TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DE ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUDAMENTAL

Artigos Científicos: O ENSINO DE ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUDAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  996 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Educar não é uma tarefa nada fácil, para tornar essa tarefa menos complicada é importante criar atividades que contribuam para o desenvolvimento da inteligência e do pensamento crítico na criança. A arte nos anos iniciais é uma das disciplinas que colabora para que isso ocorra.

A educação faz com que o aluno seja capaz de exercer plenamente a condição de ser humano. Ela colabora no desenvolvimento integral do indivíduo, possibilita a expressão livre do pensamento e das emoções, desenvolve seu raciocínio com criatividade e imaginação.

A Arte na Educação procura formar um cidadão consciente, crítico e participativo, fazendo com que ele seja capaz de compreender sua realidade. Ela tem como objetivo preparar a criança para a vida plena da cidadania, e pode ser considerada como um instrumento de transformação social.

Para trabalhar a arte, é importante entender e estimular seu ensino, deve ainda tornar a escola um espaço vivo, que seja produtor de conhecimento novo- revelador. Deve apontar para a transformação sob uma visão estética de mundo, isto é, por meio de uma educação estética.

Sendo assim este trabalho teve como objetivo geral analisar se os professores que ministram aulas de artes nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública de Itumbiara-GO compreendem as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), de forma a concretizá-las em suas práticas em sala de aula. E objetivos específicos, identificar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores no ensino de arte e compreender a arte como uma área do conhecimento e também como espaço de desenvolvimento das crianças.

Na concretização deste estudo, empregou-se a pesquisa descritiva, que tinha intuito de conhecer e interpretar o proposto problema - a prática dos professores que ministram aulas de artes nos anos iniciais do Ensino Fundamental de acordo com as propostas dos PCN. Sendo que

As pesquisas descritivas têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis (...). Entre as pesquisas descritivas, salientam-se aquelas que têm por objetivo estudar as características de um grupo: sua distribuição por idade, sexo, procedência, nível de escolaridade, estado de saúde física e mental etc. (...) São incluídas neste grupo as pesquisas que têm por objetivo levantar as opiniões, atitudes e crenças de uma população. (Gil 2002 p. 42).

O assunto discutido foi tratado de acordo com o estudo de caso, o qual

(...) Consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento. (...) Seus resultados, de modo geral, são apresentados em aberto, ou seja, na condição de hipóteses, não de conclusões. (Gil 2002 p.54).

E foi utilizada como técnica a pesquisa bibliográfica, pois foi descrito teorias que fundamentaram o estudo, sabendo-se que.

A pesquisa bibliográfica, ou de fontes secundárias, abrange toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, material cartográfico etc. (...)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com