TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Piaget

Por:   •  15/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.309 Palavras (10 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 10

ESTÁDIOS DE DESENVOLVIMENTO DE UMA CRIANÇA

 

Estádio pré-operatório.

ESTÁDIOS DE DESENVOLVIMENTO DE UMA CRIANÇA

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................04

1.0  Desenvolvimento................................................................................................10

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................13

                                                                

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................14


INTRODUÇÃO

 Foi proposto ao grupo avaliar uma criança de acordo com as teorias estudadas e desenvolvidas por Jean Piaget. Escolhemos um menino com idade de 9 anos. O teste foi realizado na casa de uma das alunas em Espírito Santo do Turvo, ocorreu como o esperado e o teste foi bem sucedido.

Segundo Piaget, uma criança de 9 anos se encontra no estádio Operatório Concreto, porém a idade é apenas um dos pré-requisitos para definir em qual a estádio a criança se encontra, pois assim como no nosso caso, onde a criança mesmo com 9 anos se encontra em um estádio antes do que seria o “adequado” á sua idade, também há casos em que a criança está em um estádio acima. Há vários fatores que influenciam essa definição. O meio em que a criança se encontra, a cultura e as idealizações são as principais influencias.

Estádio sensório-motor:

O primeiro momento do desenvolvimento lógico é denominado sensório-motor porque nele se verifica uma coordenação sensório-motora da ação, baseada na evolução da percepção e da motricidade. Estende-se do nascimento ao aparecimento de linguagem, isto é e 0 meses até por volta dos 2 anos. Uma fase rápida, embora muito importante e Piaget situa a origem de um comportamento inteligente.

O período é dividido em 6 subestádios, que são:

.Exercício de Reflexo- Atividade puramente reflexa, como sugar.

.Relações circulares primárias- Formação dos primeiros hábitos, repetir comportamento do próprio corpo, esses subestádio vai até 4 meses.

.Coordenação de visão e preensão e começo das reações circulares secundárias. Criança repete os comportamentos, que produz efeito e faz intencionalmente, não há busca de um objeto desaparecido, esse subestádio vai até 8 meses.

.Coordenação de esquemas secundários com utilização em certos casos, de meios conhecidos com vista á obtenção de um objeto novo. Começa a busca de um objeto desaparecido, mas sem localizar, esse subestádio vai até cerca de 11 meses.

.Determinação dos esquemas de ação por reação circular terciaria e descoberta de meios novos, busca do objeto desaparecido com localização, esse subestádio vai até aproximadamente 18 meses.

.Inicio da interiorização dos esquemas e solução de alguns problemas após interrupção da ação e ocorrência de compreensão súbita. Ao defrontar-se com uma situação problemática, a criança, numa conduta que anuncia a representação para, observa detidamente a situação e, em seguida, apresenta uma resposta. Há então, “generalização do grupo pratico de deslocamento”, com incorporação no sistema de alguns deslocamentos não perceptíveis, esse subestádio vai até mais ou menos 2 anos.

Estádio Pré-Operatório:

O segundo estádio do desenvolvimento lógico, denominado objetivo-simbólico, ocorre aproximadamente dos 2 anos até cerca de 7 anos, e caracteriza-se pela organização das operações concretas, tendo uma estrutura pré-operatória.

É nesta fase que surge na criança, a capacidade de substituir um objeto ou acontecimento por uma representação, esta substituição é possível, conforme Piaget, graças à função simbólica. Neste estagio a criança já não depende unicamente de suas sensações, de seus movimentos, mas já distingue um significador (imagem, palavra ou símbolo) daquilo que ele significa (o objeto ausente), o significado, é importante ressaltar o carácter lúdico do pensamento simbólico. Assim este estágio é também muito conhecido como o estágio da Inteligência Simbólica.

A criança deste estágio: é egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro, não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação, já pode agir por simulação, "como se", possui percepção global sem discriminar detalhes e deixa-se levar pela aparência sem relacionar fatos. Podemos dizer que a criança e ego centrista da sua maneira ou seja, implica a ausência da necessidade, por parte da criança, de explicar aquilo que diz, por ter certeza de estar sendo compreendida. Da mesma forma, o egocentrismo é responsável por um pensamento pré-lógico, pré-causal, mágico, animista e artificialista. O raciocínio infantil não é nem dedutivo nem indutivo, mas transdutor, indo do particular ao particular; o juízo não é lógico por ser centrado no sujeito, em suas experiências passadas e nas relações subjetivas que ele estabelece em função das mesmas. Os desejos, as motivações e todas as características conscientes, morais e afetivas são atribuídas às coisas (animismo). A criança pensa, por exemplo, que o cão chora porque esta com saudades da mãe. Por outro lado, para as crianças até os sete ou cinco anos de idade, os processos psicológicos internos têm realidade física: ela acha que os pensamentos estão na boca ou os sonhos estão no quarto. Dessa confusão entre o real e o irreal surge a explicação artificialista, segundo a qual, se as coisas existem é porque alguém as criou.

Do ponto de vista do juízo moral observa-se que, a princípio, a moral é totalmente heterônoma, passando a autônoma na medida em que a criança começa a sair do seu egocentrismo e compreender a necessidade da justiça equânime e da responsabilidade individual e coletiva, independentes da autoridade ou da sanção imposta.

Estádio Operações Concretas:

Neste estádio Operações Concretas, chamo o estádio do desenvolvimento lógico. As operações baseiam-se nos objetos e não ainda em hipóteses faladas verbalmente. Sendo a fase que Piaget denomina de Agrupamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (252.9 Kb)   docx (856.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com