TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Física: O Movimento dos Corpos

Por:   •  14/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.682 Palavras (11 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Federal de Alagoas

Campus Arapiraca

Física

O movimento dos corpos

Lucas Oliveira

Pâmela Santos

Arapiraca-Al

Maio, 2016

Universidade Federal de Alagoas

Campus Arapiraca

Física

O movimento dos corpos

[pic 1]

Arapiraca-Al

Maio, 2016

Universidade Federal de Alagoas

Campus Arapiraca

Relatório de Estagio Curricular em física

O Movimento dos Corpos

Dados dos Estagiários

Nome: Lucas Oliveira

           Pâmela Santos

Curso: Física, 6º período.

Dados do Local do Estágio

Escola: Escola Estadual Lions Club

Supervisor: Genivaldo Ferreira

Período do Estágio

Início: 06 de Abril de 2016               Termino: 25 de maio de 2016

Horas semanais: 2 horas semanais

Total de horas: 10 horas

Arapiraca-Al

Maio, 2016.

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        OBJETIVOS        

3.        HISTORICO DA ESCOLA LIONS CLUB        

4.        HISTORICO DA CIDADE DE ARAPIRACA        

5.        DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES        

6.        CONSIDERAÇOES FINAIS        

7.        ANEXOS        

  1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado II foi ministrado na Escola Estadual Lions Club, situada na Rua José Terto, S/N, Bairro Jardim Tropical, Arapiraca-AL. A Escola possui 11 salas de aula, sendo uma adaptada para laboratório de ciências, 01 laboratório de informática, 01 quadra de esportes, etc. Atende aos alunos dos bairros e distritos circunvizinhos. A infraestrutura da escola está um pouco precária, pois não detém de um laboratório especifico de ciências, sendo um laboratório adaptado ele não possuem uma estrutura adequada para o ensino.

A turma em que se ministraram as aulas foi à turma do 1° “A” do ensino médio, possuindo 40 alunos; essa turma possuem aulas de física, duas vezes por semana, sendo elas nos dias de quarta e sexta.

Propomos inicialmente, um projeto que seria apresentado pelos próprios alunos, na onde eles nos mostrariam experimentos sobre o conteúdo ministrado no 1º ano do ensino médio. E deveriam nos mostrar onde a física está aplicada em cada experimento.

[pic 2]

  1. OBJETIVOS

  1. HISTORICO DA ESCOLA LIONS CLUB

[pic 3]Em 1978, os companheiros leoninos que faziam parte de um grande clube de Serviço Internacional, se aliaram ao governo Estadual e doaram a sua sede onde funcionava o clube social para servir à comunidade, que era muito precária. As pessoas que moravam nas proximidades do clube social, eram muito carentes e não tinham nenhum vinculo com a sociedade e muito menos com a classe estudantil, pois em volta das precárias residências existiam somente currais (nome dado às plantações de fumo).

Na época, o clube só dispunha de duas salas de serviços que passaram a funcionar como sala de aula. Assim, saíram pelas ruas da periferia as professoras Dijamira Guedes e Leônia Ribeiro que fizeram a chamada escolar (pré-matricula). Deste modo nasceu a Escola Lions Club.

[pic 4]A comunidade surgiu através da diretora Leônia Ribeiro depois de terem criado uma pequena associação de país e mestres, sendo esta ideia da diretora, juntamente com os professores. O nome Escola Lions Club foi em homenagem ao clube de serviço que tem o mesmo nome.

O presidente do Lions Club na época era o senhor Claudir Aranda Valeriano, o popular Dinho.

As aulas foram iniciadas com 110 alunos de variadas idades, existindo apenas a 1ª serie, Dijanira Guedes foi a 1ª professora.

A escola foi fundada no dia 06 de agosto de 1978, com inicio das aulas no dia 04 de setembro do mesmo ano. Em 30 de junho de 1980 iniciou-se a construção do novo prédio.  Depois de algum tempo, a escola vem sofrendo algumas reformas, mas ainda continua com uma estrutura precária.

  1. HISTORICO DA CIDADE DE ARAPIRACA

[pic 5]A origem do nome Arapiraca tem duas versões. Numa delas, atribui-se ao fato de que na época, a região era cercada por arvores denominadas “ARAPIRACA”, arvore da família das mimosáceas. Outra corrente se reporta a um termo indígena que significa “ramo que um periquito visita”, ou seja, ARA (periquito), POYA (visita), ACA (ramo).

[pic 6]A colonização de Arapiraca teve inicio por volta de 1848, quando um cidadão de nome Amaro da Silva Valente, de nacionalidade portuguesa, residente no Sitio Cacimbinhas, atualmente cidade do mesmo nome, adquiriu através de seu genro Manoel André Correia, uma propriedade, com intuito de localizar melhor seus familiares. A escritura de referidas terras, que viria a ser Arapiraca, foi lavrada no cartório de Penedo/AL.[pic 7]

[pic 8]Em 1880, o povo ganhou novos habitantes. Era Esperidião Rodrigues da Silva, sobrinho de Manoel André, que viria a ser o fundador de Arapiraca, fundou a primeira escola mista, o Distrito e a subdelegação de policia, agencia dos correios, cartório de registro civil e com seus próprios recursos, uma escola de musica, custeando o Maestro Vieira e importando os instrumentos musicais da França.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com