TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia do Lugar

Por:   •  13/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 5

Estudar o lugar para conquistar o mundo.

Quando se estuda geografia é necessário abordar questões significativas como o estudo do espaço geográfico e suas delimitações.

Essas delimitações são baseadas nos níveis chamados: o local, o regional, o nacional e o global, um interligado ao outro, e relacionados de forma dialética.

A compreensão do lugar diz respeito ao entendimento dos acontecimentos no espaço de vivência além do natural ou humano.

O que acontece em cada lugar permite a construção de um espaço, resultando na historia dos indivíduos de seus grupos, e suas ações cotidianas. Dessa forma é possível criar uma relação de pertencimento e de identidade com o lugar atrelado ao desafio de entendê-lo.

As várias possibilidades de estudar o lugar.

Existe a necessidade de considerar os aspectos relativos e relacionais do lugar, o tratando como categoria de análise no espaço geográfico, na busca de conhecê-lo, saber que existe nele e localiza-lo no conjunto do espaço.

Dessa forma podem-se buscar diversas formas metodológicas para um aprendizado significativo do lugar atrelado ao seu conceito e conteúdo.

O mapa como possibilidade de representar o espaço.

Através do mapa podemos ler o espaço de forma crítica e realista trabalhando na geografia com a síntese de determinados espaços resultante dessa leitura que pode ser gráfica e ampla.

Na leitura de mapas, é considerada a importância de uma alfabetização cartográfica, onde o sujeito construa esquemas de lateralidade, representações, projeções, percursos e etc. de um lugar ou espaço construído.

A criação de um mapa faz possível a o aprendizado significativo de geografia para o sujeito despertando o conhecimento e desenvolvimento da criatividade.

Princípios teóricos – metodológicos de uma aula de geografia.

É fundamental para o ensino e aprendizagem a seleção de conteúdos e a metodologia a ser utilizada, mas a necessidade do aluno construir um conhecimento válido mediante esse ensino.

O educador deve promover condições favoráveis ao aprendizado do aluno, despertando a curiosidade do saber e do aprender.

Uma consciência espacial

A consciência espacial é o conhecimento produzido pelo aluno, significando a construção do conhecimento crítico do sujeito.

Alguns pressupostos são necessários para a construção de uma melhor construção de espaço construído pelos homens que é: o olhar espacial, sendo ele o modo de estudar a realidade social, a escola de análise, estuda os vários níveis da escala social que são “o local”, “o regional”, o “nacional” e o “mundial” e as suas dimensões e a escala da natureza que é a formação e transformação da natureza.

A natureza na análise geográfica

A natureza é tida como recurso utilizado pela sociedade que a subordina as necessidades que o homem tem de altera-la para interesse próprio.

A paisagem

O resultado de uma construção histórica da sociedade em meio as  suas necessidades e a realidade da construção do espaço, define a paisagem, em junção também do de vista singular dos sujeitos.

A paisagem também é associada à heterogeneidade natural e artificial, assim como ao valor estético e identitário de um lugar.

A estrutura e formação do espaço

A análise do espaço advém da construção dele atrelada às relações entre fenômenos que contribuem para a formação espacial, através do que é visível na paisagem.

A dimensão histórica

A dimensão histórica está ligada aos diferentes significados dos lugares além do visual, promovendo o entendimento da realidade espacial e social da humanidade.

Mais algumas palavras

A geografia é uma disciplina que visa à análise do mundo dentro da interpretação geográfica, no intuito de promover a compreensão de valores que formam o sujeito como cidadão em junção do aprendizado reacionado a natureza.

A difícil seleção de conteúdos

A utilização de instrumentos adequados para  o ensinar é muito importante para a educação do sujeito. É necessário que o educando incite o aluno a pensar, criticar, pesquisar entre outras coisas para construção significativa do conhecimento.

É de grande importância que o professor faça o planejamento dessas aulas com os conteúdos relevantes ao ensino, englobando saberes culturais que envolva a socialização como um todo do alunado, em meio o lugar e a sociedade a qual ele esteja inserido ou não.

Dos conceitos do cotidiano aos conceitos científicos.

A escola tem a grande tarefa de explicar a diferença entre conceitos do senso comum e os científicos. Essa tarefa está ligada basicamente a forma de argumentação mediante a origem das informações.

Dessa maneira o conhecimento prévio do aluno não poder ser desconsiderado, mas sem o promovedor de uma relação dialética entre o aluno e o professor, fazendo possível a troca de saberes e  estudos teóricos relacionados aas verdades dos saberes.

As habilidades: mapas e pré-mapas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (99.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com