TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DOS ANOS INICIAIS

Por:   •  31/7/2019  •  Dissertação  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 4

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DOS ANOS INICIAIS

A idade mínima para o ingresso no ensino fundamental é de seis anos porque em 2006, uma lei estabeleceu que ensino fundamental passaria de oito para 9 anos de duração com o objetivo de assegurar as crianças um tempo maior na escola e ter mais oportunidade de aprender, pois quanto mais sedo se começa, mais se aprende. Acredito que foi um grande avanço na educação, tanto no acesso, quanto na aprendizagem.

A ampliação do ensino fundamental trouxe muitos aspectos bons como um grande avanço na educação brasileira, mais um ano de estudo que é um salto na qualidade da educação. Sendo também que a criança estando mais cedo na escola estará experimentando novas aprendizagens através da convivência com o outro em situações que lhes permitem conhecer o mundo, sem comprometer sua infância.

CULTURA RELIGIOSA

Sim a um possível encontro entre ambos. A diversidade do fenômeno religioso se faz presente nas mais diferentes expressões culturais da humanidade ao longo dos tempos.

A religião e a ciência são muito distintas. A fé e a ciência são muito diferentes, porém as mesmas trazem vários aspectos incomum. A ciência explica a criação do mundo como um todo, já a fé da sentido, e explica o porquê nos faz acreditar em algo a mais do que apenas se pode ver, e na ciência deve se ver para sim crer.

A saúde e a espiritualidade caminham juntas: a ciência cuidada da saúde do corpo, estuda e busca sempre auxiliar no bem estar do indivíduo, já espiritualidade é algo que vem de “dentro” é o estado de espírito. Então podemos dizer que a religião cuida do estado espiritual.

Podemos assim verificar que a ciência, religião, saúde e espiritualidade caminham juntos por um ideal só.

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

A palavra filosofia é traduzida como “amor ao saber”, mas, para os gregos, inventores do vocabulário, havia uma distinção entre o saber como conhecimento teórico e sabedoria como conhecimento teórico e prático, próprio dos sábios.

 Filosofar é, num primeiro momento, refletir sobre a vida, sobre seu modo de agir, sobre sua postura, sua visão de mundo seu modo ser e agir. É questionar e entender, ter interesse em saber.

A educação reproduz o modelo de sociedade como ideal. E cabe aos educadores proporcionar essa transformação de entendimento dessas varias possibilidades para a formação do ser integral.

PEDAGOGIA E AMBIENTES NÃO ESCOLARES

Por muitos anos, o processo educativo foi visto como uma prática institucional pertencente apenas à escola, sendo esta o único lugar onde o pedagogo poderia atuar. Contudo, o desenvolvimento tecnológico, juntamente com a ideologia global de uma sociedade inclusiva e da igualdade social, fez com que emergisse uma nova forma de pensar a educação: o processo educativo se tornou prioridade não mais apenas da

Escola institucionalizada, como também de outros espaços cujo objetivo é a formação humana.

GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Uma boa gestão se faz em equipe, onde tudo é resolvido em equipe. Com empatia, e todos possam expor sua opinião, assim entrando em um consenso.

O gestor pode se constituir um líder quando essa qualidade permite a um profissional criar e manter um grupo coeso, inspirado e trabalhando motivado, e isso é desenvolvido ao longo da carreira. Todo profissional que tem um coletivo sob sua responsabilidade deve procurar aprimorá-la. A equipe precisa saber que existe alguém realmente interessado em ajudar a fazer um trabalho de formação focado nas dificuldades dos educadores e dos alunos.  Sendo assim, a gestão democrática e participativa proporciona um processo de construção de uma escola compromissada com a sociedade, criando uma visão de conjunto da escola e de sua responsabilidade social, construindo, assim, um ambiente participativo, em que os profissionais têm fundamental importância no desenvolvimento escolar garantindo a plena autonomia da escola, como também um espaço propício para a efetivação de uma educação com qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com