TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATORES QUE CONTRIBUEM PARA OS ELEVADOS ÍNDICES DE ANALFABETISMO ENTRE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  20/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.059 Palavras (13 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

FACULDADE EVANGÉLICA DO PIAUÍ

                                        PEGAGOGIA

               DOMINGOS RODRIGUES PORTO NETO

FATORES QUE CONTRIBUEM PARA OS ELEVADOS ÍNDICES DE ANALFABETISMO ENTRE JOVENS E ADULTOS

PALMAS DE MONTE ALTO/BA

                                                2018

           DOMINGOS RODRIGUES PORTO NETO

        

FATORES QUE CONTRIBUEM PARA OS ELEVADOS ÍNDICES DE ANALFABETISMO ENTRE JOVENS E ADULTOS

   

Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia, ofertado pela FAEPI - Faculdade Evangélica do Piauí, à Disciplina Pesquisa em Educação I e II, como requisito parcial para obtenção de nota.

 Professora Orientadora: Julinésia Cristina Costa Reis

PALMAS DE MONTE ALTO/BA

                                               2018

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..........................................................04
  2.  JUSTIFICATIVA.......................................................05
  3. OBJETIVOS..............................................................06

3.1 OBJETIVOS GERAL.................................................06

3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS....................................06

  1. PROBLEMA.............................................................07
  2. HIPÓTESES.............................................................08
  3. REFERENCIAL TEÓRICO.......................................09

6.1 COMPREENSÃO DO PAPEL DA FAMÍLIA................09

6.2 COMPREENSAO DO PAPEL NA ESCOLA................09

6.3 FAMÍLIA E ESCOLA : UMA PRESENÇA NECESSÁRIA.........09

  1. METODOLOGIA.....................................................10
  2. RESULTADOS ESPERADOS.................................11
  3. REFERÊNCIAS.......................................................12

 

1-INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem por finalidade colaborar com a discussão e reflexão sobre a necessidade de uma parceria efetiva entre família e escola, para um melhor desempenho escolar das crianças. No âmbito dessa temática a “Família e Escola uma parceria necessária no processo educacional das crianças”, em que será contextualizada em uma escola do campo, situada no município de Palmas de Monte Alto – Bahia, com o apoio de literaturas da área, enfocando teóricos como Parolim (2007), Chalita (2001), Cury (2003) entre outros.

         Nota- se que o modelo de família atual é cada vez mais complexo de se lidar, podendo tomar um ponto negativo para aproximação da escola. Por isso, a necessidade de compreender a importância do papel da família e da escola, no processo educacional da criança. Pretende- se com esse estudo colaborar com os membros familiares e docentes para uma aproximação mais colaboradora no processo de ensino de aprendizagem da criança. Ficando bem claro que tanto a família quanto a escola têm suas responsabilidades a serem cumpridas, visando o bem estar físico psicológico e a transmissão de valores morais e culturais.

       Alguns fatores contribuem para que o processo de ensino aprendizagem dos alunos não tenha sucesso: A ausência da família na escola, a falta de limites em casa, o comportamento familiar, a falta de preparo do professor dentro as sala de aula, entre outros. Aquino cita “Limite: as crianças hoje não teriam limites, os pais não os imporiam, a escola não os ensinariam, a sociedade não os exigiram, a televisão os sabotariam etc.” (Aquino, 1996, p.9). Notamos então, que existem muitos motivos para que a criança se torne um fracasso na escola, e os pais deverão ser os principais educadores dos seus filhos, lembrando que a criança repete aquilo que é vivenciado em seu cotidiano, isso pode ser influência positiva ou negativa. E a escola não pode culpar a família por todas as más atitudes dos alunos, o interessante é mediar tais conflitos.

      Com base nesses dados, pretende- se com esse projeto compreender, contando com os teóricos da área, qual o papel da família e da escola no processo educacional das crianças. E quando a ação é feita em conjunto, possibilita a interação do aluno no meio social com maior facilidade.                                    

2-JUSTIFICATIVA

          Nota- se que a dificuldade de haver uma parceria entre família e escola é um assunto muito discutido na área da educação. Acredita- se que a solução de vários dos problemas da sociedade contemporânea se dá pela falta de parceria entre família e escola. A partir dessa crença que basilou-se a implicação pessoal que moveu estudos e experiências, assim como a vontade de aprofundar a compreensão do tema “Família e Escola: Uma parceria necessária no processo educacional das crianças”. Esse estudo pode ser de muita importância para os pais e para os docentes que se deparam no dia a dia com a difícil tarefa de educar. Assim, o embasamento teórico desse estudo contam com publicações de Parolim (2007), Chalita (2001), Cury (2003) entre outros.

     Essa pesquisa justifica – se diante da implicação dessa acadêmica em investigar e compreender, a importância da parceria dessas duas instituições de ensino, perante o processo de ensino aprendizagem das crianças, de modo a contribuir com pais e docentes, engajados na difícil tarefa de educar, e que para isso tem de enfrentar os desafios da sociedade moderna. Pretende-se refletir de forma fundamentada sobre: quais as contribuições que a família e escola agindo em parceria pode trazer na socialização e construção de conhecimentos que o aluno levará por toda sua vida. Diante do exposto surge a indagação: Qual a importância do estabelecimento de uma parceira efetiva entre família e escola, perante o processo educacional das crianças?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (183.1 Kb)   docx (60.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com