TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.647 Palavras (7 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA DE OSASCO

Jovanilde de Oliveira Serafim                         1299807662

Juliana Silva Chaves                                       3714643215

                      Marcelo Gualberto Pereira                              5676138844

Gestão escolar em função social do gestor e o papel da escola na sociedade.

OSASCO

2015

Jovanilde de Oliveira Serafim                         1299807662

Juliana Silva Chaves                                       3714643215

                      Marcelo Gualberto Pereira                              5676138844

Gestão escolar em função social do gestor e o papel da escola na sociedade.

NATUREZA: Trabalho abordando tema de gestão escolar e o papel da escola na sociedade.                                                                                    CURSO: Pedagogia.                                          PROFESSOR: Fabio de Souza

                                                    OSASCO

2015

Introdução

     Neste trabalho mostraremos um pouco das mudanças que certos pontos históricos ou locais sofreram no decorrer dos anos, mostrando que muitas coisas apesar de serem “novas” ainda preservam algo que tinha no passado. Para isso utilizamos três exemplos de locais em Osasco, como a Ponte Metálica, o Largo de Osasco e a Estação de Trem de Osasco para a nossa comparação entre o passado e o presente.  Através delas mostraremos o que houve de mudança entre os principais locais da cidade.

OSASCO ANTES E OSASCO HOJE.

      Osasco é uma das cidades que mais desenvolveu no decorrer dos anos, algo que podemos facilmente notar com uma comparação fotográfica entre Osasco de hoje e Osasco de 1956 e 1970. Um dos Exemplos que podemos citar é o Largo de Osasco, um lugar onde nota-se que sempre foi para circulação de ônibus, porém, em meados de 1970 os pontos ficavam em pequenas calçadas sem coberturas, onde as pessoas ficavam expostas ao sol enquanto esperavam pelo seu ônibus, o local onde hoje é uma espécie de jardim antes era uma calçada com arbustos  plantados no meio. Também se é possível observar que alguns pontos com coberturas ficavam encostados aos muros da estação de trem de Osasco, algo que hoje em dia foi extinto junto com a calçada que havia para circulação e o túnel subterrâneo que ficavam localizados do lado do muro da estação de trem.

     Enquanto o Largo de Osasco sofreu alterações bastante significativas, a Estação de Trem de Osasco mesmo que principio pareça ter mudado bastante, se repararmos bem, a mudança dela pode até ser considerada pequena, se comparada o largo de Osasco, provavelmente pelo fato dela ser um patrimônio histórico público.         A mudança mais significativa na estação de Osasco após a sua segunda grande reforma, em 1980 para a versão que temos hoje em 2014 foi basicamente a sua fachada e as calçadas, que hoje se tornaram maiores, abertas e com escadas rolantes enquanto, antes, ela era fechada. A primeira vista a mudança parece ser muito grande, porém, podemos notar que, as maiorias das outras coisas que compõe a estação ainda estão iguais nos dias de hoje, como toda a parte de cima da estação que é feita de tijolos, os muros que foram citados acima onde ficavam os pontos de ônibus, o posicionamento das escadas para descer ou subir para as plataformas, e ao que parece pela foto. Por isso concluímos que de todos os três locais, a estação de Osasco foi a que menos sofreu alterações com o passar dos anos.

     Por fim temos a tão famosa Ponte Metálica da cidade de Osasco, um local que pode ser considerado quase que um cartão postal da cidade em 1964 ainda estava em construção.

    O mais interessante dela são os arredores, pois, naquela época o Wal Mart e o Carrefour ainda não haviam instalado suas lojas, então, no local temos o que parece ser um grande depósito para alguma indústria. Também não temos o Super Shopping e nem os restaurantes e a academia de Artes Marciais do lado.

   Outra coisa que notamos no antes e depois da Ponte Metálica é que quando ela foi construída sua estrutura era reta e não curvada como é hoje, dando a impressão de que ela ficava muito menor que a Ponte Metálica atual, sem contar que a ponte de hoje possuí uma parede com imagens artísticas nela, que, mesmo depredados, ainda deixam um visual mais artístico e profundo na Ponte Metálica atual.

 Após essa comparação entre alguns pontos importantes da cidade de Osasco, podemos concluir que a mudança significativa em alguns pontos como o Largo de Osasco ou a frente da estação ajudaram bastante no desenvolvimento da cidade, tanto na sua parte estética quanto na sua parte comercial, como por exemplo a frente da estação de trem, Hoje temos mais fácil acesso ao calçadão de Osasco quando saímos da estação devido ao fato de sua calçada ter sido ampliada ao ponto de não ter mais rua para atravessar, esse espaço criado também ajudou na construção de mais comércios como bancas de jornais, lojas de bijuterias ou barracas de cachorro quente ao redor da estação, fazendo com que o calçadão de Osasco hoje se estenda até a frente da estação de trem. Além disso, ela se tornou de mais fácil acesso tanto para entrada ou saída e se tornou uma espécie de ponte mais segura que liga o centro de Osasco ao Rochdale, para pessoas que seguem para o centro de Osasco andando, fazendo com que a pessoa tenha que passar por um local acesso e sempre movimentado, ao invés de uma passagem subterrânea escura onde ela corria maior risco de ser assaltada por ladrões, principalmente a noite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (151.3 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com