TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas de Desenvolvimento Piaget

Por:   •  11/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 5

Estágio Impulsivo-emocional: ocorre no primeiro ano de vida. A afetividade orienta as primeiras reações do bebê. É período das necessidades alimentares e posturais. Os primeiros gestos são manifestados a partir da emoção. Por volta dos seis meses à criança manifesta um maior numero de expressões emocionais como: raiva, dor tristeza, alegria, começa a engatinhar e por volta dos 9 meses desenvolve o humor.

1º momento: Impulsividade motora

Wallon descreve esta primeira etapa, como aquela em que o ser é quase o organismo puro e sua atividade apenas por reflexos e movimentos impulsivos.

Nas primeiras semanas após o nascimento, a atividade do bebê está totalmente monopolizada pelas necessidades primárias fisiológicas, sejam elas tônicas-posturais alimentares ou de sono. Tais necessidades não são mais automaticamente atendidas como eram durante o período fetal, o que causa na criança momentos de espera, de ansiedade e de desconforto, causando as descargas motoras, que são movimentos reflexos, impulsivos, descontínuos, não intencionais, que não nenhuma outra utilidade a não ser a de obter a diminuição do estado de tensão. É a manifestação de uma impulsividade pura.

2º momento: Emocional

A impulsividade se traduz em sinais que esta elecem entre a criança e o adulto um ciclo de trocas que acabam por construir as reações do bebê a seu meio e vice- versa.

Criando um canal de comunicação entre o bebê e seu  meio, em que a troca é essencialmente afetiva e inicialmente sem relação intelectual. “Afetivo” aqui se entende como a capacidade de afetar o outro, contagiando-o para o atendimento de uma necessidade. O bebê afeta o meio que vive, obtendo respostas para suas necessidades.

Aos seis meses de vida a criança passa a produzir atividades repetitivas, movimentos casuais, repetidos intencionalmente levando a conexão entre seus movimentos e os efeitos derivados, causando na criança a satisfação na repetição. Essas atividades são chamadas de atividades circulares e contribuem para que os gestos das crianças fiquem cada vez mais precisos, isso provoca uma organização dos campos sensoriais o que proporciona novas possibilidades e progressos na percepção, manipulação e constituição da linguagem.

Estágio Sensório-motor e projetivo: Vai até os três anos de idade. A criança procura explorar o mundo ao seu redor, suas principais atividades são a marcha e a fala, brinca com objetos e caminha, além do desenvolvimento da função simbólica e da linguagem. O termo projetivo significa que a ação do pensamento precisa dos movimentos para se exteriorizar. Para Wallon (1986),o ato mental se desenvolve a partir do ato motor.

1º Momento (ate 2 anos):

A criança manipula objetos, os da nomes, usando esse identificação perceptiva a ajuda a distingui-los, compara-los dentro de categorias como: forma, tamanho, peso, etc. Ela também encanta-se com os movimentos do seu corpo, tenta reproduzir gestos a fim de obter o efeito que lhe causou uma sensação agradável. O desenvolvimento da marcha e da linguagem expandem as possibilidades de relação com o mundo além de permiti-la medir distancias, direções, transportar objetos de lugar sendo esse passo para a conquista da autonomia construindo um novo mundo a partir e suas ações;

2º Momento: Projetivo (dos 2 aos 3 anos)

A estrutura do pensamento ainda precisa do auxilio dos gestos para se expressar, o gesto da criança precede a palavra. Imaginação e representação estão ligados, o gesto forma o pensamento. A criança cria uma nova relação com o mundo e com o seu corpo através do desenvolvimento da marcha. Através da linguagem a criança consegue ordenar, localizar e distribuir objetos  no espaço além de distinguir as limitações dos acontecimentos em que esta inserida. A imitação e simulação são partes importantes do momento projetivo, a criança reproduz modelos de pessoas que atraem ou situações que a agradam, nesse estagio passa a ser um ato imediato.

A função simbólica permite representar o real, elaborando no plano mental o espaço e tempo, bem como a distribuição de objetos. Apenas aos 2 anos de idade a criança reconhece a sua imagem no espelho, com isso afirma-se que a criança diferencia o seu “eu” corporalmente.

Estágio do Personalismo: ocorre dos três aos seis anos. Nesse estágio desenvolve-se a construção da consciência de si mediante as interações sociais, reorientando o interesse das crianças pelas pessoas; a criança é opositora, imitadora, curiosa. Ela confronta com tudo sem motivo aparente. Tem necessidade de conquistar autonomia, é o período em que diz não a tudo, nesta fase a criança gosta de imitar um personagem, alguém preferido.

1º Momento (3 anos): Oposição

Tem-se uma crise de oposição ao outro, sem motivo aparente muitas vezes; a oposição deve ser entendida como uma busca de afirmação, a criança tem prazer em confrontar seu ambiente e construir sua independência.

2º Momento (4 anos): Sedução

Nesta fase a criança constitui sua identidade e ja sabe usar da simulação (ex: manha) para conseguir algo, tem necessidade de ser admirada e de sentir que agrada os outros, pode se tornar ciumenta e competitiva.

3º Momento (5 anos): Imitação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com