TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estimulaçao de bebe

Por:   •  21/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  2.269 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Curso: Pedagogia     Turma: 2015/2 Semestre: 4º  

Disciplina: Estimulação de Bebês

Professora: Georgia Borges

Polo: Cuiabá-MT

Acadêmico: Natalia Karoliny Oliveira da Costa         RGM: 053.10528

ATIVIDADES

1)  Qual é influencia da afetividade no processo de aprendizagem da criança?Por que as primeiras experiências do bebê se tornam tão importantes para a aprendizagem? Relacione sua resposta com o vídeo Conceitos Fundamentais: 1 - As experiências moldam a arquitetura do cérebro. Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=eSAHbDptGh4 

Os primeiros anos de vida são muito importantes para os bebes desde o ventre de sua mãe ele já interage com ela, sendo com um carinho na barriga, uma conversa, a partir dai já se faz presente a comunicação, quando ela nasce começa a se comunicar através dos sons e gestos sendo o principal o choro, onde a mãe já realiza os “primeiros socorros”, vendo fralda roupas e alimento, tudo no lugar, isso acaba por ser uma ação em cima de uma reação. Para se criar um ambiente afetuoso onde contribua com a aprendizagem é necessário que o professor entenda e compreenda a chegada do aluninho, cada um vem com um apego e várias aprendizagem, nestes casos, o ambiente precisará ser cheio de compreensão, carinho, motivação, confiança e respeito, quando o aluno se sente seguro seu desenvolvimento é melhor adquirido por si e mais natural onde a criança não se sinta bloqueada.

A afetividade é algo que deve estar sempre presente na sala de aula, mas nem sempre a sua importância é levada em consideração. Fundamentado nas ideias que o ser humano deve ser visto como um todo é de suma importância considerar o papel da afetividade no desenvolvimento psicológico e na formação de conhecimentos cognitivo-afetivos, os mesmos são inseparáveis, as capacidades cognitivas necessitam da presença de aspectos afetivos.

A abordagem de Paulo Freire também destaca a afetividade no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a relação cria um vínculo, onde há afetividade, que por sua vez, é benéfico para o aluno, auxiliando inclusive na sua formação e transformação. A aprendizagem nada mais é do que esse maravilhoso e complexo processo pelo qual o cérebro reage aos estímulos do ambiente, e ativa suas sinapses (ligações entre neurônios passam os estímulos), tornando-as mais intensas e velozes.

2) Diante do que você leu sobre a teoria do apego, qual é a importância do desenvolvimento do Apego Seguro para o processo de desenvolvimento saudável do bebê. Relacione sua resposta com o vídeo: Conceitos Fundamentais: 3 - O stress tóxico prejudica o desenvolvimento saudável. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dZazltqAti0

O sentimento do bebê em relação a seus pais é um apego, na medida em que ele sente nos pais a base segura para explorar e conhecer o mundo a sua volta. O Apego é uma expressão usada tanto pelo senso comum quanto nos meios acadêmicos. Popularmente usa-se com frequência expressões como: fulano é muito apegado à sua mãe; beltrano é muito apegado à sua família ou o seu namorado.

A criança que tem em sua experiência um modelo seguro de apego vai desenvolver expectativas positivas em relação ao mundo, acreditando na possibilidade de satisfação de suas necessidades. Assim, o que se compreende é que as relações de apego têm uma função-chave no seu desenvolvimento na aprendizagem, na sua emoção e física e intelectual é também na sua relação de segurança.

O que seria o estresse prolongado e repetido em crianças pequenas e que repercutirão em suas vidas para sempre. Estão incluídos neste tópico os abusos físicos, sexuais, a fome, a violência doméstica, o ambiente do entorno entre outras coisas.

 É o caso do estresse tóxico, o qual ocorre quando a criança aciona com frequência o seu sistema de reação ao estresse, devido à vivência de situações severas, como abuso, negligência e ausência da convivência com um adulto que a acolha e acalme. Esses fatores fazem com que a resposta ao estresse continue ativada, gerando em longo prazo um sistema de resposta ao estresse permanentemente em alerta, reduzindo o número de sinapses nas regiões cerebrais responsáveis pela aprendizagem e raciocínio.

Diante dessa situação se não acolher essa criança ele vai ocorrer uma série de  risco no seu  desenvolvimento na aprendizagem  pode sofrer uma série de problemas emocionais no futuro da sua vida. O conhecimento adquirido até o momento, de como se dá o estabelecimento dos comportamentos de apego, da influencia  da afetividade da aprendizagem e até mesmo como se dá aprendizagem e todo processo de ensino e aprendendo em crianças tratando a criança com carinho, amor e respeito entre outros mais para que a criança sinta feliz e sem estresse emocional para contribuir um adulto realizado em toda sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (209.1 Kb)   docx (987.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com