TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdades IESGO

Por:   •  18/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIÁS

8º SEMESTRE DE PEDAGOGIA

Ana Paula Fernandes, Adenilde Monteiro, Claudilene Cândida, Elziele José, Flávia Rosa, Raiane Rodrigues, Stheffanne Ketly, Titiane Domingos, Tatiele Pires

PALTESTRA SOBRE ADAPTAÇÃO CURRICULAR

A Psicopedagoga Francisca Márcia, ministrou uma palestra às turmas de pedagogia da IESGO, sobre adaptações curriculares. A Adaptação Curricular se faz para que um aluno com necessidades especiais faça parte do ensino regular, aprendendo de sua forma os conteúdos ensinados ou atividades realizadas pelos seus colegas, são mudanças no conteúdo, estratégia ou metodologia.

        Essas adaptações são feitas a partir da flexibilidade do currículo, e não em um novo currículo como muitos pensam, essas adaptações são fundamentadas em 4 critérios: O que o aluno deve aprender; como o aluno deve aprender; que formas de organização do ensino são mais eficientes no processo de aprendizagem; o quem, como e quando avaliar o aluno.

         As adaptações podem ser Significativas ou Não Significativas. As Significativas ou de Grande porte são estratégias compreendem ações que são da competência e atribuição das instâncias político-administrativas superiores, já que exigem modificações que envolvem ações de natureza política, administrativa, financeira, burocrática, etc. A essas, denominam-se Adaptações Curriculares de Grande Porte.

Outras compreendem modificações menores, de competência específica do professor. Elas constituem pequenos ajustes nas ações planejadas a serem desenvolvidas no contexto da sala de aula. A essas, então, se denomina Adaptações Curriculares de Pequeno Porte

As adaptações devem elaborar propostas pedagógicas, selecionar conteúdos e adequá-los aos diferentes ritmos de aprendizagem dos educandos e avaliar em função de seu progresso e do que poderá vir a conquistar o aluno com necessidades especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (745.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com