TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica

Por:   •  18/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade no Portfólio - Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica

Concepções Práticas na Gestão da Escola de Educação Infantil:

As práticas pedagógicas estabelecidas na Educação Infantil devem ser organizadas para desenvolver nas crianças, percepções referentes à responsabilidade, o poder de autotransformação, ao autoconhecimento, de ser independente, compreensão com a realidade, à diversidade e se identificar como ser social e histórico.

A escola deve intermediar uma relação positiva no ambiente em que as crianças convivem, estabelecendo vínculos afetivos e de troca entre adultos e outras crianças, isto é, fazer parte da construção de sua vida social e coletiva, além de desenvolver um espírito crítico, articulando seus interesses, pontos de vista e a capacidade de resolver problemas. Isso trará ao discente uma compreensão de normas de convívio e sua função social.

A construção do processo pedagógico deve ser um ato democrático, onde os responsáveis – professores, pais, comunidade escolar e gestores – sejam parte atuante num processo coletivo que possam definir as metas de aprendizagem e desenvolvimento a serem alcançados pelas crianças, superando o paradigma assistencialista para se tornar transformadora e de qualidade.

O papel do gestor é proporcionar aos estudantes, situações que por meio de tarefas, desafios e ações diversificadas (esportivas, acadêmicas, culturais, recreativas), ambas relacionadas a práticas e cotidiano do indivíduo, desenvolva sua autonomia e mantenha elevada a sua autoestima, que eles consigam perceber suas capacidades e limitações, conduzindo a sua formação para a busca de sua realização pessoal, trabalhando dentro de um agir ético e moral; e compete ao professor ser o mediador dessas aprendizagens.

A gestão pedagógica proporcionará as crianças um ambiente estimulante e propício para aprendizagem, visando uma educação de qualidade e um comprometimento profissional. O gestor deverá estar disposto a administrar burocraticamente a escola; administrar a gestão e organização da equipe a que se dispõe, unificando e estimulando, funcionários, professores, pais e alunos; ter um olhar atento nas implementações de atividades e conteúdos programáticos, devendo interferir se necessário.

Municípios de Pequeno Porte e o Acesso à Educação Infantil:

Os municípios de pequeno porte têm dificuldade em manter uma educação sólida e abrangente, pois os investimentos são menores do que nas principais metrópoles do país, o que, consequentemente, influencia na qualidade de ensino e no atendimento de todas as crianças.

Essa questão é agravada em locais com baixa movimentação econômica, como pequenas cidades do interior, onde se encontra baixos índices de alfabetização, ocasionado pelo abandono escolar e baixa escolaridade, já que a maior parte de investimentos e capitais se encontra nas grandes cidades.

A lei prevê a obrigatoriedade do ensino pelo Munícipio em oferecer vagas, mas ainda falta muito para que a universalização da educação infantil seja uma realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com