Fernanda, vejo que elas já se aplicam nos dias atuais, já que, vivemos no mundo onde as tecnologias de comunicação vem inovando, saímos do modelo antigo para um mundo cheio de possibilidades, vivemos uma atualidade onde a correria do dia a dia nos leva ao uso na internet cada vez mais, nos cobramos mais, sendo que não podemos esquecer que o tempo nem sempre é ao nosso favor, queremos muito do outro e esquecemos de olhar para nós mesmos e vermos qual resposta daríamos se estivesse no papel do outro,.          

O uso da tecnologias, que tendem a mudar o espaço e tempo, vem causando mais impacto ainda, quando saímos do modelo tradicional (analógico) e passamos a viver a inovação (digital), onde através da internet e das grandes mídias temos acesso a conteúdo (som, imagem e texto) que vem mudando as formas de entretenimento, ou aqueles, que oferecem a comodidade, de serviços como pagar uma conta sem sair de casa, o indivíduo vive uma realidade mais virtual se isolando do contato físico com outras pessoas.

Na crônica, podemos lembrar sobre o papel do professor também, pois tudo hoje é feito pela Internet e somos como educadores mediadores do processo de aprendizagem, na orientação dos seus alunos para a exploração da Internet. Não deve restringi-la às pesquisas virtuais, mas engajá-los em projetos de investigação, tendo a virtualidade como um dos caminhos explorados para esse fim.

Referências Bibliográficas:

http://www.fernandacmello.com/2011/07/cronicas-digitais-encontros-e.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (170.3 Kb)   docx (53.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com