TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola de Ensino Fundamental Hugo José Camelo Lima

Por:   •  28/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Questionário

Escola de Ensino Fundamental Hugo José Camelo Lima

Entrevistada: Diretora adjunta

  1. A instituição oferece o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira?

Os professores das disciplinas, História e Literatura, sempre incluem a cultura negra brasileira quando necessário, mas não durante todo o período escolar.

  1. Há projetos que englobam a cultura negra brasileira e indígena, contribuindo assim nas áreas social, econômica e política na história do Brasil?

Recebemos projetos durante o ano do MEC e secretarias de educação e sempre realizamos, sobre projetos de consciência negra trabalhamos principalmente no mês de novembro.

  1. A escola oferece projetos no dia da consciência negra?

Sim, é um projeto onde há integração de todas as disciplinas e é algo muito proveitoso. Temos dois alunos que moram na região quilombola que sempre contribuem para o conhecimento e curiosidade dos alunos.

  1. Já observaram situações de preconceitos entre os alunos?

Por mais que façam projetos de conscientização e integração entre as culturas sempre há aqueles que não aceitam, pois a diversidade numa escola é muito grande.

  1. Qual a sua opinião sobre a aplicação da História e Cultura Afro-brasileira no ensino fundamental e médio nas instituições públicas e privadas?

Sim, eu acho muito importante e deveria ser constante, não somente lembrar-se dos negros em novembro para realização de projetos para mostrar que fizemos a nossa parte, mas como brasileiros e profissionais qualificados deveríamos dar uma maior importância para a nossa cultura.

“Qual o papel pedagógico escolar sob o ponto de vista das leis?”

As leis foram implantadas para estudar a história e a cultura afro-brasileira nas escolas para abrir um diálogo construtivo com todos os envolvidos no processo educativo para ampliar a discussão que trata da diversidade cultural e étnico racial que ajudaram a formar o país. Através da pesquisa feita pode se identificar que as leis não são cumpridas corretamente que apenas se inclui a cultura afro-brasileira no dia da consciência negra quando deveria estar presente diariamente na escola. Se fosse debatido diariamente esse assunto na escola talvez não tivesse tanta discriminação e criminalidade contra os negros e os indígenas. Racismo é uma realidade que precisa ser tratado com  bastante esforço de todos por isso que foi implantado nas lei 10.639/2003 e 11.645/2008 e tornar obrigatório nas escolas o ensino da cultura e da história do negro e dos povos indígenas na sociedade brasileira, afinal é  nossa história. O papel pedagógico nas escolas é formar uma sociedade mais justa e igualitária, formar cidadãos para um mundo melhor. Com a implantação de projetos sobre a cultura afro-brasileira e nos ensinos das disciplinas história, literatura, arte, entre outros a escola estará cumprindo as leis e contribuindo para um mundo melhor.

Equipe: Amanda Izabelle Vieira Rodrigues,

Ana Paula da Silva,

Célia Jeane,

Érika da Silva,

Grayce Kelly de Magalhães Amorim,

Késsia Rodrigues,

Renata Samylla.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com