TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Frida Kharlo Dor e Liberdade

Por:   •  6/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da Arte para Frida Kahlo

Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón

Frida Kahlo nasceu na cidade de Coyacán (México) em 6 de julho de 1907.na casa de seus pais. Ela foi uma importante pintora mexicana do século XX. É considerada, por alguns especialistas em artes plásticas, uma artista que fez parte do Surrealismo. Porém, a própria Frida negava que era surrealista, pois dizia que não pintava sonhos, mas sua própria realidade. Destacou-se ao defender o resgate à cultura dos astecas como forma de oposição ao sistema imperialista cultural europeu,

Frida foi uma mulher marcante que nos encanta por sua singularidade e contribuição histórica. Com a maneira como enfrentou todos obstáculos, a dor aguçou os sentidos, expõe, escancara e através disso a acalma.

Vemos que a todos os sentimentos podem aflorar em coisas magnificas, é necessário que haja coração e mente envolvidos, não se criando apenas pela sensação de dor, o excesso de pena de si pode se levar à destruição, e isso é demonstrado pelo consumo de bebidas inebriantes e uso de drogas - um caminho sem volta.

Frida teve várias frases de efeito e dentre elas uma que se referia à afogar suas dores: - “TENTEI AFOGAR MINHAS DORES, MAS ELAS APRENDERAM A NADAR”, como se fosse uma forma de esquecer as magoas e ao mesmo tempo dizer que nada adiantava.

Suas pinturas demonstram todo o seu sofrimento. Na pintura, por exemplo, as colunas partidas retratam os resultados de um acidente que sofrera, o qual a deixou com graves sequelas.

Ela usou a frase: “Pinto minha própria realidade. Pois sou o assunto que melhor conheço. Com isso ela pôde externar o que sentia.”

Frida Kahlo morreu na cidade de Coyacán (México) em 13 de julho de 1954, mas deixou como legado a inspiração manifestada no cinema, nas artes visuais e plásticas, no teatro e, agora, a vida e a obra de Frida se transformaram em movimento. A intervenção de dança “FeridaCalo” foi apresentada na esplanada da Biblioteca Central da UFSM, por alunos do curso de dança da UFSM.

A contribuição da artista permanece “viva”, nos restando a gratidão a todos que contribuíram para uma sociedade melhor - principalmente através da arte-  e lutaram para que não conseguissem apagar esse legado. Como professores, dando mais ênfase à linguagem corporal e artística, podemos estimular ainda mais o aprendizado aos nossos alunos, preparando-os para a vida, através de um trabalho estético de recriação e ressignificação filtrado pela percepção de cada  um de nós.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com