TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esperança e medo analogia

Por:   •  6/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

Esperança e Medo

 Ao analisarmos o livro de histórias do 5º ano do ensino fundamental da coleção plural, editora   Saraiva, publicado no ano de 2011, selecionamos o capítulo III Esperança e Medo pois levarmos em consideração fatores como: a utilização de imagens e problematizações que dialoguem com os acontecimentos de diferentes épocas com as atualidades.

 O Capítulo III aborda a esperança do período democrático anterior a ditadura, dizia respeito a ideia de um Brasil “moderno e avançado”. O medo do período militar, com repressão, censura e a falta de liberdade democrática.

 Em 1945 a ditadura de Getúlio Vargas chega ao fim. Durante seu governo, existiam outras ditaduras em diversos países europeus e ocorreu a segunda guerra mundial, que foi considerada por muitos uma guerra em nome da liberdade.

 O capítulo vem com oferta de atividades que visem desenvolver o senso crítico dos alunos; a diversidade de fontes oferecidas para melhor percepção dos alunos; e a clareza textual necessária para uma boa compreensão por parte dos estudantes.

 Os textos são de fácil compreensão, com conteúdos práticos para faixa etária dos alunos do 5º ano, expõem de forma lúdica e coerente o que será abordado.

 Nesse capítulo podemos observar o jogo de transição entre o Estado Novo para o período democrático de 1945 a 1964 e posteriormente para uma nova ditadura que se instalava no país.

 Temos a transição do governo Vargas para o governo JK, com isso abertura do mercado brasileiro ao exterior, aumento de consumo de sociedade com um todo, crescimento da participação popular para uma nova democracia, e com isso a reação de grupos nacionais e internacionais que levou a ditadura militar, onde foi instalada a repressão ao país e a combinação de acontecimentos a volta à democracia.

 O livro é um instrumento pedagógico de importante valor quanto ao auxílio ao professor em sala de aula ele vem com uma linguagem objetiva e de fácil interpretação, bem ilustrativo, correlacionando imagens com os temas abordados para que fique compreensível para o aluno.

 O autor propõe dicas de filmes e livros que abordam os mesmos temas para enriquecimento complementar dos conteúdos e mediação entre alunos e professor.

 

 

 

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com