TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GUIA de ESTUDO - LIBÂNEO

Por:   •  22/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 7

GUIA DE ESTUDO

TEXTO: DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE A EXIGÊNCIA DEMOCRÁTICA DE FORMAÇÃO CULTURALE CIENTÍFICA E AS DEMANDAS DAS PRÁTICAS SÓCIOCULTURAIS

– JOSÉ CARLOS LIBÂNEO –

FRANCISCO JUANITO

1. Quem é Libâneo?

José Carlos Libâneo nasceu em Angatuba, cidade do interior do estado de São Paulo, no ano de 1945 e cursou o ensino fundamental e médio no Seminário Diocesano de Sorocaba (SP). Se graduado em Filosofia pela PUC de São Paulo (1966), fez mestrado em Filosofia da Educação (1984) e doutorado em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Pós-doutorado pela Universidade de Valladolid, Espanha (2005). Professor Titular aposentado da Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Professor Titular da Universidade Católica de Goiás, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. Pesquisa e escreve sobre os seguintes temas: teoria da educação, didática, formação de professores, ensino e aprendizagem, organização e gestão da escola.

2. Qual o objetivo do texto?

O papel da didática em face das tensões existentes entre a exigência social e democrática de escolarização formal a todas as crianças e jovens e, ao mesmo tempo, a necessidade de as escolas se organizarem de forma adequada para o acolhimento da diversidade social e cultural.

3. Qual o papel da Didática nos dias atuais?

É ver o ensino como atividade de mediação para promover o encontro formativo, educativo, entre o aluno e a matéria de ensino, para cuja compreensão se juntam as teorias do ensino, as teorias do conhecimento, as ciências auxiliares da educação, como a sociologia e a psicologia, e a epistemologia das disciplinas ensinadas.

4. Que tensões a Didática têm que encarar para sua efetividade?

A tensão da exigência social e democrática de escolarização formal a todas as crianças e jovens; a necessidade de as escolas se organizarem de forma adequada para o acolhimento da diversidade social e cultural.

5. O que é justiça social e qual a sua ligação com a Didática?

A busca pela sociedade do bem social comum, reservando-se um papel específico ao estado. Mais especificamente, a justiça social supõe a igualdade de direitos em situações de desigualdade social, implicando justa distribuição da renda e oportunidades de acesso aos bens materiais e culturais.

A didática se ligará com a justiça social de forma efetiva através das políticas públicas que contribuírem para a construção de uma sociedade mais justa e de uma posição definida da escola e do trabalho dos professores.

6. Faça uma relação com justiça social e o princípio da diferença.

A distribuição equitativa de bens e recursos não é independente do contexto institucional, das estruturas sociais e das formas de opressão. “os indivíduos são membros de grupos sociais, e as diferenças entre grupos sociais estruturam as relações”. Então, a justiça social requer reconhecer e atender às diferenças desses grupos a fim de minar a opressão.

7. Qual o papel da educação para redução da pobreza?

Uma vez que educamos os vulneráveis socioeconômicos, damos-lhes a oportunidade de projetar anseios e sonhos. Quando este indivíduo deixar de ser refém do meio ao qual ele encontra se inserido, percebe que ao realizar os seus anseios ou sonhos em futuro, ele se faz protagonista e mostra aos pares que é possível minimizar “as cortinas” que antes pareciam intransponíveis e agora são apenas pequenos pedaços de retalhos que são removidos através da educação, esta por sua vez promove uma revolução silenciosa e discreta, mas quando se percebe ela já aconteceu e reduziu ou extinguiu a “cortina” que aqui chamamos de pobreza.

8. As funções da escola dependem de uma política macro. Explique.

Num entendimento mais geral, a política macro significa a busca social do bem comum, direcionado pelo ao estado.

9. A universalização da educação, necessariamente, implica em baixa qualidade escolar? Explique.

Não necessariamente, mas o insucesso se deve ao fato dessa universalização da educação, manteve a escola “tradicional”, de estar baseada no conteúdo, na exclusão dos menos favorecidos, na reprovação, no autoritarismo, práticas essas que levariam muitos alunos ao fracasso escolar ou ao abandono da escola.

10. Quais as bases da ressignificação da escola nos anos 80? Explique.

O conteúdo, na exclusão dos menos favorecidos, na reprovação, no autoritarismo.

11. Faça uma relação da escola como espaço de socialização dos alunos versus escola centrada na aprendizagem. Elabore comentários críticos sobre essa relação.

Se olharmos para escola “sociável”, uma escola concebida essencialmente como um centro de acolhimento social, para os pobres, com uma forte retórica da cidadania e da participação, temos a impressão que avançamos muito em direção a redução das injustiças sociais, mas por outro lado, olhamos para escola de aprendizagem e nas tecnologias, destinada a formar os filhos dos ricos que irão manter essas diferenças acentuadas o quanto puderem, pois não podemos formar muitos “donos”, mas podemos formar mutios empregrados.

12. A escola pode ser instrumento de perpetuação da injustiça social? Explique.

Pode, enquanto a escola for orientada aos conteúdos, na reprovação, no autoritarismo, práticas essas que levam alunos ao fracasso escolar ou ao abandono da escola, a escola sempre estará pautada na exclusão dos menos favorecidos.  Por outro lado, quando a escola, não cumpri com sua tarefa básica de planejar e orientar a atividade de aprendizagem dos alunos, tornando-se, com isso, uma das mais importantes instâncias de não democratização social e de promoção da exclusão social.

13. Quais as consequências para a escola que adota somente o acolhimento e a integração social do aluno?

Teremos sempre ótimos cidadãos tranquilos e pacíficos e muito a quem das situações políticas e sociais do país, aliás, isso é o que vivemos hoje. Além, de garantir que os alunos estejam despreparados para sair-se bem nessas provas e, desse modo, para disputar vagas no ensino médio, na universidade e no mercado de trabalho.

14. Quais as características da escola no modelo econômico liberal?

Redução das responsabilidades do Estado em relação à educação (como, também, à saúde e à assistência social), diminuindo os investimentos públicos e afetando, entre outras coisas, os salários e a formação profissional dos professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (132.2 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com