TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTACIAS DO LÚDICO NO ENSINO FUDAMENTAL

Por:   •  25/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.272 Palavras (10 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 10

A INPORTANCIA DO LUDICO NO 3º ANO DO  ENSINO  FUNDAMENTAL I.

Ana Carla Leite de Carvalho Bispo

Profª Orientadora: Yara de Souza Almeida

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (0908) – Estágio Supervisionado Il – Anos  Iniciais  do Ensino  Fundamental I

12/12/2016

RESUMO

O lúdico na educação tem sido um dos instrumentos que promovem um aprendizado de qualidade, a partir das técnicas que são  desenvolvimento  nesse processo o aluna acaba recebendo um aprimoramento maior daquilo que ele busca. Nesse sentido, esse trabalho tem a finalidade de compreender  o porque a inserção das atividades lúdicas no contexto da  sala de aula e o que os  reflexos dessa prática em seu desenvolvimento poderá ocasionar. Para tanto, utilizou-se de um pesquisa  brevê    em forma de um estagio onde eu com a ajuda   de uma pesquisa mas profunda pude avança em busca de assuntos pertinentes para esse entendimento. Desse modo, foi exposta a pesquisa sobre o brincar, o lúdico na educação do ensino fundamental numa sala de terceiro ano de uma escola Municipal, a importância deste trabalho me fez ir além, me proporcionou a troca de experiências com esses alunos, onde eu pude vivenciar de perto um pouco da personalidade de cada um, dentre outros pontos importantes por meu deste eu posso também salienta as descobertas que pude ter ao poder comparar a minha duvidas e incertezas  com as  certezas já citadas por grandes teórico, que ao logo do tempo   tiveram grande participação neste tipo de assunto. A partir dessas ideias eu pude então confirma o meu entendimento, de que as brincadeiras com objetivo pedagógico favorecem o processo de ensino-aprendizagem e tornam o sujeito mais consciente de seu papel na sociedade.

Palavras-chave:  Lúdico. Educação Infantil. Ensino-aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

As oportunidades do conhecimento que serão a adquiridas será fruto deste papel fundamental no desenvolvimento desta pesquisa. Neste estará  inserida muitas analiseis, contextos e confirmações.  Desenvolver o lúdico no contexto escolar exige que o educador tenha uma fundamentação teórica bem estruturada, manejo e atenção para entender a subjetividade de cada criança, bem como entender que o repertório de atividades deve estar adequado as situações.

É interessante que o jogo lúdico seja planejado e sistematizado para mediar avanços e promover condições para que a criança interaja e aprenda a brincar no coletivo, desenvolvendo habilidades diversas. Neste sentido  as oportunidades do conhecimento oferecidas as crianças tem papel fundamental no desenvolvimento da sua estruturação motora, cognitiva e social onde como estrutura estar a Escola e o Educador, onde ambos trabalham para oferecer a criança um lugar de alegria, de confraternização e de gosto pelo estudo, além de traçar caminhos capazes de transformar a sociedade.

2  A INPORTANCIA DO LUDICO NO 3º ANO DO  ENSINO  FUNDAMENTAL I.

A experiência com os estudantes  da turma do terceiro ano do   fundamental I,  ajudou-me  a perceber que o brinca na sala de aula e uma forma de troca de experiência que leva os alunos a apreender de forma espontânea e a compreender   que a dificuldade de um pode ser a habilidade do outro . Baseado nessa perspectiva ,  DORMELLES(2001,p.105).Afirmou que o brincar proporciona a troca de pontos de vida diferentes, ajuda a perceber como os outros  o veem  e auxilia a criação de interesses comuns ,uma razão para que se possa interagir com o outros.

Durante a realização deste artigo ,pesquisei outros autores que so me auxiliaram na busca de resposta para minhas duvidas, e que me confirmou também algumas experiências já vividas, dentre ele posso citar: CARVALHO considerando:

Mesmo sem a intenção de aprender, quem brinca aprende a brincar, ate porque se aprende a brincar. Como construção social, a brincadeira e atravessada pela aprendizagem, pois os brinquedos e o tempo, contam a historia da humanidade e dela participam sendo aprendidos e não uma disposição inata do homem. (2003,p 21).

           Sabemos que muitos pesquisadores focam seus trabalhos nos conflitos ocasionados nas passagens das fases do desenvolvimento humano. Segundo Piaget, para cada transição, novos conflitos aparecem isso se da em varias etapas da vida e nas fases escolares ficam bem visíveis.

Ousaria afirma que a transição da educação infantil para as series iniciais e tão ou mais difícil para as crianças, porque nessa transição as crianças praticamente deixam o mundo imaginativo para entrar no chamado mundo real. De acordo com o pensamento de SANTIN (2001) considero que e necessário que as pessoas possam repensar sua existência, percebem do quanto o lúdico pode ser também uma fonte rica para o desenvolvimento das potencialidades e habilidades das  seres humanos .Segundo este autor .

Parece que o homem da ciência e da técnica perdeu a felicidade e a alegria de viver, perdeu a capacidade de brincar, perdeu a fertilidade da fantasia, da imaginação guiada pelo impulso lúdico. O brinquedo acabou sendo reduzido a um fenômeno marginal na paisagem da existência adulta, porque é modelada e determinada por fenômeno   mais sérios tudo o que ele faz precisa ter resultados. O que interessa é o objetivo estranho do mesmo. (SANTIN,2001,p 23).

                 Brincar sempre fez parte do nosso dia a dia, como podemos verificar na fala de Wajskop (2001, p. 19), quando a mesma relata que:  “Desde os primórdios da educação greco-romana, com base nas ideias de Platão e Aristóteles, utilizava-se o brinquedo na educação. Associando a ideia de estudo ao prazer. Platão sugeria ser, o primeiro, ele mesmo, uma forma de brincar “.

                 Observa-se que o brincar sempre esteve presente na história da humanidade e é fundamental pra o desenvolvimento da criança, pois ainda Wajskop (2001) relata que antigamente, utilizavam-se de dados, isto é, jogos didáticos que determinavam a importância da educação sensorial.

                  Por outro lado, o autor acima citado descreve que é apenas com a ruptura do pensamento romântico que a valorização da brincadeira ganha espaço na educação das crianças pequenas, ele que dizer que antigamente, a brincadeira era vista por muitos como uma fuga ou recreação e a imagem social da infância não permitia e nem aceitava um comportamento infantil, livre, que pudesse significar algum valor em si. O autor Wajskop (2001, p. 19) afirma que é a partir dos trabalhos de “Comenius (1593), Rousseau (1712) e Pestalozzi (1746) que surge um novo “sentimento de infância” que protege as crianças e que auxilia este grupo etário a conquistar um lugar enquanto categoria social”. Portanto, tal valorização ocorre, por estar fundamentada numa concepção idealista e protetora da infância, que segundo Wajskop (2001) aparecia em propostas educativas dos sentidos, fazendo uso de brinquedos e centrada no divertimento. Assim, conforme nos relata Wajskop (2001, p. 28)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (168.9 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com