TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fudamental

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 2

Lei nº 10. 172, de 9 de janeiro de 2001 - Aprovou o Plano Nacional de Educação(PNE) O Ensino Fundamental de 9 anos se tornou objetivo da educação nacional.

A proposta do Ministério da Educação (MEC) é que todas as crianças passem mais tempo na escola, e desta formar fornecer uma educação com mais qualidade. A partir dos 06 anos a criança começa então no 1º ano, e, ao término do 9º ano o aluno vai estar com 14 anos. Uma das a proposta é é fazer com que os índices de repetência diminuam.

O ensino Fundamental com nove anos de duração passou a vigorar no contexto educacional brasileiro, l, em dois momentos próximos, porém distintos. Inicialmente, através da Lei nº 11.114, de 16 de Maio de 2005, depois alterado o art. 6º da Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – LDB), desta forma que fosse diminuída de sete para seis anos a idade mínima da criança para que esta fizesse o ingresso no ensino fundamenta e mantendo o dever dos pais ou responsáveis de manter a matricula das crianças dessa idade. Nove meses após veio a Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, fazendo com que o ensino Fundamental no Brasil passasse a ter então a duração de nove anos.

Desta forma se torna a ampliação da escolaridade que e obrigatória, fazendo com que a criança passe a ter uma vivencia maior na escola, fazendo com que a criança aprenda mais.

Só que esta ampliação vai requerer uma organização maior nos currículos, na parte pedagógica, no material didático e nos recursos, uma vez que a faixa etária dessas, exigem mais. Se compararmos a Educaçao Infantil com a Educação Fundamental iremos ver que a metodologia difere, pois a parte metodológica da educação fundamental exige se mais, o que pode levar uma criança de seis anos a um fracasso na escola.

...quando a expressão lúdica da criança é mediada de maneira a intervir no seu processo ensino aprendizagem, essa expressão pode garantir seu direito a uma educação que respeite seu processo de construção do pensamento, permitindo- lhe a vivencia nas linguagens expressivas do jogo como instrumento simbólico da leitura e da escrita de mundo. Assim, a utilização do lúdico como recurso pedagógico, apoiado nas dimensões reflexiva e estética da construção do conhecimento infantil, possibilita ao educador a melhoria do trabalho pedagógico em sala de aula (RAU,2011,p.100).

A criança de seis anos ainda vive no mundo do lúdico, da fantasia, imaginação etc.

Se pensarmos nesta forma será que estaria adequado colocar uma criança, que ainda vive isto, lúdico para uma responsabilidade na qual não esta incorporada.

Ai ficamos com dúvida se essa mudança ira trazer benefícios ou prejuízo para esta criança.

O problema não está na quantidade de anos, mas na qualidade dos serviços prestados. É necessário uma ampla reestruturação na forma de ensino e na qualificação dos professores. Enquanto continuarmos tratando todos "como iguais", num contexto que todos são muito diferentes estaremos cometendo os mesmos erros.. De tal maneira seria adequado classes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com