TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Gestão Unopar adaptado Covid-19

Por:   •  17/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.822 Palavras (8 Páginas)  •  2.305 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        REGIMENTO ESCOLAR        8

3-        ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        9

4-        PLANO DE AÇÃO        10

CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        13

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é resultado de análises de textos, vídeos e pesquisas que mostram como a pedagogia funciona em múltiplos lugares, e como a gestão escolar é essencial na formação de educadores porque dá às pessoas uma perspectiva ampla. A estrutura administrativa e pedagógica da escola e o sistema educacional. Obviamente, o mundo vive um momento nunca antes vivido na história, a pandemia está mudando os tempos e os canais de educação têm que se adaptar a esta nova realidade.

A gestão escolar é um modelo educacional que visa estimular e coordenar diferentes aspectos de competências, talentos e habilidades educacionais, sempre otimizando o ensino. Seu objetivo é utilizar os princípios e estratégias necessários para melhorar a eficácia dos processos internos da organização. Para que a gestão escolar funcione adequadamente, ela tem seis pilares básicos: gestão pedagógica, gestão administrativa, gestão financeira escolar, gestão de recursos humanos, gestão da comunicação, gestão do tempo e eficiência dos processos. Mas, neste trabalho, resolveremos principalmente os dois problemas de gestão mais importantes da gestão do ensino e da gestão administrativa.

A gestão docente visa organizar e planejar a criação e aplicação de projetos pedagógicos. A gestão administrativa visa resolver problemas que envolvem vários recursos da organização (como materiais e financeiros). A gestão escolar é uma perspectiva de ação e um meio, ao invés do fim em si, porque o propósito da gestão é a aprendizagem eficaz dos alunos.

.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O processo histórico de vivência da pedagogia, juntamente com as mudanças e adaptações do país em diferentes momentos, tem ampliado o campo de atuação dos educadores. Hoje, consideramos a pedagogia uma combinação de técnicas, princípios, métodos e ferramentas de ensino e ensino que ajudam a compreender a educação relacionada à gestão escolar, entre muitas outras áreas. Quando falamos em professores, rapidamente pensamos na imagem do professor, mas nem todos sabem que esse profissional pode atuar como gestor escolar, supervisor, coordenador ou consultor educacional.

O pedagogo não esta limitado apenas os espaços escolares atualmente vem crescendo as oportunidades de atuação dentro de ONGs, órgãos municipais, estaduais e federais, hotéis, empresas privadas, museus hospitais dentre outros. (Libâneo 2001). Diante desta vasta demanda é necessário desenvolver ações educativas que alcance vários espaços, afinal o ato de ensinar não é limitado apenas aos muros escolares.

Para chegarmos a estas conquistas passamos por muitas mudanças dentro da educação, a pedagogia tem como inicio na Grécia Antiga quando o homem inconformado com questões que já não era possível responder através da religião, passando então a se questionar acerca do por que ensinar?   Ou, para que ensinar? E qual é a melhor forma? (ARANHA, 2006).

Mas apenas em 1.759, com a expulsão dos jesuítas começaram as verdadeiras mudanças para a educação, com a reforma Pombalina, tornando o Estado detentor da educação criando aulas regias com intuito de suprir as disciplinas oferecidas anteriormente nos colégios jesuítas, outro fato marcante para educação no Brasil se deu em 1.924 com o surgimento associação  Brasileira  de  Educação  e  em 1.930 com   a criação do   Ministério   da   Educação   e   da   Saúde   Pública,   e   desde   então   a   educação vem   passando   por   grandes   mudanças.   Mas  foi   só   em   1.939   que   foi   criado   o primeiro   curso   de   pedagogia   do   Brasil,     como   objetivo   a   educação de crianças dos anos iniciais e também a Gestão Educacional, em 1968 após a Lei de numero 5.540 ampliando os espaços de atuação.

  1. REGIMENTO ESCOLAR

Regimento Escolar conjunto de normas que contem competências administrativas, didáticas e pedagógicas um manual pratico, de caráter legal que deve ser elaborado não somente pela gestão, mas com participação da comunidade escolar.

  1. Qual a função do regimento no ambiente escolar?

Estabelecer regras para os respectivos cargos desenvolvidos na unidade escolar, dando diretriz as suas atuações, desta forma o diretor fica livre de todas as ordens, podendo se concentra no seu trabalho. O regimento é o cumprimento das ações educativas do estabelecimento, sendo essencial para a instituição visando qualidade no ensino e uma gestão democrática.

  1.  Quais aspectos são contemplados em um regimento escolar?

Deve seguir padrões determinados pela Secretaria de Educação, de acordo com a legislação aplicada no País, estado ou Município, cabendo a cada Instituição de Ensino adequar conforme sua realidade.

O Regimento deve conter etapas da educação básica oferecido, organização administrativa e pedagógica, funcionamento dos órgãos colegiados, calendários, normas, regras para utilização do espaço escolar, controle de frequências, aprovação e reprovação de alunos, entre outras informações pertinentes a unidade escolar e seu funcionamento. Após elaboração do documento deve ser aprovado pelo conselho escolar e órgão regional da Secretaria de Educação Estadual ou Municipal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (155.8 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com