TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Adaptado Covid 19 Educação Infantil

Por:   •  7/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.716 Palavras (15 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        7

3        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        9

4        ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEPOrÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        11

5 METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        13

1-        PLANOS DE AULA        15

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns temas teóricos práticos que permeiam o dia a dia da prática docente, especificamente do  Educador Infantil. É de grande importância que o estudante de Pedagogia, futuro educador, tenha uma ampla gama de conhecimentos teóricos, isso ajudará na resolução de vários conflitos que encontrará durante o exercício de sua profissão. O modelo de estágio adaptativo Covid-19 surgiu para substituir o estágio de regência em sala de aula devido à necessidade de distanciamento social. Dessa forma, ele trouxe para as discursões temas bastante relevantes para a atuação docente.

O relatório apresenta assuntos variados que o educador convive no cotidiano da sua prática, assuntos que ele precisa conhecer e dominar para desenvolver um trabalho com qualidade e excelência. O primeiro tema trata da construção do Projeto Político Pedagógico e trás algumas reflexões sobre a importância desse documento para a identidade da Instituição de Ensino. Seguindo, são relatadas algumas atividades que o educador infantil desenvolve no espaço escolar e  sua inter-relação com a equipe administrativa Pedagógica. Aborda também sobre os Temas Contemporâneos Transversais da BNCC, assim como o uso das Metodologias Ativas no processo de Ensino e Aprendizagem.

Compreendendo a relevância dos conhecimentos de temas como estes, faz-se necessário o educador refletir sobre sua prática e o desenvolvimento do seu planejamento de aula, que deve ser construído voltado para uma aprendizagem significante em todas as áreas do conhecimento. Dessa forma, os planos de aula contido neste trabalho procurou englobar a formação integral do sujeito em sua totalidade. E mesmo construído diante de uma situação hipotética, ele viabiliza uma prática  enriquecedora, uma vez que contribui para reflexões da realidade docente tal como ela acontece.

 


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A educação infantil, primeira etapa da Educação básica, é o primeiro contato da criança com um mundo completamente diferente do qual está acostumada.  É lá que a criança terá seu primeiro contato com pessoas fora do seu convívio familiar. Isso contribuirá para o desenvolvimento de sua personalidade, sua autonomia e construção de laços de amizades, além disso, na Educação Infantil, a criança dará os primeiros passos em direção à educação formal. Diante disso, muitos se perguntam qual o papel do educador e da escola nessa etapa de ensino. Alguns especialistas e pensadores acreditam que nessa fase, a escola deve priorizar jogos e brincadeiras e oferecer à criança momentos de interações e socializações com os coleguinhas, sem se preocupar muito com o ensino formal. Assim o papel do professor se resumiria apenas em acompanhar e estimular a criança e não ensinar.

        No artigo de Juliana Campregher Pasqualini, em sua pesquisa de mestrado, é relatado esse ideário antiescolar nessa faixa etária pregado pela literatura contemporânea. Para essa perspectiva a Educação Infantil faz parte da educação básica, mas não tem como objetivo o ensino, apenas as relações educativas pedagógicas, entende-se que o desenvolvimento infantil depende da maturação biológica e esses estágios precisam ser respeitados.

Diante dessas negativas, a autora mergulha nos estudos da psicologia Histórico cultural de L. S. Vigotski, A. N. Leontiev e D. B. Elkonin, onde busca identificar a concepção geral de desenvolvimento infantil e as especificidades desse período do desenvolvimento sobre os quais possam operar o ensino escolar. Na perspectiva dos autores citados, a realidade social/cultural em que a criança está inserida é que definirá o seu nível de desenvolvimento, ou seja, quanto mais contato essa criança tiver com o mundo exterior social/cultural, maior será seu desenvolvimento psíquico, as atividades formais mediadas pelo professor estão inseridas nesse processo.  

        Partindo disso, acredita-se que o papel diretivo do professor no Ensino Infantil é fundamental para o desenvolvimento da criança. A apropriação do conhecimento precisa ser organizada e mediada pelo professor, as atividades lúdicas, os jogos e as brincadeiras fazem parte desse universo, mas elas devem ser preparadas com propósito educativo, de forma planejada e cuidadosa. É de responsabilidade da escola e do educador promover o desenvolvimento didático da criança, e o ensino nessa faixa etária  deve ser atraente e prazeroso, sem qualquer rigidez ou alienação. O tempo e o espaço da criança, também, devem ser respeitados, suas dificuldades trabalhadas individualmente para que o ensino aprendizagem ocorra de forma integral.  

Elkonin (1960) afirma que o desenvolvimento da criança no início da escola depende em grande medida do grau de preparação com que o conhecimento chega ate ela, o que por sua vez é determinado pela educação na primeira infância e na idade pré-escolar.  Alerta também para os possíveis prejuízos que a ausência de um trabalho pedagógico de qualidade pode acarretar no desenvolvimento dessa criança.

        Conclui-se, portanto, que é papel do professor na Educação Infantil conduzir a aprendizagem, e ela deve ocorrer de maneira contínua e eficaz. Ele deve atuar utilizando-se de meios que despertem na criança a curiosidade e interesse pelo conhecimento. Ou seja, seu papel é promover o ensino, facilitar e conduzir o desenvolvimento integral nesse sujeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (182.3 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com