TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio historia unopar 4º semestre

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.821 Palavras (16 Páginas)  •  3.270 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA – 3º/4º SEMESTRES

Vanilza ramalho dos santos

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –

3º/4º SEMESTRES – OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 3]

Cidade

2014

Vanilza ramalho dos santos

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –

3º/4º SEMESTRES – OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Curricular Obrigatório I – 3º/4º Semestre (100 horas)

Orientador: Fabiane Luzia M. Santos

Tutor eletrônico:

Tutor de sala: Flavio couto melo

Polo de Apoio Presencial: Betim polo II

Betim

2014


  1. ESTUDO DE ARTIGO

            A transição do 5º para o 6º ano parece ser uma ruptura entre a educação infantil e o ensino fundamental, pois são isso que é passado aos alunos que deixam para traz a “tia” polivalente, as salas coloridas, as brincadeiras de crianças para enfrentar professores desconhecidos entrando e saindo da sala de 50 em 50 minutos, alunos muito mais velhos do que eles, notas no lugar de conceitos e a multiplicação das tarefas. Isso pode assustar pais e alunos, a insegurança é notada, pois nessa adaptação muitas notas serão baixos e muitos alunos reprovados.

Para os professores do ensino fundamental, eles deixam de serem crianças e passam a ser considerados pré-adolescentes, mas, enquanto na escola infantil eles eram considerados os grandes, agora são considerados os pequenos e essas novidades e mudanças na rotina deve ser considerada pois deve haver um tempo para a adaptação.

 Segundo os professores é comum ver alunos perdidos nos primeiros dias de aula. Enquanto na escola infantil os pais os levam pela mão até a sala onde vão estudar e aproveitam para conhecer a professora, no ensino médio o aluno quase sempre entra sozinho e isso para eles pode ser assustador, uma escola grande, com centenas de alunos, salas e corredores desconhecidos acaba se tornando um labirinto. Os primeiros desafios são a sala onde vão estudar, depois o entra e sai de professores, os horários das aulas, a hora do recreio sem a supervisão do professor, onde fica os banheiros e essa confusão podem durar dias ou até semanas.

As escolas tratam essa transição como algo natural, mas medidas devem ser tomadas para que não se torne algo impactante na vida do aluno, pois muitos se sentem desmotivados e acabam abandonando a escola, e a participação dos pais é de suma importância.

A escola e a família devem dividir a responsabilidade com a educação da criança, pois essa etapa é muito importante para a vida do aluno e se não houver esse cumplicidade será muito difícil para ambas às partes. Com a participação da família o aluno se sentirá seguro para que educação desejada por pais e escola seja alcançada. As reuniões entre escola e comunidade refletem em uma educação de qualidade, todos interagindo para um bem comum e o beneficiado será sempre o aluno. O interessante seria que essas reuniões começassem mesmo antes que os alunos fizessem essa transição, assim eles e os pais já estariam a par da rotina da escola e o impacto seria menor, e as novidades deixem de ser encaradas como um problema, mas como um caminho de conquista, autonomia e autoconfiança.

Essa transição coincide com a entrada na adolescência, por isso pais queixam que a troca de escola deixou o filho mais rebelde, problemas que não existiam na escola infantil agora são comuns no ensino fundamental, notas baixas, atritos com alunos e professores, desmotivação, cansaço, preguiça entre outros, pois agora múltiplos interesses além da escola chamarão sua atenção como baladas, namoro, futebol e a escola e pais devem respeitar essas mudanças. Segundo os professores, com a participação da família na vida escolar, os alunos tendem a demonstrar comportamentos menos agressivos e mudanças menos radicais em seu comportamento e rendimento.

O que professores, escola e pais devem deixar claro para o aluno é que essa transição e algo necessário para o seu crescimento pessoal, que as dificuldades e angustias do início se tornarão momentos agradáveis, que experimentar o novo se tornará algo produtivo e abrirá um campo de possibilidades para o seu desenvolvimento social e intelectual.

2- A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA  

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 

Nome da escola: caixa escolar Edna de Fatima Medeiros

Endereço: Rua sete, nº 135, bairro jardim das roseiras MG.

Órgão mantenedor: Federal ( ) Estadual (  x )   Municipal (   )   Particular (   )  

Horário de funcionamento: Manhã (x) Tarde (x) Noite ( )  

Séries ofertadas: 1ª ao 5º anos do ensino infantil, 5º ao 9° anos do ensino fundamental e 1º ao 3º anos do ensino médio.

Número de alunos: 669

2. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA ESCOLA

Ambientes físicos

Salas de aula (quantas) 14

Secretaria (x)         

Pátio interno (x)

Pátio externo (x)

Quadra coberta (x) Quadra aberta (   )

Refeitório (x )

Cozinha (x)

Sanitário feminino (x)

Sanitário masculino (x)

Sanitários para professores (x)

Biblioteca (x)

Sala de vídeo e TV (x)

Sala de leitura (   )

Laboratórios (x) especificar. Existe a sala de laboratório, mas não é usada porque ainda não foram comprados os equipamentos necessários para o uso dos alunos.

Outros (quais) não

Materiais:

Mobiliário: tipo e quantidade se carteiras e cadeiras. Em torno de 500 mesas e 500 cadeiras.

Quadro negro (x)

Bebedouros (x)

Mimeógrafo (x)

Copiadora (Xerox) (x)

Televisão (x) quantas: Cinco

Vídeo (   ) quantos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (158.6 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com