TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia

Por:   •  17/9/2015  •  Tese  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Tayná Almeida     Nº: 32        2ºEMC

Síntese Sudeste

Objetivo: O objetivo do nosso trabalho é conhecer a Região Sudeste profundamente, nos seus aspectos naturais, econômicos e culturais.

Ocupação: A ocupação teve início no período das Grandes Navegações, em meados do século XVI, mas a região teve maior importância quando  o bandeirantismo (busca de riquezas e escravos, na época do Brasil colônia) nasceu na cidade de São Paulo.

  • O  Sudeste é composto por quatro estados: Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
  • É a Região mais populosa do Brasil com aproximadamente 80 milhões de habitantes e nesta região estão as duas maiores metrópoles RJ e SP.

Clima:  O Clima tropical abrange a maior parte da região Sudeste. Caracterizase por apresentar duas estações bem marcadas, com um verão muito chuvoso e um inverno com estiagem, às vezes muito seco. Porém as temperaturas são sempre elevadas.

Relevo:  É composto por planaltos, planícies e depressões. Devido à suas características de relevo, predominam na região os rios de planalto, naturalmente encachoeirados. Entre as várias bacias hidrográficas, as que mais se destacam são Bacia do Paraná, Bacia do São Francisco e Bacias do Leste.

Hidrografia:  Rios de Planaltos naturalmente encachoeirados, entre várias outras bacias hidrográficas.

Vegetação: A vegetação dessa região mudou muito desde a chegada dos portugueses, ainda assim há uma grande diversidade.

Hidrelétricas:  Os rios dessas regiões são aproveitados para produção de energia elétrica e a principal usina hidrelétrica da região é a  Usina hidrelétrica de Três Marias,no Rio São Francisco.

Pontal do Paranapanema: É uma região com 18844,60 km², que compreende 32 municípios do estado de São Paulo. É localizada no extremo oeste do estado de São Paulo, na região sudeste do Brasil.Sua população total é de 583.703 habitantes, sendo 89,74% desse total concentrada em áreas urbanas, segundo o Censo do ano de 2010 do IBGE.

Economia: A região Sudeste também concentra a maior parte da renda média da população, sendo a região que mais contribui com o Produto Interno Bruto do Brasil. Apresenta forte desenvolvimento industrial, destacando-se nas seguintes áreas: produção de automóveis, produtos eletro-eletrônicos, máquinas, metalurgia e tecnologia.  É a região mais rica, pois trata-se de um reflexo histórico, pois essa região carregou  a maior parte dos investimentos e produções agrícolas  na era da economia cafeeira.

Ciclo do Café: Baseado na monocultura do café, no latifúndio e no trabalho escravo, a colonização do estado de São Paulo ganhou novas características inicialmente no vale do Paraíba e posteriormente no interior do estado, denominado Sertão Paulista.  Localizado na região Sudeste, Minas Gerais é o maior estado produtor de café do Brasil, responde por cerca de 50% da produção nacional. o Espírito Santo é o segundo maior estado produtor de café do país e o estado de São Paulo é um dos mais tradicionais no cultivo de café.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (173.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com