TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

Trabalho Universitário: FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  1.020 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA DE RIBEIRÃO PRETO

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ALUNAS:

AIMAR LÚCIA M. FINOTTI RA: 4573914240

ARLETE AP. B. MAIA COSTA RA: 4359833079

IVANETE DE LOURDES DA SILVA RA: 3883718191

JÚNIA ADRIANO WIEZEL RA: 4342832491

LÚCIA APARECIDA FERNANDES RA: 4931923957

PROFESSORES:

PROFA. MA. EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA

TUTOR PRESENCIAL: ALEXANDRE CARLO DO NASCIMENTO

TUTOR À DISTÃNCIA: DANIEL OSTERREICHER LAPORTA

RIBEIRAO PRETO, 29 DE SETEMBRO DE 2013.

O SERVIÇO SOCIAL E SUA PRÁTICA JUNTO ÀS POLÍTICAS SOCIAIS

Este trabalho apresenta a trajetória da função do Assistente Social no Brasil. Viajar no tempo é trazer à memória as lutas travadas pelos profissionais do Serviço Social para conquistar o seu espaço no mercado de trabalho.

No decorrer desta viagem depara-se com o significado da palavra política, em diversos aspectos.

Política é a ciência de bem governar um povo, constituído em Estado ou Nação; política também significa a arte de negociação a fim de garantir os interesses públicos e o bem comum.

A palavra é de origem grega- polis que significa “pequenos territórios” que foram criados a partir da desagregação da sociedade homérica e contavam com um patriarca que comandava cada comunidade. Desde então, este foi o modelo de governo seguido por todas as sociedades.

Seguindo esse padrão, o Brasil adotou o regime de governo presidencialista, onde há um presidente que governa a nação com o auxílio de um vice-presidente, dos ministros, senadores, deputados federais, governadores de Estado, deputados estaduais, prefeitos e vereadores, que formam os poderes Executivo e Legislativo.

Ao compreender o significado de política é necessário buscar o significado de política para o Serviço Social.

Ao conhecer os fundamentos históricos e metodológicos do Serviço Social entende-se a causa que levou à criação das políticas sociais. Estas surgiram das situações de conflitos ocorridos na sociedade capitalista, com a Revolução Industrial, com as lutas de classe e o desenvolvimento da intervenção estatal.

Concluí-se então que, Política Social é o produto da interação de um conjunto de determinações econômicas, sociais, culturais e políticas de uma sociedade e que o estudo das políticas sociais deve ser marcado pela necessidade de pensar as políticas sociais como concessões ou conquistas.

Nesta trajetória, o Serviço Social, para se firmar como profissão, enfrentou batalhas e necessitou de muito investimento da categoria.

Tendo nascido dentro da Igreja Católica tinha por finalidade única, a caridade aos mais pobres e mais necessitados. Depois serviu à burguesia como forma de acalmar os ânimos e conter os confrontos dos trabalhadores oprimidos pelo sistema capitalista.

A política e a economia comandam o mundo e neste universo encontramos o Serviço Social no papel de mediador responsável por facilitar o diálogo entre o governo, que cria as leis e o povo, que deve cumpri-las.

À medida que cresceram as demandas os profissionais foram enxergando a importância de suas ações e passaram a avaliar a elaboração das leis e a discutir suas execuções, rompendo assim, com a antiga relação conservadora que mantinham com a Igreja, a burguesia e o Estado.

Conscientes da definição de que política é também a arte de negociação a fim de garantir os interesses públicos e o bem comum, os profissionais do Serviço Social, após muitos movimentos, criaram conselhos, código de ética, fizeram enfrentamentos em vários ângulos da política, inclusive participando na elaboração e aprovação da Constituição Federal de 1988, viram surgir as primeiras políticas públicas no Brasil.

Vale aqui ressaltar que a política da assistência social foi legalmente reconhecida como direito social e dever do Estado pela Constituição de 1988.

Os profissionais passam a tratar o campo das políticas sociais de acordo com as demandas da população visando ao acesso de direitos e ás informações.Sua atuação se dá em organizações públicas ou privadas e em diferentes áreas, tais como proteção social, moradia, saúde, segurança, justiça e direitos humanos, gestão de pessoas, educação, programas sócio- educativos e de comunidade, gerenciamento participativo, direitos sociais, movimentos sociais, comunicação, responsabilidade social, marketing social, meio ambiente, assessoria e consultoria; dependendo do local que o profissional ocupa no mercado de trabalho.

Com este leque de possibilidades de atuação o assistente social deve conhecer os fundamentos teóricos- metodológicos, ético- operativos e técnicos- operativos, com uma visão ampla, imparcial, sem distinção de pessoas ou raças, livre de preconceitos, buscando assim, a inclusão social e a participação das classes, de modo geral.Deve participar ativamente do processo para não ficar somente às margens da história e da burocracia. Deve valorizar sua profissão defendendo direitos e políticas públicas. Deve garantir a continuidade, coerência e compromisso com as lutas sociais e o enfrentamento das questões sociais que repercutem diretamente na sua prática profissional.

A questão social, já é sabida, é expressão das relações de produção e reprodução social no sistema capitalista. A exploração do capital sobre o trabalho dá origem ás desigualdades que, consequentemente, levam a sociedade a dividir-se em classes.

O modelo capitalista não possibilita a justiça e a equidade. Em todo o mundo a questão social se faz presente afetando a vida da maior parte dos indivíduos e submetendo- os a situações de pobreza e violação de direitos.

O filme Gandhi (1982) dirigido por Richard Attenborough conta como Mahatma Gandhi enfrentou questões sociais como preconceito, racismo, dominação, exploração e miséria, na África do Sul e na Índia, seu país de origem, em meados de 1893.

Defensor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com