TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHA DE LEITURA DA OBRA BRÁS, BEXIGA E BARRA FUNDA

Por:   •  14/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  2.226 Visualizações

Página 1 de 3

FICHA DE LEITURA  DA OBRA BRÁS, BEXIGA E BARRA FUNDA

AUTOR: MACHADO, Antônio de Alcântara

SOBRE O AUTOR: Nascido em 25 de maio de 1901 em São Paulo, Antônio de Alcântara de Machado, formou - se em direito em 1924 e sendo ainda estudante, se aventurou na área de jornalista. Logo após ter voltado da Europa, inspirou nos princípios de vanguarda e começou a lutar pela modernização literária junto com Oswald de Andrade.

Ficou conhecido por ser um dos mais importantes escritores brasileiro do primeiro tempo modernista. Por conta dos imigrantes italianos e suas lutas para se integrar em um novo ambiente, sendo São Paulo, possibilitou para que o autor adquirisse um modelo de escrita única na elaboração de seus contos.

Sua primeira obra foi Pathé Baby, um resultado do que  escreveu para a imprensa  em sua  viagem a Europa no ano de 1925. Reuniu, um ano depois, com Paulo Prado e criou a revista "Terra Roxa e Outras Terras. Os contos de Brás, Bexiga e Barra Funda, foram publicados em 1928. "Laranja da China", foi publicada em 1929.

No mesmo ano, juntou a Oswald de Andrade, para dar início a "Revista de Antropofagia". Dois anos depois, com Mário de Andrade, administrou a Revista Hora. Além disso, sendo um pesquisador de história, escreveu algumas matérias, entre eles, um sobre seu avô Basílio Machado.

Antônio Castilho de Alcântara Machado d'Oliveira faleceu em São Paulo, no dia 14 de abril de 1935, pós uma semana da realização de cirurgia para apendicite.

Hoje o autor é conhecido por sua linguagem concisa e popular, atributos que davam movimento às suas narrativas na época.

OBRAS:

Pathé Baby, romance, 1926

Brás, Bexiga e Barra Funda, contos, 1928

Laranja da China, contos, 1929

Maria Maria, romance, 1936, póstuma

Cavaquinho e Saxofone, ensaio, 1940, póstuma

TITULO: Brás, Bexiga e Barra Funda

EDITORA, LOCAL, DATA DE PUBLICAÇÃO E PAGINAS: São Paulo. Melhoramento Editora. 1927.35 p.

RESUMO: Antonio de Alcântara Machado traz em sua obra, a retratação da vida Urbana escasso pela pobreza, e o aspecto do trabalhador na cidade de São Paulo, por volta dos anos de 1910 e 1920. A obra é composta por onze contos de 35 paginas cada um com uma forma irônica e humorada. O linguajar, pode se dizer é de fácil entendimento, porém o autor  muitas vezes acaba por deixar alguns sotaques dos protagonistas no ar ,para que possam lembrar dos imigrantes Italianos que se concentraram naquele espaço. Além disso, um dos contos da obra, Lisseta, faz uma referencia sobre as diferentes classes sociais que ali se encontravam.        

        Em Brás, bexiga e Barra Funda, a cada conto o jornalista, político e escritor brasileiro Alcântara Machado, menciona freqüentemente os nomes das ruas e dos bairros.  Os contos, podem ser interpretados, como uma forma de liberdade de expressão em que o autor encontrou para expor os acontecimentos daquela época,  cuja a primeira fase do modernismo (1922  a 1930),está vinculado a esse escritor. Assim os onze contos mencionados no livro são: Gaetaninho, Carmela, Tiro de Guerra N°35, Amor e Sangue, A Sociedade, Lisetta, Corinthians (2) vs. Palestra (1), Notas Biográficas do novo Deputado, Monstro de Rodas, Armazém Progresso de São Paulo e Nacionalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (297.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com