TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas na implementação de um projeto de formação de professores

Pesquisas Acadêmicas: Etapas na implementação de um projeto de formação de professores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 4

de um projeto pedagógico

Montar um projeto requer um bom planejamento e muita pesquisa, onde geralmente ele é discutido e planejado entre coordenadores e professores, onde cada professor faz suas adaptações para adequá-lo a seus alunos e às suas necessidades.

Trabalhar com projetos na escola exige um envolvimento muito grande de todos os participantes, onde através dele construiremos conhecimento e desenvolveremos as múltiplas inteligências, isto porque entendemos a educação como um processo de autonomia que se dá através da reflexão.

Abaixo destacamos em tópicos cada etapa para melhor elaborar um projeto educativo.

- Definir o tema: Ter em mente o que este projeto irá contribuir para ampliar o conhecimento dos alunos é importante que eles participem. O projeto deve ser multidisciplinar, para que o tema possa ser trabalhado sob a ótica de diferentes disciplinas.

- Definir os objetivos gerais: Para definirmos os objetivos gerais primeiramente precisamos definir qual será o objetivo da aplicação, que estaremos tentando buscar com este projeto. Também precisamos ter em mente qual será o impacto que o projeto causará nos alunos.

- Definir os objetivos específicos: São os objetivos mais precisos e detalhados, que deverá manter coerência com os objetivos gerais.

- O projeto e a proposta pedagógica da escola: Ao elaborar o projeto educativo, devemos levar em consideração a relação que ele causará com a proposta pedagógica da escola. Tanto na fase de elaboração como nas fases de execução e avaliação, o projeto deve levar a escola a refletir sobre sua proposta pedagógica e buscar formas de aperfeiçoa-la.

- Justificativa: A equipe deve refletir sobre o motivo que fará valer a pena realizar o projeto.

Questionar a importância de aplicar o projeto, a resposta a esta pergunta será a justificativa, o motivo pelo qual estaremos aplicando o projeto educativo na escola para nossos alunos.

- Metodologia: Devemos dar atenção especial à metodologia, em especial é necessário que ela seja:

1. Colaborativa, envolvendo equipes cujos membros demonstrem esforços na consecução de um fim comum.

2. Integrativa, envolvendo professores, alunos e, se possível, funcionários e até mesmo membros da comunidade externa, como os pais dos alunos.

3. Multidisciplinar, envolvendo pessoas cuja formação, atividade profissional e interesses abranjam as diferentes disciplinas em que hoje se segmenta o trabalho escolar.

4. Abrangente quanto à faixa etária dos participantes, envolvendo alunos de diferentes séries numa mesma equipe.

Também é importante que o projeto evidencie:

* Qual será a contribuição para modificar os hábitos de trabalho e a formas de aprendizagem na escola;

* Como será organizado o tempo e o espaço da escola, de modo que as atividades envolvendo equipes multidisciplinares e aluno de múltiplas serie que possam ser desenvolvidas integralmente no ambiente escolar.

- Atividades: Especificar as atividades centrais que levará à realização dos objetivos específicos do projeto.

- Acompanhamento, avaliação e disseminação:

1 – Acompanhamento: Como será feito o acompanhamento do projeto? A equipe deverá definir e relacionar as formas de acompanhamento e registrar os efeitos do projeto.

2 – Como serão medidos os efeitos do projeto? Relacionar os indicadores, os efeitos do projeto nos alunos, professores e os demais participantes, à medida que as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com