TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faz de conta

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  1.972 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA

O FAZ-DE-CONTA NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

CAMPINAS 2015

UNIVERSIDADE PAULISTA

MIRIAN MAZZONETTO                   RA: T25863-4

SUZI CLÉA VOLPE DE SOUZA      RA: C202FG-9

TALITA LUCAS DE CASTRO         RA: C0006H-9

THATIANE NEVES FERREIRA      RA: C39078-0

VIVIAN BOHER                                RA: C3883A-8

O FAZ-DE-CONTA NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

CAMPINAS 2015

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO..............................................................................Pág.4

2. REGISTRO DA OBSERVAÇÃO.................................................Pág.5-7

3. RELATÓRIO................................................................................Pág.8

4. CONCLUSÃO.............................................................................Pág.9

5. BIBLIOGRAFIA..........................................................................Pág.10


1.INTRODUÇÃO

Neste trabalho buscamos mostrar a importância da brincadeira de faz de conta.

O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da brincadeira de faz-de-conta no desenvolvimento infantil, mostrando a importância de resgatá-la a fim de formar adultos mais íntegros, equilibrados, saudáveis e felizes.

A metodologia utilizada foi à pesquisa realizada através da observação feita nos estágios na Educação Infantil , enriquecida com um relatório feito em 3 escolas, onde observamos as crianças brincando e se desenvolvendo, buscamos mostrar o quando o brincar lúdico é importante na vida da crianças.

Retomando a proposta deste trabalho, o brincar lúdico ou o brincar de faz de conta é essencial para o desenvolvimento físico e cognitivo dos pequeninos.

2.REGISTRO DAS OBSERVAÇÕES

Maria Heloisa, 3 anos, estuda na escola E.M. Prof° Martha Smolli Domingues na sala 2 do jardim 1com a professora Gleida.

Ao observar a Maria Heloisa brincando com os colegas de turma, ela finge ser adulta e se coloca no papel de mãe e faz todas as atividades da rotina de uma mãe, na sala de aula a professora deixa uma bacia com panelinhas e coisas de cozinha como fogão, prato, copos, etc. E com esses brinquedos ela fazia comidinhas, sucos e quando não tem um item que seria necessária como colher, ela usa outra como um lápis fingindo ser a colher. Até na hora de ser a mamãe, quando não juntam outros alunos para ser o papai e os filhinhos, ela usava um urso de pelúcia ou a blusa para ser o bebê. Durante o meu estagio na sua sala, ela varias vezes fazia suas comidinhas e pedia para eu experimentar. Outra coisa que tinha muito na sala era celular quebrado e controle remoto, quando não sobrava um celular para ela conversar com os seus filhos imaginários ela usava o controle. Muitas vezes ela conversava sozinha ela mesma comia a comida preparada nas panelinhas, teve uma aula que a professora deixou ela e as colegas pegarem água para fazer de suco.

A Maria Heloisa demonstrou ter uma brincadeira lúdica saudável, onde ela brincava sozinha quando queria e com seus colegas de sala quando era necessário para uma brincadeira em grupo.

Kaike, 4 anos, estuda na escola EMEI Papa João Paulo II, está no Maternal II.

Ao observar o Kaike brincando, pude perceber que ele ao pegar os brinquedos que as professoras colocavam no chão ele fazia com que aquelas simples peças virassem coisas de sua imaginação,assim se divertindo muito.

No primeiro dia ele juntou um monte de peças e começou a correr na sala e eu então perguntei o que ele estava segurando e ele me respondeu é uma pipa tia e ela voa, e ao mesmo tempo que ele me contava ele fazia o barulho de sua pipa voando,logo depois ele desmontou tudo e montou outro tanto de pecas,mas desta vez era uma arminha na qual ele foi brincar com mais 3 amiguinho,todos faziam barulho que estavam atirando e correndo pela sala,num outro dia pude “saborear” as deliciosas pipocas imaginarias que o Kaike estava vendendo no seu carrinho de pipocas feito com uma pilha de peças.

Kaike como as outras crianças fazem de objetos e brinquedos que nós adultos não damos tanta importância, mas que para eles pode significar tantas coisas e se transformar em objetos e brinquedos que podem ser muito divertidos.

Maria Eduarda, 4 anos e meio, está no AG 2, da escola EMEI Hermínia Ricci.

         Ela é muito retraída, quieta, mal ouvimos sua voz. Porem nota-se que a criança se revela ao brincar do faz de conta, pois ela ao colocar um vestido, um chapéu e pegar uma boneca no colo se tornou a mãe autoritária, mandona, inclusive as meninas maiores se tornaram submissas a ela. E no parque a brincadeira continuou, ela colocava e tirava as crianças dos brinquedos dizendo: “vamos filho, você já brincou muito ai, agora é a vez de seu irmão”.Achei muito interessante como aquela menina havia se transformado.

       No outro dia a observando novamente, notei que ela havia entrado em baixo da casinha, onde havia uma mesinha, então Maria Eduarda (a mãe) e Jeniffer (a filha, de 5 anos), preparavam comidinha, ou seja, pegaram a área do chão, misturaram com água e folhas secas e faziam “uma deliciosa” refeição, e ela ainda dizia a filha: “coma tudo, ou você vai ficar fraca como seu pai, que não sai da frente da TV”.

Maria Rita, 5 anos, está no AG 2, da escola EMEI Hermínia Ricci.

Essa criança não precisou de muitos elementos para representar a professora. Bastou apenas um giz, para que ela agisse como tal. Até mesmo o barulho que a professora faz para chamar a atenção das crianças para si, ela fez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com