TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Pedagógica para Portadores de Ensino Superior

Por:   •  19/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE 01 e 02

Curso: Formação Pedagógica para Portadores de Ensino Superior - Pedagogia  |Prof.(ª): Prof. Me. Lilia Odete Nantes de Oliveira Disciplina: Relações Étnico-Raciais na Educação ( Diversidade e Educação) Carga Horária: 40h | Semestre Letivo: 1º

1 - Sabendo que o racismo surgiu com o próprio aparecimento do Homem. A intolerância é algo que  desse de sempre caracterizou a nossa espécie; podemos afirmar em escala mundial que o racismo teve início com os descobrimento.

I - Os portugueses foram um dos principais protagonistas desse fenômeno;

II - O flagelo da escravatura teve início bem antes do descobrimento;

III - A escravatura atingiu proporções em escala mundial e muitos outros povos seguiram o exemplo dos portugueses;

IV - Apesar dos esforços de alguns cientistas, ainda hoje vemos casos de racismo e de xenofobia.

Analise as questões e assinale a correta:

a) I, II e III

b) I, III e IV

c) I e III

d) II, III e IV

e) III e IV

2 - Com relação a aula 1 , responda:

A diversidade cultural representa as distintas culturas que existem no planeta. Como cultura compreende-se o conjunto de costumes e tradições de um povo transmitidas de geração em geração. Entretanto cite  quais são os elementos culturais representativos de um determinado povo?

3 - Explique  o que você entendeu sobre  o que é Identidade Cultural?  ( de 5 a 10 linhas)

A Identidade Cultural é um conceito das áreas da sociologia e antropologia, que indica a cultura em que o indivíduo está inserido. Ou seja, a que ele compartilha com outros membros do grupo, seja tradições, crenças, preferências, dentre outros.

Além disso, determinados fatores de identidade são decisivos para que um grupo faça parte de tal cultura, por exemplo, a história, o local, a raça, a etnia, o idioma e a crença religiosa. O conceito de diversidade cultural está intimamente ligado ao de identidade. Ele aponta para a variedade de culturas existentes no mundo, as quais foram surgindo pela interação desenvolvida entre os seres e o meio ambiente.

4 -  Explique a diferença  entre  Etnografia , Etnologia  e  Antropologia?

*Etnografia: descrição sistemática das culturas. A primeira fase do estudo antropológico, ou seja, o trabalho de campo. Nesta etapa os dados são produzidos pela observação direta de uma sociedade in situ.

*Etnologia: primeiro passo em direto a síntese. Os dados levantados em trabalhos de campo são analisados e cruzados, buscando formar uma determinada sociedade. No Brasil o termo “etnologia” é associada ao estudo das etnias indígenas. Contudo em alguns países a etnologia é voltada para o registro dos saberes e fazeres tradicionais em uma estreita relação com o folclore.

*Antropologia: ultimo estagio, passo final em direção a síntese com base nas conclusões obtidas pela etnografia e pela etnologia. Dessa forma é possível construir um conhecimento esse que integra as matérias lecionadas nas escolas e universidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (103.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com