TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Pedagica

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.918 Palavras (12 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]



SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO............................................................................................4

2. JUSTIFICATIVA..........................................................................................5

3. OBJETIVOS................................................................................................8

4. METODOLOGIA..........................................................................................9

5. AVALIAÇÃO.............................................................................................12

6. REFÊRENCIAS.........................................................................................13

7. ANEXO 1...................................................................................................14


1.    INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se da elaboração de um projeto de Educação Ambiental para ser aplicado com alunos da Educação Infantil. Para a realização do mesmo tivemos inicialmente como base teórica as leituras indicadas nas disciplinas ministradas neste semestre.

Conforme a legislação sabe-se que a Educação Ambiental deve ser tratada em todos os níveis de ensino. Sabemos que na Educação Infantil há um bloco de conteúdo destinado aos trabalhos sobre o referido tema. Por isso, devido a extensão do assunto, tivemos que delimitar um tema ao elaborar o projeto. Dentre os temas indicados – 1. Desperdício; 2 - Resíduos sólidos (lixo), optamos por abordar o tema 2 - Resíduos sólidos (lixo).

A intenção é apresentar as contribuições do projeto para a construção dos conhecimentos das disciplinas, como também, e, principalmente, para a conscientização dos alunos sobre a importância do tema. Pensamos que o tema 2, de uma certa forma, já engloba o tema 1, pois falar de resíduos sólidos, explorar o tema da coleta e da separação correta do lixo é uma maneira também de levar a criança a pensar no desperdício ao ver a quantidade de lixo produzido.

Dessa maneira, a nossa intenção é explorar o tema resíduos sólidos (lixo) e, principalmente alcançar o tema reciclagem. Entendemos que reciclar é um primeiro passo para o equilíbrio do ecossistema e como trata-se de uma educação do cidadão que, se iniciada desde a infância, pode gerar um costumo, uma prática comum. Além disso, trata-se de um tema que pode ser tratado de maneira lúdica, com trabalhos de arte, de música, usando a matemática e até brincadeiras.


2.  JUSTIFICATIVA

Sabe-se que na década de 70, as aulas de ciências naturais aconteciam de forma mais teórica, isto é, o professor falava e após a exposição da matéria os alunos reproduziam o que aprenderam respondendo um questionário para uma avaliação no final do semestre.

Em contrapartida, como reação a essa forma de ensino, alguns projetos norte-americanos exploraram o modelo da redescoberta, o qual visa levar o estudante a vivenciar o método científico e formar, assim, pequenos cientistas, através da metodologia baseada na investigação e experimentação. Como se percebe, esse modelo de ensino, que prevê a participação prática do aluno, está associado aos ideais educacionais da escola nova. Esse modelo incentiva o aluno, leva-o ao experimento, ou seja, o ponto fundamental da aprendizagem. Concordamos, portanto, que o modelo da redescoberta fez da experimentação ponto primordial para a melhoria do ensino de ciências até mesmo porque é possível articular no ensino prático diversas disciplinas. A experimentação parece ser a melhor forma de associar teoria e prática e a interdisciplinaridade. Os alunos comprovam pela experiência a teoria estudada em sala de aula.  

As aulas práticas ajudam no desenvolvimento de conceitos teóricos e científicos, além disso, as aulas práticas servem de estratégia e podem auxiliar o professor a retomar um assunto já abordado, construindo com seus alunos uma nova visão sobre um mesmo tema. O aluno amplia sua reflexão sobre os fenômenos que acontecem a sua volta e isso pode gerar, consequentemente, discussões durante as aulas fazendo com que os alunos, além de exporem suas ideias, aprendam a respeitar as opiniões de seus colegas de sala. O exercício prático proporciona uma interação entre os alunos e o professor, os alunos podem construir suas próprias conclusões, aplicando os conhecimentos.

As aulas práticas, de experimentos e até mesmo as aulas de campo também são muito importantes no estudo da Natureza e Sociedade. O desenvolvimento das aulas em um ambiente natural, em uma situação real, vivida no dia-a-dia, favorece a manifestação de sensações e emoções nos alunos, as quais normalmente não se manifestariam durante as aulas teóricas. Através dessas aulas diferenciadas o aluno se sente mais estimulado a aprender sobre o assunto,  participando e discutindo com prazer, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais rápido e significativo, tanto pata o educador quanto para o educando.

As atividades experimentais devem ser organizadas, levando em consideração o conhecimento prévio dos alunos. Assim, ao adotar a postura construtivista, concordamos que devemos aceitar que nenhum conhecimento é assimilado do nada, mas deve ser construído os conceitos em conjunto. Deste modo, os diálogos e os debates assumem um papel importante e as atividades experimentais combinam, intensamente, ação e reflexão.

        Dentre tantos aspectos relevantes discutidos nas webaulas, a educação no campo das ciências naturais e sociais deve proporcionar aos estudantes a oportunidade de: desenvolver capacidades que neles despertem a inquietação diante do desconhecido; buscar explicações lógicas e razoáveis; desenvolver posturas críticas, realizando julgamentos; tomar decisões fundamentadas em critérios objetivos, baseados em conhecimentos compartilhados por uma comunidade escolarizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (415.5 Kb)   docx (340.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com