TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão escolar e administração empresarial: Semelhanças e diferenças

Por:   •  15/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  769 Visualizações

Página 1 de 2

A administração empresarial baseia-se na existência de uma técnica universal, onde acredita-se que se ela for aplicada de maneira correta, dará certo em todo lugar e sabemos que essa técnica não existe e é preciso se adequar ao ambiente. Também existe a visão positivista e o trabalho é cobrado sempre em forma de resultados cada vez melhores.

A administração gestonária nos permite concluir que é aquela que dá certo, pois existe um foco no processo pedagógico, sabemos que sem ele não é possível haver resultados em educação, os professores não são apenas cobrados nesse modelo e sim ajudados através da formação continuada que é capaz de reunir a teoria e a prática de forma reflexiva.

Outro ponto que não podemos deixar de lado na visão gestonária da educação é que não se existe um modelo pronto, ou seja, cada caso é um caso que deve ser ajustado de acordo com a escola. As decisões são tomadas em grupo, grupo este que é orientado pelo PPP (Projeto Político Pedagogico) um documento em que todos participam na elaboração, inclusive a clientela da escola.

Ao prestarmos atenção ao quadro de Eloisa Luck é possível perceber os paradigmas de educação antes e de hoje. No quadro vemos claramente essa comparação.

Antigamente tínhamos uma visão mecanicista, onde as pessoas precisavam se esgotar de trabalhar para termos cada vez mais resultados, e o chefe não ouvia os funcionários e tomavam as decisões sozinhos.

Hoje porém, sabe-se que os funcionários precisam estar bem para produzir, Luck inclusive aponta que todos tem cabeça e corpo que devem ser interligados, ou seja, as decisões podem ser tomadas em conjunto para melhorar os resultados da empresa/escola.

Portanto, é preciso que olhemos com mais atenção a gestão escolar para que não caíamos nos paradigmas antigos, onde a comunicação se dá apenas de cima para baixo e apenas o diretor da instituição tinha voz. É necessário que a comunica se dê em todos os sentidos.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com