TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extensão a comunidade

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE COLABORATIVA

Itapecerica da serra 16/11/14

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

Nome: Luzinar Ribeiro da Silva Machado

RA: 5201942059

TUTORA KAREN ROBERTA MORIGGI

Itapecerica da Serra 16/11/14

• Introdução

Se tratando de educar para saúde, há de se buscar uma pratica participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a idade e série. A presença do educador com uma nova visão se torna indispensável e fundamental, pois é preciso que saber seja aplicado a todos, é preciso facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento cientifico a respeito do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em pratica certos hábitos que contribuirão decisivamente com o corpo e como meio ambientes. Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajudaram viver melhor, sem duvida alguma, ele estará motivado a coloca-los em pratica com regularidade.

• Objetivo Geral

A escola e a comunidade de mãos Dadas com a Saúde objetivo principal do projeto Escola e comunidade de Mãos Dadas com a Saúde é informar os alunos para o direito à saúde, sensibiliza-los para a busca permanente da clareza de seus determinantes se capacitá-la para a utilização de medidas práticas de promoção, proteção e melhoria da saúde. Escola e comunidade de mãos Dadas com Saúde.

• Público-alvo

Ensino fundamental 1

• Objetivos Específicos

Pensar sobre os vários pontos de vistas existentes em seu meio escolar e familiar, oferecer por meio de atividades interativas tornarem melhor o ambiente escola, estimular os alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos sobre o meio ambiente em sua comunidade, zelar pelos direitos próprios, alheios a um ambiente cuidado, limpo e saudável na escola, em casa e na comunidade propiciar aos alunos ferramentas de educação ambiental que venham a contribuir no processo de ensino-aprendizagem, levar o aluno ao conhecimento e valorização do próprio corpo, assim como a doção de hábitos saudável como um dos aspectos básicos da qualidade de vida agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e a saúde coletiva; Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene e saúde ;identificar doenças causadas pela falta de higiene na comunidade; argumentar as formas de higiene corporal, bucal, coletiva e ambiental; Estimular para a pratica correta de tomar banho, cortar as unhas e cabelos; Adotar hábitos de auto cuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo.

• Proposta pedagógica

Busca se através desse projeto Escola e comunidade de Mãos Dadas com a saúde a agrupar dos temas travessais de modo a facilitar o entendimento da realidade, visando a realidade desenvolver no aluno a visão critica de um estilo de vida digno. Os maus hábitos alimentares, o excesso de consumo de drogas licitas e ilícitas, o desenvolvimento desordenado das cidades com o lixo espalhado poluindo o ar, água, o solo, a extinção de animais e plantas são alguns problemas de Ordem humana e ambiental que prejudica a saúde e preocupa todos os cidadãos. A escola deve priorizar a discursão dessa temática com os alunos e a comunidades locais, valorizando e entendendo melhores formas de se relacionar com a natureza buscando um olhar não apenas para os problemas, mas para suas soluções. A metodologia do projeto Escola e comunidade de Mãos Dadas com a saúde, serra baseado numa proposta interdisciplinar fundamentada em pesquisas e conhecimentos empíricos, painéis, reflexão, leituras, construção de livros, plantação de hortas, coletas de lixo, palestras, produções textuais e artísticas relacionados ao tema central. A proposta desse projeto será realizar uma grande mobilização envolvendo toda a comunidade em varias atividades e com a finalidade de conscientiza-los sobre a questão ambiental. Através das Campanhas educativas utilizando os meios de comunicação com radio, carro de som, folder, cartazes, a fim de informar e incentivar a população sobre a problemática ambiental serão realizadas durante a exceção do projeto. A mediação será realizada pelos educadores deste estabelecimento e que nos educadores, somos o exemplo vivo para os alunos, portanto, assim como orienta-los, devemos também praticar bom hábitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com